SóProvas


ID
1756714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos componentes do patrimônio e ao conceito de receita, julgue o próximo item, de acordo com os pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

O valor líquido do passivo de planos de benefício definido consiste no déficit ou superávit ajustado para refletir o valor presente de quaisquer sacrifícios econômicos disponíveis na forma de restituições provenientes do plano ou de reduções nas contribuições futuras para o plano.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal não entendo nada desse assunto entretanto, li o CPC 33, e creio que o CESPE somente trocou algumas palavras no enunciado da questão tornando o item errado. Uma questão como essa na minha opinião, não se deve tentar responder no dia da prova.


    Caso meu comentário esteja  errado me avisem no inbox  por favor.



    57 (B) Determinar o valor líquido de passivo (ativo) de benefício definido como o valor do déficit ou superávit determinado em (a), ajustado por qualquer efeito de limitação de ativo líquido de benefício definido ao teto de ativo (assetceiling) (vide item 64)


      64 Quando a entidade obtiver um superávit no plano de benefício definido, ela deve mensurar o valor líquido de ativo de benefício definido como sendo o menor dentre:


    a) o superávit no plano de benefício definido; e


    b) o teto de ativo (assetceiling), determinado pela aplicação da taxa de desconto especificada no item 83.


    Gabarito errado.

  • Saca só o nome do cargo:  Analista Superior - Auditoria

    jesuis ave maria

    da vontade de sair correndo louco no terreiro

  • Li a questão 5 vezes e não fazia a ideia da resposta. ô troço tosco.

     

  • Eu entendi que só tem passivo atuarial se tiver deficit.

  • Os Benefícios a empregados são compensações proporcionadas pela entidade em troca de serviços prestados pelos seus empregados ou pela rescisão do contrato de trabalho.

     

    Esses benefícios podem ser enquanto o empregado estiver ligado à empresa ou ainda no pós-emprego, ou seja, que serão pagos após o período de emprego.

     

    Os planos de benefício pós-emprego são:

    Plano de CONTRIBUIÇÃO definida: a empresa paga contribuições a uma entidade separada (fundo de pensão), não tendo a obrigação legal de pagar contribuições adicionais se o fundo vier a não possuir ativos suficientes para pagar todos os benefícios devidos.

     

    Plano de BENEFÍCIO definido: é obrigação da empresa prover os benefícios acordados com os empregados atuais e antigos; e sobre ela recai o risco atuarial e o risco de investimento (parcialmente ou totalmente).

     

    A questão trata de aspectos do Reconhecimento e mensuração do Plano de BENEFÍCIO definido.

     

    :Segundo o CPC 33:

     

    “Valor líquido de passivo (ativo) de benefício definido é o déficit ou superávit, ajustado para refletir qualquer efeito da limitação de valor líquido de ativo de benefício definido ao teto de ativo* para reconhecimento.”

    +

    " * Teto de ativo = valor presente de quaisquer benefícios econômicos disponíveis na forma de restituições provenientes do plano ou de reduções nas contribuições futuras para o plano".

    *******************************************************************************************************************************************************

    Erro da questão:

    A proposição trocou "benefícios ecônomicos" (correto) por "sacrifícios econômicos" (errado)!!!!!!

     ******************************************************************************************************************************************************

     

    Gabarito: errado. 

    Obs: Comentário síntese da resolução de Priscila Wink.

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito a compreensão.

    https://youtu.be/alKub_0wyM4

  • Acertei a questão, só não entendi uma coisa. O que a questão queria mesmo? kkkk

  • ESSA CONTABILIDADE É INFINITA

  • Errado

    CPC 33

    O assunto está disciplinado pelo CPC 33 - Benefícios a Empregados.

    Definições relativas ao valor líquido de passivo (ativo) de benefício definido líquido

    Valor líquido de passivo (ativo) de benefício definido é o déficit ou superávit, ajustado para refletir qualquer efeito da limitação de valor líquido de ativo de benefício definido ao teto de ativo (asset ceiling) para reconhecimento.

    Déficit ou superávit é:

    (a) o valor presente da obrigação de benefício definido;menos

    (b) o valor justo dos ativos do plano (se houver).

    Teto de ativo (asset ceiling) é o valor presente de quaisquer benefícios econômicos disponíveis na forma de restituições provenientes do plano ou de reduções nas contribuições futuras para o plano.

    Valor presente de obrigação de benefício definido é o valor presente sem a dedução de quaisquer ativos do plano, dos pagamentos futuros esperados necessários para liquidar a obrigação resultante do serviço do empregado nos períodos corrente e passados.

    Ativos do plano compreendem:

    (a) ativos mantidos por fundo de benefícios de longo prazo a empregados; e

    (b) apólices de seguro elegíveis.

  • Valor líquido é o residual entre receitas e despesas. Valor presente é o valor ajustado para data de referências. São duas técnicas de mensuração distintas, que a questão consolida como se fosse apenas uma.

  • dei o piripaque do chaves ao ler por mais de duas vezes, só voltei pq minha mãe me jogou água na cara

  • Ao meu ver está escrito assim: oijxkznvkmnpqmla%nizcxvkwnlknasv$3

  • o enunciado dessa questão esta criptografado?

  • Gabarito Errado.

    O valor líquido do passivo de planos de benefício definido consiste no déficit ou superávit ajustado para refletir o valor presente de quaisquer BENEFÍCIOS econômicos disponíveis na forma de restituições provenientes do plano ou de reduções nas contribuições futuras para o plano.

  • Que dia foi isso?

  • percebo que nem ler eu sei agora...

  • Não entendi, ERREI, continuei sem entender!

  • Conforme o CPC 33, Benefícios a empregados são compensações proporcionadas pela entidade em troca de serviços prestados pelos seus empregados ou pela rescisão do contrato de trabalho, como assistência médica, seguro de vida etc. O erro da questão foi trocar a palavra “benefícios” por “sacrifícios”, visto que, na verdade, planos de benefício definido consiste no deficit ou superavit ajustado para refletir o valor presente de quaisquer benefícios econômicos disponíveis.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Quem fez essa questão tem um problema sério com virgula.