SóProvas


ID
1756660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Organização Sigma e Teta (OST) não vem alcançando na sua totalidade os objetivos estabelecidos em seu processo de planejamento estratégico e identificou como principal causa disso a fragilidade de seus controles internos, pois foram registradas diversas situações que, segundo suas análises, apontam para essa fragilidade e para a necessidade de medidas corretivas urgentes.

Com referência a essa situação hipotética e a aspectos correlatos, julgue o item que se segue à luz das disposições do COSO relativas a controle interno.

Se eventuais irregularidades detectadas não forem tempestivamente corrigidas por ausência de linha clara e efetiva de comunicação às unidades responsáveis pelo seu gerenciamento, então será necessário que a OST adote medidas para aprimorar o componente avaliação de riscos e, com isso, evitar a recorrência das referidas irregularidades. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    A empresa deve adotar medidas para aprimorar o componente de ATIVIDADES DE CONTROLE e não AVALIAÇÃO DE RISCOS.
    - Atividades de controle: medidas e ações que podem vir a prevenir ou administrar os riscos, de natureza preventiva ou detectiva.
  • A causa do problema é a "ausência de linha clara e efetiva de comunicação às unidades responsáveis pelo seu gerenciamento", então deve-se aprimorar o componente "Informação e Comunicação".

  • Concordo com o João, nesse caso é "Informação e Comunicação".

  • Informação e Comunicação: as informações relevantes são identificadas, colhidas e comunicadas de forma e no prazo que permitam que cumpram suas responsabilidades. A comunicação eficaz também ocorre em um sentido mais amplo, fluindo em todos níveis da organização. Requisitos: Pontualidade e Profundidade.

  • Assertiva ERRADA. 

     

    A questão deixou claro que a comunicação não fluiu como deveria. Neste caso, é o componente "Informação e Comunicação" o problema. 

     

    Notem que a questão diz "Se eventuais irregularidades detectadas não forem tempestivamente corrigidas...", ou seja, não é questão de detectar os erros ou não.

  • Errado.

     

    Sabemos que a atividade de controle engloba "ontem, hoje e amanhã", o que levaria o termo "tempestivamente" ser classificado como tal componente.

     

    PORÉM, CONTUDO, TODAVIA - a questão diz:"ausência de linha clara e efetiva de comunicação" , o que nos leva a entender que o componente "informação, comunicação" foi o elemento central do enunciado.

     

    Um breve comentário do Prof. Claudenir Brito:

     

    2.4 Informação e Comunicação

     

    Identificar, armazenar e comunicar toda informação relevante, a fim de permitir a realização dos procedimentos estabelecidos.

     

    Para tanto, deverá ser oportuna e adequada, além de abordar aspectos financeiros, econômicos, operacionais e estratégicos.

     

    Deve ser entendida como um canal que movimenta as informações em todas as direções – dos superiores aos subordinados, e vice-versa –
    pois determinados assuntos são mais bem visualizados pelos integrantes dos níveis mais subordinados.

     

    A informação é necessária para que a entidade cumpra responsabilidades de controle interno, a fim de apoiar a realização de
    seus objetivos. A administração obtém ou gera e utiliza informações importantes e de qualidade, originadas tanto de fontes internas quanto
    externas, a fim de apoiar o funcionamento de outros componentes do controle interno.

     

    Deve-se identificar, armazenar e comunicar toda informação relevante, a fim de permitir a realização dos procedimentos estabelecidos. Para tanto, a informação deverá ser oportuna e adequada, além de abordar aspectos financeiros, econômicos, operacionais e estratégicos.

     

    Deve ser entendida como um canal que movimenta as informações em todas as direções – dos superiores aos subordinados, e vice-versa –
    pois determinados assuntos são mais bem visualizados pelos integrantes dos níveis mais subordinados