SóProvas


ID
1752193
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

O termo serenidade costuma estar associado a mais de um significado, sendo que o primeiro deles tem a ver com a capacidade de lidar com docilidade e tolerância com as situações mais adversas. Muitas vezes perdemos a serenidade quando nos sentimos pressionados por expectativas que nós mesmos produzimos em relação aos nossos projetos; é preciso cautela para que nossos planos não se transformem em fontes de tensão. Os que fazem planos mais realistas sofrem menos e se aproximam mais da serenidade.
A serenidade corresponde a um estado de espírito no qual nos encontramos razoavelmente em paz, conciliados com o que somos e temos, com nossa condição de humanos falíveis e mortais. É claro que isso depende de termos atingido uma razoável evolução emocional e mesmo moral: não convém nos compararmos com as outras pessoas, não é bom nos revoltarmos com o fato de não sermos exatamente como gostaríamos; conformados com nossas limitações, podemos usufruir das potencialidades que temos.
O momento presente é sempre uma ficção: vivemos entre as lembranças do passado e a esperança de acontecimentos futuros que buscamos alcançar. A regra é que estejamos indo atrás de objetivos, perseguindo-os com mais ou menos determinação. A maior parte das pessoas sente-se mal quando está sem projetos, apenas usufruindo dos prazeres momentâneos que suas vidas oferecem. Somos pouco competentes para vivenciar o ócio. Essa condição emocional que os filósofos antigos consideravam como muito criativa é algo gerador de um estado de alma que chamamos de tédio.
De certa forma, fazemos tudo o que fazemos a fim de fugir do ócio e do tédio que o acompanha. Mesmo nos períodos de férias temos que nos ocupar. Por outro lado, perseguir objetivos com obstinação e aflição de alcançá-los o quanto antes também subtrai a serenidade. Assim, perdemos a serenidade quando andamos muito devagar, perto da condição do ócio − que traz o tédio e a depressão −, e também quando nos tornamos angustiados pela pressa de atingirmos nossas metas. Mais uma vez, a sabedoria, a virtude, está no meio, naquilo que Aristóteles chamava de temperança: cada um de nós parece ter uma velocidade ideal, de modo que, se andar abaixo dela, tenderá a se deprimir, ao passo que, se andar acima dela, tenderá a ficar ansioso. Interessa pouco comparar nossa velocidade com a dos outros, visto que só estaremos bem quando estivermos em nosso ritmo, qualquer que seja ele.

(Adaptado de Flávio Gikovate. Disponível em: flaviogikovate.com.br. Acesso em: 23/10/15)

... é preciso cautela para que nossos planos não se transformem em fontes de tensão.

Alterando-se as formas verbais da frase acima, a correlação entre as novas formas, considerando a norma culta, está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes -  gabarito letra B.

  • Gab B
    Trata-se das correlações verbais:Futuro do Pretérito (seria) +Pret. Imp. Subjuntivo (transformassem)

    Na frase, o verbo ser é usado no futuro do pretérito (aprenderia), um tempo que expressa, dentre outras ideias, uma afirmação condicionada (que depende de algo), quando esta se refere a fatos que não se realizaram e que, provavelmente, não se realizarão. O período, portanto, está correto, já que a ideia transmitida por transformassem é exatamente a de uma dúvida, a de uma possibilidade que não temos certeza se ocorrerá.

    Deus é contigo!

  • Letra (b)



    Excelente explicação Kellyn Nascimento.. Parabéns!


  • #DICA:


    Frases com verbos no futuro do pretérito do indicativo + pretérito imperfeito do subjuntivo, sempre vai aparecer a conjunção "SE" e verbos terminados em -RIA (futuro do pretérito do indicativo) e -SSE (pretérito imperfeito do subjuntivo)

  • Respeitando o tempo verbal...

  • Complementando a ideia de Kellyn,  as correlações verbais mais pedidas pela FCC são:

    1. Presente do indicativo+ presente do subjuntivo: "QUERO que você GABARITE a prova"

    2. Pretérito perfeito do indicativo+ Pretérito imperfeito do subjuntivo: "DESEJEI que você GABARITASSE a prova"

    3.Futuro do pretérito do indicativo+ Pretérito imperfeito do subjuntivo: letra B

    4.Futuro do subjuntivo+ futuro do presente do indicativo: "Se vocês REALIZAREM os exercícios, ACERTARÃO as questões da prova."

  • Não digo que não seja útil saber das regras gramaticais. Elas servem, por exemplo, como ferramenta para identificar textos de boa qualidade, conquanto haja escritores excelentes que desconhecem uma boa parte delas. Minhas aulas de Português do antigo ginásio foram baseadas todas na gramática tradicional: conjugação de verbos -  pretérito-mais-que-perfeito, futuro do presente (no mínimo óbvio), futuro do pretérito (que loucura)...modo subjuntivo: até hoje não conheço o significado real destas expressões (se é que existe)...Não, não vou procurar. Por dois motivos: uma que é perda (ou será perca?) de tempo, considerando que seja uma informação prescindível para provas de concurso - é bem provável que os próprios examinadores não foram ensinados pelo método ortodoxo. E duas - não quero quebrar o efeito de mistério invocado por estas expressões. Pensando bem, até que eu me divertia nas aulas de Português  - que, pra falar a verdade, deveriam se chamar aulas de gramática. Enfim, fico pensando se aquela decoreba toda realmente me ajudou. Cada vez mais, me convenço a acreditar em que a gramática está para as escolinhas de futebol, assim como a leitura alheia à análise sintática e fugitiva do cativeiro das regras gramaticais está para o futebol de rua e dos campos de várzea, cujas regras, quando haviam regras, eram inventadas no ventre do imponderável. 


  • Uau.... Concurseira motivacional  eihn dona posse.

  • Para RIA temos o SSE!!!!!! A FCC ama a correlação entre o imperfeito do subjuntivo( sse) com o futuro do preterito do indicativo!!!

  • Gabarito: B

     

    Trata-se das correlações verbais:Futuro do Pretérito (seria) +Pret. Imp. Subjuntivo (transformassem)

    Na frase, o verbo ser é usado no futuro do pretérito (aprenderia), um tempo que expressadentre outras ideias, uma afirmação condicionada (que depende de algo), quando esta se refere a fatos que não se realizaram e que, provavelmente, não se realizarão. O período, portanto, está corretojá que a ideia transmitida por transformassem é exatamente a de uma dúvida, a de uma possibilidade que não temos certeza se ocorrerá.

  • Gente, faço esse tipo de questão por "ouvido"

  • Faço com o olho e a mão 

  • We are the champion my frieeeeend! #nóisépobremastamolutando

  • GABARITO ITEM B

     

     

    A CASADINHA PREFERIDA DA FCC EM TRT:

     

    FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO   +  PRESENTE DO SUBJUNTIVO.

  • SE ESSA RUA,SE ESSA RUA FOSSE MINHAEU MANDARIA LADRILHAR..

  • Só complementando:

    O verbo ser no preterito de do indicativo -> ERA

  • mas por que não é a letra C?

  • FCC gosta muito de cobrar a relação do futuro do pretérito do indicativo + pretérito do subjuntivo.

     

    Ex: Cenas do filme não haveriam de ser tão marcantes caso não se contrapusessem nelas a sondagem do solo e da alma dos personagens. 

  • Substituindo as palavras na frase também dá pra saber qual é a correta. A alternativa B é a única que se encaixa e fica agradável aos ouvidos.

  • PROCURE O '' SSE + RIA '' E SEJA FELIZ!