-
"Caso uma organização descumpra normas contábeis
internacionais a que estiver sujeita" NÃO NECESSARIAMENTE HAVERÁ "comprometimento do alcance de objetivos". (Este é o erro.)
-
Amigos, atentem-se para o fato de que o comando da questão trata informação ou divulgação como categoria, ao passo que informação ou divulgação/comunicação caracteriza-se como componente de controle interno e não categoria. Além disso, ressalte-se que o descumprimento de legislação e regulamentos aplicáveis estão ligados à categoria de compliance.
Dessa forma, gabarito ERRADO.
-
Errado.
Comentário:
O conhecimento necessário para resolvê-la foi sobre quais as categorias de objetivos constantes da primeira edição do COSO, que, conforme já vimos, são os seguintes:
1 – eficácia e eficiência das operações - operacional;
2 – confiabilidade dos relatórios financeiros – de divulgação; e
3 – conformidade com a legislação e regulamentos aplicáveis – de conformidade.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Outra questão ajuda fixar.
(CESPE/FUB-DF/2013) O descumprimento de leis ou normas que regulamentam o negócio de uma organização
caracteriza situação conflitante com os objetivos de compliance ou conformidade.
Comentários:
Uma das categorias de objetivos do COSO é a conformidade com a legislação e regulamentos aplicáveis. Dessa forma, seu
descumprimento, pela organização, gera uma situação conflitante.
Gabarito: C
Prof. Claudenir Brito
-
A nossa amiga Elaine está equivocada. Não se trata sobre controle externo ou interno, mas, isso sim, de categorias de controle interno, que foram trocados no enunciado. Quando a questão falar de regras e regulamentos, muito provavelmente se trata do componente compilance.
-
Caso uma organização descumpra normas contábeis internacionais a que estiver sujeita, haverá, no tocante ao controle interno, comprometimento do alcance de objetivos da categoria conformidade/compliance.
Fonte: NBC TA 315
"Controle interno é o processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis da governança, administração e outros funcionários para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos de uma entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis."
-
O conhecimento necessário para resolver essa questão foi sobre quais as categorias de objetivos constantes da primeira edição do COSO, que, conforme já vimos, são os seguintes:
Operacional: eficácia e eficiência das operações.
Divulgação: confiabilidade dos relatórios financeiros.
Conformidade: conformidade com a legislação e regulamentos aplicáveis.
Atentem-se para o fato de que o comando da questão trata informação ou divulgação (comunicação) como categoria de objetivo, ao passo que informação ou divulgação (comunicação) caracteriza-se como componente de controle interno e não categoria de objetivo. Além disso, ressalte-se que o descumprimento de legislação e regulamentos aplicáveis estão ligados à categoria de conformidade (compliance).
Gabarito: ERRADO
-
Além dos comentários dos colegas, parece que a questão misturou dois conceitos diferentes. Questão: "Caso uma organização descumpra normas contábeis internacionais a que estiver sujeita, haverá, no tocante ao controle interno, comprometimento do alcance de objetivos da categoria informação ou divulgação". No COSO I temos:
"A Estrutura apresenta três categorias de objetivos, o que permite às organizações se concentrarem em diferentes aspectos do controle interno:
(...)
Divulgação – Esses objetivos relacionam-se a divulgações financeiras e não financeiras, internas e externas, podendo abranger os requisitos de confiabilidade, oportunidade, transparência ou outros termos estabelecidos pelas autoridades normativas, órgãos normatizadores reconhecidos, ou às políticas da entidade".
No COSO II já tem o nome de: "Comunicação – confiabilidade de relatórios".
Continuando, no COSO I:
"O controle interno consiste em cinco componentes integrados.
(...)
Informação e comunicação
A informação é necessária para que a entidade cumpra responsabilidades de controle interno a fim de apoiar a realização de seus objetivos. A administração obtém ou gera e utiliza informações importantes e de qualidade, originadas tanto de fontes internas quanto externas, a fim de apoiar o funcionamento de outros componentes do controle interno. A comunicação é o processo contínuo e iterativo de proporcionar, compartilhar e obter as informações necessárias. A comunicação interna é o meio pelo qual as informações são transmitidas para a organização, fluindo em todas as direções da entidade. Ela permite que os funcionários recebam uma mensagem clara da alta administração de que as responsabilidades pelo controle devem ser levadas a sério. A comunicação externa apresenta duas vertentes: permite o recebimento, pela organização, de informações externas significativas, e proporciona informações a partes externas em resposta a requisitos e expectativas."
Parece que a questão misturou a categoria de objetivo "divulgação" com o componente "informação e comunicação", criando "categoria informação ou divulgação".