-
Gabarito CERTO
Ativo provável = reconheço no Balanço e informo nas Notas explicativas (Provisão)
Ativo possível = não reconheço no Balanço e informo nas Notas explicativas (Ativo contingente)
Ativo remoto = não reconheço no Balanço e não informo nas Notas explicativas
Nos termos do CPC25 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes
Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade
31. A entidade não deve reconhecer um ativo contingente
bons estudos
-
Só uma retificação Renato, quando o ativo for provável, não se trata de provisão, pois o CPC 25 é claro ao afirmar que provisão é um passivo de prazo e valor incertos.
-
Ué, deixe eu entender: se for um PROVÁVEL possível, reconhece. Se for um provável ATIVO ....NNÃOO reconhece? É isso é?
-
CPC 25 (R2) – PROVISÕES, PASSIVOS CONTINGENTES E ATIVOS CONTINGENTES
Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.
OBS:
Uma provisão deve ser reconhecida quando:
(a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;
(b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação;
(c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.
GABARITO: CORRETO.
-
O ativo contingente apenas é divulgado em nota explicativa, exceto se for remota ou possível a possibilidade de entrada de recurso, pois nesses casos sequer há a sua divulgação em nota explicativa.
Grave-se: ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis até que a realização do ganho seja praticamente certa, hipótese na qual deixaremos de caracterizá-lo como ativo contingente.
Fonte: PDF estratégia
-
Galera, reconhece (contabiliza) o ativo contingente no Balanço Patrimonial somente quando a entrada de benefícios econômicos futuros se tornar praticamente certo, ocasião em que o referido ativo deixa de ser contingente.
-
Ativos contingentes não devem ser reconhecidos. Como os ativos contingentes são aqueles que podem ser eventos futuros certos, então não há a necessidade de reconhecimento, porém o mesmo pode ser divulgado em notas explicativas.
-
CORRETO
Corroborando :
Em divulgar leia " divulgar em notas explicativas " .
Ativos :
praticamente certo = contabiliza e divulga ( já não é mais ativo contingente )
provável = não contabiliza , mas divulga ( ativo contingente )
possível = Não contabiliza nem divulga
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Passivos e provisões :
PROvável = contabiliza e divulga ( não é mais passivo contingente ) é uma PROvisão .
possível = não contabiliza , mas divulga ( passivo contingente )
remoto = não contabiliza nem divulga .
-
Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.
O ativo contingente é divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos.
Se for praticamente certo que ocorrerá uma entrada de benefícios econômicos, o ativo não é mais contingente e deverá ser reconhecido nas demonstrações contábeis do período em que ocorrer a mudança de estimativa.
-
GABARITO CORRETO
Conforme o CPC 25:
Ativo Contingente: ativo possível que resulta de eventos passados e sua existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um evento futuro incerto, não totalmente sob controle da entidade.
Não deve ser reconhecido no BP, mas pode ser divulgado em notas explicativas.
ex: entidade que reclama uma indenização na justiça.
Foco na missão!
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: MCASP / Gilmar Possati - Estratégia
Ativo Contingente
São caracterizados em situações nas quais, como resultado de eventos passados, há um ativo possível cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.
A entrada de benefícios econômicos é praticamente certa.
- O ativo não é contingente.
A entrada de benefícios econômicos é provável, mas não praticamente certa.
- Nenhum ativo é reconhecido.
- Divulgação é exigida.
A entrada não é provável.
- Nenhum ativo é reconhecido.
- Nenhuma divulgação é exigida.
-
Fala concurseiro!
Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
-
Gabarito: certo
1) Ativos Contingentes NÃO são RECONHECIDOS na contabilidade:
(CESPE/TCE-RO/2013) Ativos contingentes devem ser reconhecidos na contabilidade sempre que for possível a entrada de benefícios futuros para a empresa. Desse modo, a contrapartida do reconhecimento desses ativos deve ocorrer em uma conta de receita.(ERRADO)
(CESPE/FUB/2018) Os ativos contingentes não devem ser objeto de reconhecimento pela contabilidade.(CERTO)
(CESPE/Telebrás/2015) O ativo contingente NÃO deve ser RECONHECIDO no balanço patrimonial da entidade, pois, entre outros motivos, não é um evento totalmente sob o controle da empresa.(CERTO)
( CESPE - 2016 - FUNPRESP) Sendo identificada uma contingência ativa na fase final de uma ação impetrada por uma empresa contra outra empresa, os valores a serem convertidos para a impetrante deverão ser reconhecidos.(errado)
2) Surgem normalmente de eventos não planejados ou não esperados que possibilitem a entrada de benefícios econômicos:
(CESPE/SUFRAMA/2014) De acordo com as definições do CPC, um ativo contingente surge de eventos não planejados ou não esperados que possibilitem a entrada de benefícios econômicos para a entidade.(CERTO)
3) Não são reconhecidos nas demonstrações contábeis. Porém, quando a realização do ganho se torna praticamente certa, ele deixa de ser ativo contingente, passa a ser um ativo, e nesse caso o reconhecimento é adequado.
(CESPE/BACEN/2013) Os ativos contingentes devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis quando for possível a realização de uma estimativa confiável do valor.(ERRADO)
(CESPE/PC-PE/2016) Se um ingresso de benefícios econômicos for praticamente certo, um ativo contingente deverá ser reconhecido.(ERRADO)
(CESPE/TJ-PA/2020) De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 25 — Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes —, o procedimento contábil a ser adotado em relação ao reconhecimento contábil de ativos contingentes é: reconhecer o ativo contingente no balanço patrimonial SOMENTE quando a entrada de benefícios econômicos futuros se tornar praticamente certa, ocasião em que o referido ativo deixa de ser considerado contingente.(CERTO)
4) É divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos:
(CESPE/PC-PE/2016) Caso uma entrada de benefício econômico não seja provável, nenhum ativo deverá ser reconhecido ou divulgado.(CERTO)
*(CFC/2013) O ativo contingente é divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos.(CERTO)
Fonte: comentários Mauro Almeida.