-
O controle interno deve focar na prevenção de riscos e não na sua remediação. Um CI efetivo é aquele que consegue se antecipar aos problemas, identificando-os e agindo antes que eles se materializem.
-
A questão faz mais sentido assim...
Para que o componente de gerenciamento de riscos seja considerado efetivo, é necessário que a organização implemente avaliação de riscos assim que os riscos sejam identificados.
A ordem correta para haver um correto gerenciamente é primeiro identificar e avaliar em seguida, não o contrário.
-
Primeiro vem a avaliação de riscos; só depois as respostas ao risco e atividades de controle (gerenciamento do risco).
É o cachorro que balança o rabo, e não o contrário.
-
Para que o componente avaliação de riscos seja considerado efetivo, é necessário que a organização implemente ações de gerenciamento de riscos assim que os riscos sejam identificados. Resposta: Errado.
Comentário: a avaliação de riscos identifica as características desse risco no segmento de mercado e não à medida em que eles apareçam.
-
IAR no risco:
-- Identifica
-- Avalia
-- Resposta
-
O certo seria:
"Para que o componente atividades de controle seja considerado efetivo, é necessário que a organização implemente ações de gerenciamento de riscos assim que os riscos sejam identificados."
-
o gerenciamento de risco deve existir antes de ocorrer o risco (cortar o mal pela raiz). Com o tempo esse gerenciamento deve ser atualizado.
-
Errado
Avaliação de riscos - A administração deve avaliar quais riscos podem limitar o alcance dos objetivos. Os riscos possuem várias naturezas, têm origem externa ou interna e não são apenas de natureza contábil, como a necessidade de garantir informações confiáveis, salvaguardar seus ativos, avaliar custos e estoques corretamente.
Atividades de controle - São os procedimentos implementados em toda a organização para reduzir o risco de distorção relevante nas demonstrações contábeis ou no nível das afirmações. São preventivos e detectivos.