SóProvas


ID
1756051
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (PNIPPD) compreende o conjunto de orientações normativas que objetivam assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência. Em relação a essa Política, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999

     

    a) ERRADA - Art. 17.  É beneficiária do processo de reabilitação a pessoa que apresenta deficiência, qualquer que seja sua natureza, agente causal ou grau de severidade.

     

    b) CORRETA - Art. 7o  São objetivos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência:

    I - o acesso, o ingresso e a permanência da pessoa portadora de deficiência em todos os serviços oferecidos à comunidade;

     

    c) CORRETA -  Art. 16.  Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta responsáveis pela saúde devem dispensar aos assuntos objeto deste Decreto tratamento prioritário e adequado, viabilizando, sem prejuízo de outras, as seguintes medidas:

    V - a garantia de atendimento domiciliar de saúde ao portador de deficiência grave não internado;

     

    d) CORRETA - Art. 16.  Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta responsáveis pela saúde devem dispensar aos assuntos objeto deste Decreto tratamento prioritário e adequado, viabilizando, sem prejuízo de outras, as seguintes medidas:

    IV - a garantia de acesso da pessoa portadora de deficiência aos estabelecimentos de saúde públicos e privados e de seu adequado tratamento sob normas técnicas e padrões de conduta apropriados;

  • Questão mal feita , pois a pessoa que apresenta deficiência parcial também está sujeita ao processo de reabilitação

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/ .

  • HORRÍVEL

     

  • gab A.Literalmente ele cobrou o texto de lei:

    Decreto 3298.Art. 17.  É beneficiária do processo de reabilitação a pessoa que apresenta deficiência, qualquer que seja sua natureza, agente causal ou grau de severidade.

  • Dos Objetivos  Objetivos = começam com substantivos (Ex: O acesso, Integração , DEsenvolvimento , Formação, GArantia)

    OI DEFOGA

    Art. 17.  É beneficiária do processo de reabilitação a pessoa que apresenta deficiência, qualquer que seja sua natureza, agente causal ou grau de severidade.

    UFLA, deficiência parcial refere-se ao grau de severidade.

     

  • A pessoa que apresenta deficiência, a qual pode ser total ou parcial. Não sei como não foi anulada essa questão. 

  • Questão mal feita , pois a pessoa que apresenta deficiência parcial também está sujeita ao processo de reabilitação ²

    Deficiência para o decreto 3298 -> toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou antômica que gere incapacidade paa o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

    Art. 17. É beneficiária do processo de reabilitação a pessoa que apresenta deficiência, qualquer que seja sua natureza, agente causal ou grau de severidade.

    É isso ou estou ficando louco, ou a própria banca? --'

  • A questão é extremamente mal elaborada, mas a meu ver não enseja anulação pois a alternativa A pode ser interpretada no sentido de estar incompleta, uma vez que não é só a pessoa com deficiência parcial que possui direito à reabilitação, mas a pessoa com deficiência de natureza.

     

    No entanto, ao elaborar a questão dessa forma, a banca permitiu que ocorresse a interpretação no sentido de que a pessoa com deficiência parcial tem direito à reabilitação, o que é verdadeiro.


    Enfim, boa parte da dificuldade de ser concurseiro resume-se a questões como essas em que, estando cansado em razão do transcurso da prova, busca-se interpretar o enunciado da forma mais clara possível e, com isso, acaba-se, por vezes, caindo inúmeras posições em uma classificação em razão de uma má redação da banca que elaborou a prova.