SóProvas


ID
1756648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito da atividade de controle interno, julgue o próximo item à luz das disposições do Committee of Sponsoring Organizations of the Tradeway Commission (COSO).

Caso uma organização venha a sofrer fraudes facilitadas pelo uso de relatórios gerenciais elaborados sem a observância de rotinas e padrões estabelecidos pela direção no tocante à confiabilidade dos dados utilizados nos relatórios e das respectivas fontes, então as deficiências dos controles internos comprometerão seus objetivos de compliance.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    O COSO elenca 3 objetivos do controle interno:
    - Operacional: relacionado à eficiência e eficácia
    - Divulgação: confiabilidade dos relatórios financeiros
    - Conformidade / Compliance: com legislação e regulamentos aplicáveis.

    A palavra-chave da assertiva é "Caso uma organização venha a sofrer fraudes facilitadas pelo uso de relatórios gerenciais elaborados sem a observância de rotinas e padrões estabelecidos pela direção no tocante à confiabilidade dos dados utilizados nos relatórios e das respectivas fontes, então as deficiências dos controles internos comprometerão seus objetivos de compliance."
    Em relação à confiabilidade dos dados utilizados nos relatórios, as deficiências dos controles internos comprometerão os objetivos de divulgação e não de compliance.
  • Existe uma diferença tênue entre os objetivos "conformidade" e "confiabilidade". É razoável deduzir que um relatório não confiável possivelmente apresentará inconformidades no "compliance" também. Entretanto o Cespe se apoia mais na literalidade, no caso deste assunto (coso).

  • Errado.

     

    Comentário:

     

    Caso uma organização venha a sofrer fraudes facilitadas pelo uso de relatórios gerenciais elaborados sem a observância de rotinas e padrões estabelecidos pela direção no tocante à confiabilidade dos dados utilizados nos relatórios e das respectivas fontes, então as deficiências dos controles internos comprometerão seus objetivos de divulgação.

     

    categorias:
    1 – eficácia e eficiência das operações;
    2 – confiabilidade dos relatórios financeiros; e
    3 – conformidade com a legislação e regulamentos aplicáveis.”

     

    Prof. Claudenir Brito

  • "compliance é uma função que envolve a conformidade da empresa às leis e normas de órgãos regulamentadores. Um dos seus objetivos é corrigir e prevenir desvios que possam trazer conflitos judiciais para o negócio, sendo comumente atrelado à luta anticorrupção."

  • "Comply, em inglês, significa “agir em sintonia com as regras”, o que já explica um pouquinho do termo. Compliance, em termos didáticos, significa estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio."