SóProvas


ID
1754689
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           Barbárie e civilização

      Em 1777, o ferino filósofo francês Voltaire escreveu:

     “O mundo começa a civilizar-se um pouco; mas que ferrugem espessa, que noite grosseira, que barbárie dominam ainda certas províncias, sobretudo entre os probos agricultores tão louvados em elegias e éclogas, entre lavradores inocentes e vigários de aldeia, que por um escudo arrastariam os irmãos para a prisão e vos apedrejariam se duas velhas, vendo-vos passar, exclamassem: herege!

      O mundo está melhorando um pouco; sim, o mundo pensante, mas o mundo bruto será ainda por muito tempo um composto de animais, e a canalha será sempre de cem para um. É para ela que tantos homens, mesmo com desdém, mostram compostura e dissimulam; é a ela que todos querem agradar; é dela que todos querem arrancar vivas; é para ela que se realizam cerimônias pomposas; é só para ela, enfim, que se faz do suplício de um infeliz um grande e soberbo espetáculo"

                                                (O preço da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 29-30)

Voltaire não hesita, ao considerar o grau de civilização em que encontra sua época, em

Alternativas
Comentários
  • Para resolver a questão, ajudaria saber o significado de "néscio":


    néscio
    nés.cio
    adj (lat nesciu) 1 Que não sabe; ignaro, ignorante. 2 Desassisado, inepto. 3 Estúpido, irresponsável. Antôn (acepções 1 e 2): inteligente. sm Indivíduo ignorante, inepto, irresponsável.


    Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=n%E9scio

  • Olá Luísa! No meu caso, mesmo eu conhecendo o significado de néscio, tive difuculdade de entender o comando da questão. O que a banca está pedindo....A primeira vez que respondi, errei. Refiz e acertei mas sinceramente não respondi com segurança....Marquei o gabarito por achar a menos "estranha". Mas sinceramente, não entendi o comando da questão.  : (

  • Lá sei que caralho é "néscio"