SóProvas


ID
1756684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O monitoramento de atividades é um dos cinco componentes de controles internos estabelecidos pelo COSO. Ele tem objetivos bem definidos e procedimentos claros, e sua implementação depende, prioritariamente, de três aspectos básicos: a definição dos riscos relevantes, a seleção dos controles-chave e a identificação das informações necessárias. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.

Os procedimentos de monitoramento podem ser classificados em monitoramento contínuo ou avaliações em separado. O monitoramento contínuo utiliza informações diretas e indiretas e tem como exemplos de aplicação as atividades de conferência, comparação e supervisão direta sobre as operações.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Coso II (2004), o monitoramento pode ser conduzido de duas maneiras, ou pela combinação de ambas, quais sejam:

    a) monitoramento contínuo, ou seja, durante o processo, no curso das operações normais. Consiste na análise de variância, comparações de informações provindas de fontes diversas, correlação de indicadores de desempenho financeiro e operacionais etc.

    b) avaliações separadas ou independentes - estas realizadas mediante avaliações pontuais, tais como auto avaliações e avaliações e/ou revisões independentes realizadas pelas auditorias internas da própria organização. As avaliações realizadas por auditores externos (Tribunal de Contas da União, por exemplo) na organização e por outros órgãos de controles (Controladoria-Geral da União, dentre outros) também contribuem para a aplicação do componente de monitoramento do Coso.

     

    http://www.tce.mt.gov.br/arquivos/downloads/00061177/1.%20Curso%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20de%20Controles%20Internos.pdf