SóProvas


ID
1756549
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em períodos de crise fiscal, torna-se fundamental assegurar a implementação do planejamento e o alcance dos objetivos estabelecidos pela organização, ganhando destaque a função do controle. Sobre os mecanismos de controle administrativo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Em relação a letra A, não posso considerar Balanços contábeis como controle tático? Quais exemplos de  controle tático? 

    Acredito que a letra B está incorreta pois o PDCA é um instrumento/ferramenta que pode ser utilizado no nível estratégico, tático e operacional. é o único argumento que consigo visualizar ( e forçando a barra diga-se de passagem).

     

  • Olá André. Como você, também marquei a A, mas olha o que diz o Chiavenato: O tipo de controle global mais utilizado são os balanços contábeis e relatórios financeiros, Portanto, é controle estratégico.
  • Em relação à alternativa D, alguém saberia dizer o porquê dela estar errada?

  • GABA: C

     

    a) Balanços contábeis são instrumentos de controle estratégico.

     

    b) O ciclo PDCA faz parte dos instrumentos do controle operacional.

     

    c) [CORRETO]

     

    d) A contabilidade de custos é um tipo de controle tático.

     

    e) A programação just-in-time (JIT) é uma ferramenta operacional da organização.

     

    Colega André D., conforme Chiavenato (Administração Geral e Pública para Concursos), os instrumentos relacionados ao controle tático são: Controle orçamentário e Contabilidade de custos.

     

    Quanto à Contabilidade de custos, o referido autor assim menciona:

     

    "A contabilidade de custos é considerada um ramo especializado da contabilidade. Trata de informações sobre distribuição e análise de custos considerando algum tipo de unidade-base, como produtos, serviços, componentes, projetos ou unidades organizacionais. A contabilidade de custos classifica os custos em: custos fixos e custos variáveis. Com base nos custos fixos e variáveis, pode-se calcular o ponto de equilíbrio (break-even point), também chamado ponto de paridade. É possível traçar um gráfico que permite mostrar a relação entre a renda total de vendas e os custos de produção. O ponto de equilíbrio é o ponto de intersecção entre a linha de vendas e a linha de custos totais. É o ponto em que não há lucro nem prejuízo. Ou em outros termos, é o ponto em que o lucro é zero e o prejuízo também. O gráfico do ponto de equilíbrio é uma técnica de planejamento e de controle que procura mostrar como os diferentes níveis de venda ou de receita afetam os lucros da organização. O ponto de equilíbrio é o ponto em que os custos e as vendas se equiparam. No seu lado esquerdo está a área de prejuízo e no seu lado direito a área de lucro."

     

    Referência: Administração Geral e Pública para Concursos - Chiavenato.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

     

  • Nunca vi uma disciplina pra ter tanto engodo.... Os materiais parecem  ter sido escritos pelo Capitão Óbvio manuseando o Gerador de Lero Lero..... Mas.... Estudemos, é o que resta....

  • Daniel discordo de voce nas letras B e E.

    O Ciclo PDCA não é Tático e sim Estratégico. O Errro da B está no objetivo do Ciclo PDCA. A prórpia FCC já colocou isso em suas questões. O objetivo não é maximizar seus resultados.  É controlar e melhorar as atividades de um processo, padronizando informações de controle e reduzindo erros e organizar a análise e a solução de problemas, facilitando a implantação de uma filosofia de aperfeiçoamento contínuo dos processos da organização. E na letra E o Just- in-time. Não é tático. É sim estratégico. É tanto que se tornou uma filosofia implantada de cima para baixo abarcando toda a empresa e sua gestão. Não à toa virou um podo de pensar e atuar de maneira holística( visando toda a empresa).

     

    Q784331(FCC 2017) O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua, é um método utilizado, precipuamente, para 

     c)controlar e melhorar as atividades de um processo, padronizando informações de controle e reduzindo erros. CERTA

    Q556628 ( FCC 2015) 

    Uma das ferramentas utilizadas para análise e melhoria de processos é o ciclo PDCA, cujo objetivo é

     a)organizar a análise e a solução de problemas, facilitando a implantação de uma filosofia de aperfeiçoamento contínuo dos processos da organização CERTA

  • eu quero BIBLIOGRAFIA!! quem disse que PDCA é controle operacional? quem disse que balanço contábil é estratégico?!

     

    até a professora do QC não cita nada...assim é mole, posso dizer que o erro está onde eu quiser, ng nunca vai ter como contestar...

     

    o examinador tem que ter tirado isso de algum livro, teoria... qq justificativa embasada apenas no "bom senso" ou "minha opinião" não serve de nada..

  • Se alguém tiver doutrina/apostila/bibliografia que justifique essa questão, por favor me indique. Grata! 

  • Resp.: C. 

    c) O controle de qualidade, buscando assegurar que materiais, produtos e serviços alcancem padrões elevados, melhora a produtividade da empresa, sendo considerado, portanto, um tipo de controle operacional.

     

    A resposta está relacionada com Gestão de Qualidade e praticamente todos os autores confirmam essa perspectiva de se faz necessário o controle contínuo dos processos para a melhoria de materiais, produtos e serviços. O controle, inclusive operacional permite que haja melhores resultados para a organização.

     

    ISSO É A RAZÃO DE SER DA GESTÃO DE QUALIDADE!

     

    Pra quem estava buscando referências para a resposta:

    Gestão de Qualidade de Willian Deming (melhoria contínua que usou técnicas de Sheward - pai do controle estatístico e da qualidade dos processos, e se iniciou a ideia do ciclo PDCA). Deming se baseia em 14 princípios (cito só os da resposta).

    1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego. ---> Resposta da questão!

    3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio; -- Isso é um tipo de controle!

    5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, e modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;  ---> Resposta da questão!  Etc...

    Fonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.

     

    Gestão de Qualidade de Joseph Juran que possui como fundamento o tripé: planejamento da qualidade, a melhoria de qualidade e o controle da qualidadeResposta da questão! 

     

    Philip Bayard Crosby  Além do programa Zero Defeito, dentre outras propostas havia o ter qualidade conforme as especificações e implantar sistema de ação corretiva  Resposta da questão! 

     

    Karou Ishikawa implantação de círculos de controle de qualidade, diretamente às que relacionam ao aumento de compromisso dos funcionários e da qualidade dos produtos e serviços. Resposta da questão! 

     

    Os modelos de controle de Qualidade sempre buscaram a melhoria contínua nos processos, por meio de controle:

     

    TQC (Controle de qualidade total - Ex.: Feigebaum); CWQC (Controle de qualidade por toda a empresa Ex.: Ishikawa), TQM (Gestão de Qualidade Total Ex. ISOs brasileiras).

  • ERROS:

     

    a) Balanços contábeis são instrumentos de controle tático, que permitem monitorar e controlar as despesas programadas e efetuadas em cada exercício contábil, apontando desvios e a necessidade de medidas corretivas.

     

    Se é a cada exercício (tarefa) o instrumento que se refere deve ser Operacional.

     

     d) A contabilidade de custos é um tipo de controle operacional, que envolve informações sobre a distribuição e análise de curto prazo dos custos de uma unidade organizacional.

     

    Unidade organizacional é nível Tático!

     

    ** Balanços Contábeis e a contabilidade se abordados a nível de departamento, fazem parte do Planejamento Tático. Se voltado para a tarefa em si, nível Operacional. 

    -------

    e) A programação just-in-time (JIT) é uma ferramenta tática da organização, possibilitando reduzir custos e melhorar o fluxo de trabalho por meio do controle de estoque.

     

    O JIT é uma estratégia de serviço nos almoxarifados (da Administração de Recursos Materiais) em que se garante a entrega e pontualidade dos fornecedores. O serviço (tarefa) em si é a nível operacional.

     

    --------------

     

     b) O ciclo PDCA, conhecido como ciclo da melhoria contínua, é um instrumento de planejamento estratégico da organização, que tem como objetivo principal maximizar a eficiência dos resultados, em busca da excelência do negócio.

     

    Vamos por partes:

     

    * O ciclo PDCA, conhecido como ciclo da melhoria contínua: ok (William Edwards Deming).

     

    * é um instrumento de planejamento estratégico da organização, ok (William Edwards Deming).

     

    A aplicação de instrumentos de qualidade (como o de melhoria contínua) é uma ferramenta de planejamento estratégico. Deming baseou-se em 14 pontos, os quais cito apenas os que respondem a assertiva.  1) A alta direção demonstrar o apoio ao programa - criar, publicar para todas as pessoas os objetivos e propósitos de melhoria; 2) A alta administração e todas as pessoas aprenderem e adotarem a filosofia... 

     

    Envolve especialmente a alta cúpula, com pensamento a longo prazo, de forma sistêmica, contínua, com objetivos e visão (Elementos característicos do Planejamento Estratégico).

     

    Não é tático - não especifica à unidade organizacional, à coordenação - Mas, a todos.

    Não é operacional, não é voltado para cada tarefa e cada atividade, ou procedimento.

     

    * que tem como objetivo principal maximizar a eficiência dos resultados, em busca da excelência do negócio.

     

    Os pontos de Deming não citam a excelência no negócio, mas a constante busca de melhoria do produto ou serviço.

     

    É o não conviver com atrasos, erros, defeitos no trabalho (esses são uns dos 14 pontos de Deming). Seu programa de qualidade sempre busca um realinhamento das ações e o incentivo à Participação.

  • my God!!! cada comentário diz uma coisa e a explicação dessa professora ainda não ajuda! tem horas que você mesmo deve ir atrás da resposta! 

  • Eu marquei C depois B, mas não tem a ver com a busca de excelência no negócio, mas sim a minimização do desperdício e do tempo, GENTE, nunca troque a questão que você já marcou.

  • A verdade é que tem horas que ninguém nunca vai saber a resposta. Só a banca mesmo.

  • Já vi em outra questão algumas pessoas dizendo que o PDCA é usado em todos os níveis de planejamento (Estratégico, Tático e Operacional), e aqui tem gente dizendo que é só do Operacional, ou só do Estratégico

     

    Sinceramente, não sei de mais nada!

  • A letra A está INCORRETA, pois balanços contábeis são instrumentos de controle estratégico. O controle do desempenho global da empresa geralmente toma a forma de relatórios contábeis que constituem uma conclusão de todos os principais fatos da empresa, como volume de vendas, volume de produção, volume de despesas em geral, custos, lucros, utilização do capital, retorno sobre o investimento etc., dentro de um inter-relacionamento que varia de empresa para empresa.

     

    A letra B está INCORRETA, pois além de o ciclo PDCA ser instrumento aplicável em qualquer nível organizacional, seu objetivo principal não é o de maximizar a eficiência dos resultados, mas sim de controlar e melhorar as atividades de um processo, padronizando informações de controle e reduzindo erros.

     

    A letra C está CORRETA, pois o controle de qualidade consiste em assegurar que a qualidade do produto ou serviço atenda aos padrões prescritos. Qualidade significa a adequação a padrões previamente definidos. Esses padrões são denominados especificações quando se trata de projetar um produto ou um serviço a ser realizado. Quando essas especificações não são bem definidas, a qualidade torna-se ambígua e a aceitação ou rejeição do produto ou serviço passa a ser discutível. Pelo exposto, fica claro que esse controle é um tipo de controle operacional.

     

    A letra D está INCORRETA, pois a contabilidade de custos é exemplo de controle tático. A contabilidade de custos é considerada um ramo especializado da contabilidade. Trata de informações sobre acumulação e análise de custos, alocando os custos em algum tipo de unidade-base, como produtos, serviços, subconjuntos, componentes, projetos ou departamentos.

     

    A letra E está INCORRETA, pois a programação just-in-time (JIT) é um tipo de controle operacional da organização. JIT é uma filosofia de gestão de estoque que significa, basicamente, obter as coisas certas, para o lugar certo, na hora certa, na quantidade certa, minimizando o estoque.

     

    GABARITO: C.

     

    Comentári Professor Adriel Sá.

  • Em 09/07/2018, às 20:41:23, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 04/07/2018, às 11:04:43, você respondeu a opção B.Errada

     

    PUTZ!

  • Fui olhar o vídeo da Professora do QC sobre a letra B e fiquei bem desapontado. Ela é muito fraca e demonstra pouco domínio na matéria. A verdade, ao que parece, é que ela se apropiou do comentário mais curtido e tomou como se fosse uma explicação correta, sendo esse bem contestável: dizer que o "PDCA se aplica apenas à area operacional."

     

    O que de fato, acho mais correto é o comentário da colega Juliana Alves, retirado do Professor Adriel Sá, de que o ciclo PDCA é aplicado a qualquer nível da organização. Lembrando que processos se aplicam ao Planejamento Estratégico, Tático e Operacional.

     

    Existem páginas na internet que corroboram isso, conforme minha rápida busca:

    https://www.stratec.com.br/pdca

    http://www.redalyc.org/html/3193/319329765006/

     

  • não sei o que é pior: comentário da prof ou comentário do prof do estratégia. Essa aí as pessoas só acertam com gabarito em mãos.

  • Qualidade melhorando a produtividade?? Aré onde eu sei, é justamente o contrário. Eu trabalhei só 45 dias na produção de uma empresa e isso já ficou escancaradamente claro (conflitos qualidade x produção)