SóProvas


ID
1752568
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao texto que segue.

                                                     Questão de ênfase

A ênfase é um modo suspeito de expressão. Se há casos em que ela se torna indispensável, como nas tragédias ou na comicidade extrema, na maioria das vezes é um artifício do superficial que se deseja profundo, do lateral que aspira ao centro, do insignificante que se pretende substancial. É a fala em voz gritada, o gargalhar sistemático, a cadeia de interjeições, a produção de caretas, o insistente franzir do cenho, o repetitivo arquear de sobrancelhas, a pronúncia caprichosa de palavras e frases que se querem sentenciosas e inesquecíveis.
Na escrita, a ênfase acusa-se na profusão de exclamações, na sistemática caixa alta, nos grafismos espaçosos. Na expressão oral, a ênfase compromete a verdade de um sentimento já de si enfático: despeja risadas antecipando o final da própria piada, força o tom compungido antes de dar a má notícia e se marca no uso indiscriminado de termos como “com certeza" e “literalmente", por exemplo: “Esse aluno está literalmente dando o sangue na prova de Física." Com a ênfase, todos os gestos compõem uma dramaturgia descontrolada.
A ênfase também parece desconfiar do alcance de nossa percepção usual, e nos acusa, se reclamamos do enfático. Este sempre acha que ficaremos encantados com a medida do seu exagero, e nos atribui insensibilidade se não o admiramos. Em suma: o enfático é um chato que se vê a si mesmo como um superlativo. Machado de Assis, por exemplo, não suportava gente que dissesse “Morro por doce de abóbora!". Por sua vez, o poeta Manuel Bandeira enaltecia a “paixão dos suicidas que se matam sem explicação". Já o enfático vive exclamando o quão decisivo é ele ser muito mais vital do que todos os outros seres humanos.

(Augusto Tolentino, inédito)

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

Alternativas
Comentários
  • Pra se responder questoes como essa, obrigatório se faz uma PERGUNTA simples ao verbo:


    a)

    Suspeita-se de que (correto) o emprego da ênfase implique quase sempre à exageros (nao se admite crase no singular- À- quando a palavra sucessoria for no plural. HÁ DE SE CONCORDAR... ÀS EXAGEROS.. )inconvenientes. 

     b)

    A ênfase é um recurso do qual, sempre que possível, devemos abrir mão, para não incorrermos em excessos imprudentes. --> CORRETO

     c)

    Um sentimento de cuja expressão queremos verdadeira não deve submeter-sà formas descontroladas de teatralização. --> EXplicação análoga à b.

     d)

    O efeito da ênfase em que costumamos nos orgulhar ( DE QUE) costuma ser o contrário daquilo pelo que aspirava a nossa intenção.

     e)

    Os excessos de linguagem, de cujos tanta gente faz uso, constituem um defeito em que nem todos se dão conta _DEque_.


    nao desistam

  • Nível Hard !!

  • A alternativa A não possui dois termos sublinhados... Será passível de anulação, só por esse motivo?

  • a alternativa A só estava grifada em uma palavra (de que),caberia anulação.

  • seria anulada caso não estivesse sublinhado, entretanto não está sublinhado aqui no site, se baixarem a prova irão verificar que estava bem sublinhadinho.


  • No caderno de prova, a alternativa A também não está sublinhada! Deve ter sido anulada por este motivo.

     

    Porém, caso o segundo termo sublinhado fosse "à exageros inconvenientes.", seria evidente a proibição do acento grave.

     

    Gabarito seria B.

  • b)

    A ênfase é um recurso do qual, sempre que possível, devemos abrir mão, para não incorrermos em excessos imprudentes

  • c)

    Um sentimento de cuja expressão queremos verdadeira não deve submeter-se à formas descontroladas de teatralização.

  • Os seis mandamentos do bom cujo: https://www.youtube.com/watch?v=TLYvzh79ceI

  • porra.. tomei   posse no trt kkkk depois de tanto refazer essas questoes, venho novamente e as refaço de novo hueheuhe