SóProvas


ID
1754695
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           Barbárie e civilização

      Em 1777, o ferino filósofo francês Voltaire escreveu:

     “O mundo começa a civilizar-se um pouco; mas que ferrugem espessa, que noite grosseira, que barbárie dominam ainda certas províncias, sobretudo entre os probos agricultores tão louvados em elegias e éclogas, entre lavradores inocentes e vigários de aldeia, que por um escudo arrastariam os irmãos para a prisão e vos apedrejariam se duas velhas, vendo-vos passar, exclamassem: herege!

      O mundo está melhorando um pouco; sim, o mundo pensante, mas o mundo bruto será ainda por muito tempo um composto de animais, e a canalha será sempre de cem para um. É para ela que tantos homens, mesmo com desdém, mostram compostura e dissimulam; é a ela que todos querem agradar; é dela que todos querem arrancar vivas; é para ela que se realizam cerimônias pomposas; é só para ela, enfim, que se faz do suplício de um infeliz um grande e soberbo espetáculo"

                                                (O preço da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 29-30)

Considere as afirmações abaixo.

I. Nas expressões probos agricultores e lavradores inocentes, os qualificativos devem ser entendidos, em função do contexto, como manifestações da ironia de Voltaire.

II. Voltaire acusa o idealismo de poetas que louvam em suas éclogas ou elegias criaturas que de fato ele reconhece como bárbaros ou grosseiros.

III. Ao se valer da expressão suplício de um infeliz, Voltaire está se referindo às provações que sofre um homem culto diante das manifestações de barbárie.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Não consigo achar fundamento para considerar a II correta. ALguém se habilita?

    1. Écloga

      Forma do verso poético

      Écloga' é um pequeno poema pastoral que apresenta, na maioria das vezes, a forma de um diálogo entre pastores ou de um solilóquio.

    Guilherme acredito que o fundamento da II seja isso .

  • Juliana Souza

    O problema que vi na assertiva II é que ela fala que "Voltaire acusa o idealismo de poetas que..."

  • Análise da assertiva I:


    Vamos pegar o trecho: "O mundo começa a civilizar-se um pouco; mas que ferrugem espessa, que noite grosseira, que barbárie  dominam ainda certas províncias, sobretudo entre os probos agricultores tão louvados em elegias e éclogas..."


    O que Voltaire diz é que o mundo começa a civilizar-se, porém, alguns lugares ainda são caracterizados pelo "atraso", ainda continuam emergidos em culturas antiquadas, por exemplo, ainda apresentam com certo fanatismo religioso, o que já estaria "superado" nas civilizações mais desenvolvidas: "(...) e vos apedrejariam se duas velhas, vendo-vos passar, exclamassem: herege!". 


    Portanto, quando um poeta exalta esse povo em suas poesias (Elegia e Écloga), ele o faz de forma romantizada, o que não corresponde à realidade - aí se encontra a ironia: probos agricultores tão louvados - probos e louvados pela ideia romantizada mas na realidade são brutos, vivem em aldeias dominadas pela barbárie.


    Pode-se pensar, por exemplo, em José Alencar, que também tinha uma ideia romantizada dos povos indígenas, quando, para os Europeus, na realidade, eles eram vistos como "selvagens", não como príncipes da "sociedade civilizada",


    A assertiva II corrobora essa ideia, ao definir como idealismo a visão dos poetas.


    Portanto, assertivas I e II estão corretas.


    =)

  • Afirmativa I:

    "Nas expressões probos agricultores e lavradores inocentes, os qualificativos devem ser entendidos, em função do contexto, como manifestações da ironia de Voltaire." Com certeza! Se esses agricultores fossem, de fato, tão "probos" (corretos) e "inocentes", não seriam capazes de "arrastar os irmãos para a prisão" por um escudo ( leia-se "por dinheiro", "por uma ninharia"); muito menos de apedrejarem qualquer um pela simples acusação de ser herege.

    Ironia é, por definição, dizer justamente o contrário daquilo que se pensa.

     

    Afirmativa II:

    "Voltaire acusa o idealismo de poetas que louvam em suas éclogas ou elegias criaturas que de fato ele reconhece como bárbaros ou grosseiros." Correto, também. No segmento "probos agricultores tão louvados em éclogas e elegias", Voltaire estende sua ironia não só aos agricultores, mas também aos poetas que os idealizavam, romantizando a vida no campo. Existe uma acusação, nesse sentido, implícita no texto, em relação ao falseamento da realidade exercido pelos romântico, que enalteciam criaturas cujo comportamento era, na realidade, ainda medieval.

     

  • Saber o significado de "elegias e éclogas" ajudaria a respoder a segunda afirmativa, pois se refere a textos que supostamente os "probos agricultores" tem contato e conhecimento, provavelmente influenciando o comportamento bárbaro.

    É claro que eu não sabia do significado destas palavras e errei... rsrs 

  • não reconheci a 1 como ironia, me pareceu mais uma crítica, enfim, vamos ler mais textos de 17xx pra saber oque era considerado ironia naquela época. =P hehe

  • Em nenhum momento ele "Acusa o idealismo de poetas...". Ele, aliás, elogia o mundo pensante por sua evolução em: "O mundo está melhorando um pouco; sim, o mundo pensante, mas o mundo bruto será ainda por muito tempo um composto de animais,". Não consigo encontrar fundamento para a II estar correta...Vou ler pela vigésima quinta vez e comento depois.

  • Não entendi :(

  • II. Voltaire acusa o idealismo de poetas que louvam em suas éclogas ou elegias criaturas que de fato ele reconhece como bárbaros ou grosseiros

    No texto:........probos agricultores tão louvados em elegias e éclogas........

    No texo,o autor fala elegias E éclogas...Já na questão ele usa uma exclsão:éclogas OU elegias...

    Na minha opinião torna o item errado,pois no texto há a utilizção da conjunção aditiva e no item usa conjunção disjuntiva....

    Se não fosse essa pequena diferença,consideraria o item como certo.

     

     

     

  • Letra E: para cada cem pessoas grosseiras uma é mais pensante? Pressupõe-se que esta uma pessoa "mais pensante" é também grosseira, o que se torna uma contradição e atrapalha a clareza. E esse "mais" não está comparando nada. Ademais, não são existe lógica na conclusão da frase. Não se pode atestar que uns poucos "mais pensantes" atuam de forma hegemônica sobre os grosseiros. 

  • Questão linda!

    Não precisa saber o que é écloga, o que é elegias ou probo...basta saber ler um texto respeitando sinais de pontuação e entonação.

    A pessoa que não gosta de ler nada, não lê nenhum livro no ano, não sabe respeitar pontuação e dar a devida entonação aos acentos...não vai entender nada.

    Aprovação em concurso é processo e muita, muita disciplina.

  • Nossa, quanta arrogância hein Edlene... vamos respeitar os coleguinhas pois cada um tem sua dificuldade. Abs.