SóProvas


ID
1749613
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O vento é o movimento do ar em relação à superfície terrestre. Ele se deve à existência de gradientes de pressão atmosférica, e sua distribuição é representada pelas isóbaras (linhas com o mesmo valor de pressão atmosférica). O vento também sofre influências do movimento de rotação da Terra, podendo se destacar, entre outras, a força de desvio conhecida por efeito Coriolis. Esse efeito atua sobre os ventos deslocando sua trajetória ao longo das isóbaras, conforme os hemisférios do planeta.

A. Tubelis & F. J. L. Nascimento, Meteorologia Descritiva:
Fundamentos e Aplicações Brasileiras.
São Paulo: Nobel, 1983. Adaptado.

Com base no texto e em seus conhecimentos, em relação aos centros de alta pressão (A), pode se representar corretamente a circulação dos ventos nos Hemisférios Sul (HS) e Norte (HN), conforme o esquema indicado em:

Alternativas
Comentários
  •  Um centro de alta pressão, também chamado de anticiclone, é uma região onde o ar que está nos níveis mais elevados da atmosfera se encontra e desce para a superfície. Com este movimento descendente, o ar vai aquecendo à medida que se aproxima da superfície. No Hemisfério Sul, os ventos que circulam em torno deste centro, o fazem no sentido anti horário, enquanto no Hemisfério Norte, os ventos circulam no sentido horário.

     Diante do exposto, a resposta correta é a letra B.

  • Ventos --> leste para oeste; alta pressão (alta latitude) para baixa pressão (baixa latitude); Letra B.