SóProvas


ID
1752949
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

#PARTIU VIVER?

     Sabe o que eu mais acho incrível nas redes sociais? Como as pessoas acabam se tornando diferentes do que são. Diferentes mesmo. Todo mundo é bonito, sai de casa maquiado, com o cabelo certinho, come um prato digno de chef e leva essa vida de comercial de margarina. Eu tenho perfil em quase tudo o que é rede, mas também tenho uma teoria que funciona, pra mim pelo menos: quanto mais ativo você está na internet, mais chato está seu dia a dia. Sério, eu acredito nisso.
    Boa parte das pessoas, nas redes sociais, vive a vida que queria viver. Dá a impressão de que a internet se transformou em um trailer do seu dia a dia. Mas qualquer trailer no cinema parece interessante. Mais do que o filme em si. É só editar e apagar os defeitinhos com um filtro poderoso.
       Eu mesma não vou curtir sair com o cabelo arrepiado em foto, o problema é acreditar que a vida alheia é assim, 100% irretocável e divertida. Qualquer pessoa viva experimenta momentos de tristeza, tédio, preguiça, falta de inspiração, comida feia no prato, cabelo rebelde, olheira, dúvida sobre um tema... Supernormal não ser perfeito, não ter uma opinião formada sobre algo. Anormal mesmo é essa vida plástica que a gente nota pelo Snapchat, Facebook e Instagram.

(Adaptado de Scherma, Mariana, 01/10/2015. Disponível em: <www.cronicadodia.com.br/2015/10/partiu-viver-mariana-scherma.html>. Acessado em: 01/10/2015) 

A frase redigida a partir do texto com clareza e correção é: 

Alternativas
Comentários
  • a)

    De fato, a relação entre vida pública e vida privada se alteraram com o advento recente, diga-se de passagem,,,,,,,,,,,,,,, das redes sociais. 

     b)

    Não há quem com um pouco de vaidade que, ao ver sua imagem mau capturada pela câmera fotográfica, fique indiferente à ela. NAO SE PODE TER CRASE NESSE CASO

     c)

    As pessoas de cujas fotos são compartilhadas nas redes sociais não se encabulam ao terEM sua vida íntima publicamente exposta. 

     d)

    Uma vez que as fotos são compartilhadas no meio virtual, perde-se o controle sobre à - A SEM CRASE AQUI -maneira como elas deverão repercurtir na rede. 

     e)

    Integram a vida de qualquer pessoa momentos de tristeza, tédio, preguiça, ou outros eventos dos quais nem sempre nos orgulhamos.-- CORRETO

  • Por que letra E? parece estar faltando uma vírgula depois de pessoas, tendo em vista a mudança de assunto na frase Helppp
  • o erro da B é a palavra mau..,macete,,,mau   bom,,,,,mal   bem.

  • Mateus, a frase está na ordem inversa. Colocando ela na ordem direta fica assim:

    Momentos de tristeza, tédio, preguiça, ou outros eventos dos quais nem sempre nos orgulhamos integram a vida de qualquer pessoa.

    Bons estudos!

  • Perde-se ALGO SOBRE ALGO, OD, não pensei nisso e vi como palavra acentuada gravemente, crase. Putz..

  • a)De fato, a relação entre vida pública e vida privada se alteraram com o advento recente, diga-se de passagem das redes sociais. 

    SE ALTERA ou SE ALTEROU / DIGA-SE DE PASSAGEM, DAS REDES SOCIAIS

    b)Não há quem com um pouco de vaidade que, ao ver sua imagem mau capturada pela câmera fotográfica, fique indiferente à ela. 

    MAL  / A ELA ( NÃO HAVERÁ CRASE ANTES DE PRONOME PESSOAL)

    c)As pessoas de cujas fotos são compartilhadas nas redes sociais não se encabulam ao ter sua vida íntima publicamente exposta. 
    Me corrijam se eu estiver errada, mas acredito que o correto é AS PESSOAS CUJAS FOTOS SÃO.....
    d) Uma vez que as fotos são compartilhadas no meio virtual, perde-se o controle sobre à maneira como elas deverão repercurtir na rede
    A MANEIRA

    e) Integram a vida de qualquer pessoa momentos de tristeza, tédio, preguiça, ou outros eventos dos quais nem sempre nos orgulhamos.

    CORRETA

  • outro erro da letra D):

    Uma vez que as fotos são compartilhadas no meio virtual, perde-se o controle sobre à maneira como elas deverão repercuRtir na rede.


    o certo é    repercutir

    e não repercuRtir como está na questão

  • É possível que existam outros erros, mas destacarei aqui os primeiros que encontrei em cada alternativa, pois, na prova, assim que encontro um, já passo para a outra alternativa:

     

     

     a) De fato, a relação entre vida pública e vida privada se alteraram com o advento recente, diga-se de passagem das redes sociais. 

     

    Verbo alterar deveria concordcar com o substantivo relação e portanto deveria estar no singular

     

     

     

     b) Não há quem com um pouco de vaidade que, ao ver sua imagem mau capturada pela câmera fotográfica, fique indiferente à ela. 
     

    Aqui vale sempre trocar as palavras mau / mal por seus antônimos e ver qual é a correta: Mau com u se relaciona com bom, ao passo que Mal com l se relaciona com bem. No caso desta alternativa, o emprego correto seria mal.

     

     

     c) As pessoas de cujas fotos são compartilhadas nas redes sociais não se encabulam ao ter sua vida íntima publicamente exposta. 

    Aqui, basta retirarmos a preposição que antecede o termo cujas para que se torne correto

     

     

     d) Uma vez que as fotos são compartilhadas no meio virtual, perde-se o controle sobre à maneira como elas deverão repercurtir na rede. 

    Quando houver o encontro de preposições "nunca" haverá crase, exceto pelo caso do encontro da preposição a com a preposição até, onde o emprego da crase será facultativo

     

     

     

    e) Integram a vida de qualquer pessoa momentos de tristeza, tédio, preguiça, ou outros eventos dos quais nem sempre nos orgulhamos.

    Opção correta

     

  • Na D, O bruno TRT clareou as coisas pra mim... não errei a questão porque a E ta perfeitinha...mas no que tange a D:

    -> JÁ TEM UMA PREPOSIÇÃO (SOBRE), ASSIM NÃO HÁ COMO TER OUTRA JUSTAMENTE O ''A'' DA CRASE ;)

    Uma vez que as fotos são compartilhadas no meio virtual, perde-se o controle sobre à(A artigo) maneira como elas deverão repercurtir na rede. 

     

    ANÁLISE DO GABARITO: 

     

    Integram a vida de qualquer pessoa momentos de tristeza, tédio, preguiça, ou outros eventos dos quais nem sempre nos orgulhamos.

     

    erros, avise-me!

    GABARITO ''E''

  • CORRETO ERRADO CORREÇAO  

     

     

    a)De fato, a relação entre vida pública e vida privada se alteraram com o advento recente, diga-se de passagem das redes sociais. 

     

     

     b)Não há quem com um pouco de vaidade que, ao ver sua imagem mal capturada pela câmera fotográfica, fique indiferente a ela. 

     

     

     

     c)As pessoas, cujas fotos são compartilhadas nas redes sociais, não se encabulam ao ter sua vida íntima publicamente exposta. 

     

     

     

     d)Uma vez que as fotos são compartilhadas no meio virtual, perde-se o controle sobre a maneira como elas deverão repercurtir na rede. 

     

     

     

     e)Integram a vida de qualquer pessoa momentos de tristeza, tédio, preguiça, ou outros eventos dos quais nem sempre nos orgulhamos.

  • Colocando os principais erros, mas tem mais..

     

     

     

    Resumex:

     

     

    a) A relação se ALTERA (SINGULAR)

     

    b) Mal capturada (MAL está pra BEM, assim como MAU está pra BOM)

     

    c) As pessoas cujas fotos ( sem a preposição DE, pq ngm rege tal preposição)

     

    d) Sobre a maneira ( sem crase, sobre já é preposição, então ñ da pra fundir A prep + A artg)

     

    e) GABARITO

     

     

     

    Fonte: Fredie Diddier.

     

     

     

    GABARITO LETRA E