SóProvas


ID
1752187
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

O termo serenidade costuma estar associado a mais de um significado, sendo que o primeiro deles tem a ver com a capacidade de lidar com docilidade e tolerância com as situações mais adversas. Muitas vezes perdemos a serenidade quando nos sentimos pressionados por expectativas que nós mesmos produzimos em relação aos nossos projetos; é preciso cautela para que nossos planos não se transformem em fontes de tensão. Os que fazem planos mais realistas sofrem menos e se aproximam mais da serenidade.
A serenidade corresponde a um estado de espírito no qual nos encontramos razoavelmente em paz, conciliados com o que somos e temos, com nossa condição de humanos falíveis e mortais. É claro que isso depende de termos atingido uma razoável evolução emocional e mesmo moral: não convém nos compararmos com as outras pessoas, não é bom nos revoltarmos com o fato de não sermos exatamente como gostaríamos; conformados com nossas limitações, podemos usufruir das potencialidades que temos.
O momento presente é sempre uma ficção: vivemos entre as lembranças do passado e a esperança de acontecimentos futuros que buscamos alcançar. A regra é que estejamos indo atrás de objetivos, perseguindo-os com mais ou menos determinação. A maior parte das pessoas sente-se mal quando está sem projetos, apenas usufruindo dos prazeres momentâneos que suas vidas oferecem. Somos pouco competentes para vivenciar o ócio. Essa condição emocional que os filósofos antigos consideravam como muito criativa é algo gerador de um estado de alma que chamamos de tédio.
De certa forma, fazemos tudo o que fazemos a fim de fugir do ócio e do tédio que o acompanha. Mesmo nos períodos de férias temos que nos ocupar. Por outro lado, perseguir objetivos com obstinação e aflição de alcançá-los o quanto antes também subtrai a serenidade. Assim, perdemos a serenidade quando andamos muito devagar, perto da condição do ócio − que traz o tédio e a depressão −, e também quando nos tornamos angustiados pela pressa de atingirmos nossas metas. Mais uma vez, a sabedoria, a virtude, está no meio, naquilo que Aristóteles chamava de temperança: cada um de nós parece ter uma velocidade ideal, de modo que, se andar abaixo dela, tenderá a se deprimir, ao passo que, se andar acima dela, tenderá a ficar ansioso. Interessa pouco comparar nossa velocidade com a dos outros, visto que só estaremos bem quando estivermos em nosso ritmo, qualquer que seja ele.

(Adaptado de Flávio Gikovate. Disponível em: flaviogikovate.com.br. Acesso em: 23/10/15)

Expressa noção de finalidade o segmento que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 



    (a) Proporcional 
    (b) Temporal 
    (c) Condicional 
    (d) Causal 
    (e) Final 
  • Letra (e)


    Finais: indicam finalidade, objetivo, com as locuções conjuntivas: para que, a fim de que, que (= para que), porque (= para que)
  • EU ESTUDO PARA, A FIM DE, COM A INTENCAO DE PASSAR --< FINALIDADE


    NAO DESISTAM

  •  Às vezes as bancas colocam  AFIM DE ,  cuidado.

  • Muito interessante esse texto do grande Flávio Gikovate. Poucos devem ter parado para ler. Vale a pena! Fica a dica.

  • Questão simples. Texto bonito!

  • 4°§ - De certa forma, fazemos tudo o que fazemos a fim de fugir do ócio e do tédio que...

              De certa forma, fazemos tudo o que fazemos ( qual a finalidade de fazermos o que fazemos?) - Para ( a fim de) fugirmos do ócio e do tédio.
    Gabarito letra E.



  • O colega informou que a letra D é causal, será que alguém faria a gentileza de explicar?.........==>  "isso depende de termos atingido uma razoável evolução..." .  ...Eu pensei que, no caso, expressasse uma condição...no seguinte sentido: teremos serenidade se atingirmos uma razoável evolução...

    Agradeço! Se possível me avisem por mensagem...

  • Oração Subordinada Adverbial Final: possui (até onde sei) 2 conectores - PARA (que)  e/ou  A FIM DE (que).

  • Tava tão na cara que era a e) (com o ... a fim de) que deu até medo de marcar!

  • Isaac, não lemos para a questões de gramática, mas é quase impossível não lermos para a de interpretação !! 

  • 02/03/19 certo.

  • gab. E

  • GABARITO: LETRA E

    Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc. Por exemplo:Toque o sinal para que todos entrem no salão.

    Aproxime-se a fim de que possamos vê-lo melhor.

    FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • Conjunção subordinada adverbial final 

    >>> para que

    >>> a fim de

    ----------------------------------------------------------------------------------

    A FIM DE ---> expressa finalidade

    AFIM ---> expressa afinidade

    [Português e espanhol são línguas afins]

  • De certa forma, fazemos tudo o que fazemos a fim (= COM A FINALIDADE) de fugir do ócio e do tédio que o acompanha. 

    Gabarito: letra E.