SóProvas


ID
1759672
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    A gerontologia, palavra cunhada em 1903, é a ciência que estuda a velhice. Como um campo de saber específico, cria profissionais e instituições encarregados da formação de especialistas no envelhecimento. Assim, uma nova categoria cultural é produzida: os idosos, como um conjunto autônomo e coerente que impõe outro recorte à geografia social. A preocupação da sociedade com o processo de envelhecimento deve-se, sem dúvida, ao fato de os idosos corresponderem a uma parcela da população cada vez maior.
    Terceira idade é uma expressão que surge na década de 1970, quando foi criada na França a primeira universidade voltada para pessoas com setenta anos ou mais. Essa expressão não é apenas uma forma de nomear os mais velhos sem uma conotação pejorativa. Sinaliza, antes, mudanças no significado da velhice. Trata-se de celebrar a velhice como sendo um momento privilegiado para o lazer. A invenção da terceira idade, ou "melhor idade", indicaria assim uma experiência inusitada de envelhecimento, em que o prolongamento da vida nas sociedades contemporâneas ofereceria aos mais velhos a oportunidade de dispor de saúde, independência financeira e outros meios apropriados para tornar reais as expectativas de que essa etapa da vida é propícia à satisfação pessoal.
   A visão da velhice como um processo contínuo de perdas e de dependência, responsável por um conjunto de imagens negativas associadas a ela, tem sido substituída pela consideração de que esse é um momento fecundo para novas conquistas. Proliferaram, na última década, programas voltados para a terceira idade, como as universidades e os grupos de convivência.
  Contudo, o sucesso dessas iniciativas é proporcional à precariedade dos mecanismos de que dispomos para lidar com a velhice avançada. A nova imagem do idoso não oferece instrumentos capazes de enfrentar a decadência de habilidades cognitivas e controles físicos e emocionais que são fundamentais, na nossa sociedade, para que um indivíduo seja reconhecido como capaz do exercício pleno dos direitos de cidadania. A dissolução desses problemas nas representações gratificantes da terceira idade fecha o espaço para outras iniciativas voltadas para o atendimento das situações de abandono e dependência que marcam o avanço da idade. As perdas próprias do envelhecimento passam, então, a ser vistas como consequência da falta de envolvimento dos mais velhos em atividades motivadoras ou da adoção de formas de consumo e estilos de vida inadequados.
    É, portanto, ilusório pensar que essas mudanças são acompanhadas de uma atitude mais tolerante em relação às idades. A característica marcante desse processo é a valorização da juventude, que é associada a valores e a estilos de vida, e não propriamente a um grupo etário específico.
(BOTELHO, S. & SCHWARCZ, L. H. Agenda Brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 544-553) 

No texto, constituem uma causa e sua decorrência, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • Para  encontrar o gabarito pensei da seguinte forma: A questão quer uma causa e posteriormente uma consequência, nessa ordem. A letra B trouxe a ordem inversa a solicitada na questão. 

    A letra C, traz essa ordem, "por causa das mudanças do significado da velhice para a sociedade, foi criado a expressão terceira idade"


    Me corrijam se pensei errado.


    Gabarito C

  • Bom dia, caro Dimas!!

    Pode ser substituído também a expressão: " O fato de......................fez/ faz com que...." Bacana também, ajuda bastante na resolução de questão de causa e consequência. Boa sorte, um abraço.....
  • Olá caros,


    errei a questão por falta de atenção. A letra B de fato está invertida, porém não apenas isto. A "melhor idade" não tem relação com a necessidade de um termo sem conotação pejorativa. É a terceira idade a consequência da necessidade um termo não pejorativo.
  • Dimas, usei o mesmo critério.

  • as mudanças no significado da velhice para a sociedade // a criação da expressão "terceira idade".

    Aqui a semântica sempre dá uma complicada, mas algumas formas de ver são:

    1) PRIMEIRO mudou o significado da palvra velhice -> SEGUNDO criou-se a expressão terceira idade (Logo, a criação da expressão terceira idade DECORRE da CAUSA que foi a mudança da palavra velhice.

    2)A CAUSA da criação da expressão terceira idade foi a mudança no significado da velhice

    3) O fato de......... (ter mudado o significado da palavra velhice).... fez com que...... (tenha sido criada a expressão terceira idade). Esse bizu é show, como algum colega citou

  • Acredito que a resposta esta nessas linhas:

    Terceira idade é uma expressão que surge na década de 1970, quando foi criada na França a primeira universidade voltada para pessoas com setenta anos ou mais. Essa expressão não é apenas uma forma de nomear os mais velhos sem uma conotação pejorativa. Sinaliza, antes, mudanças no significado da velhice.

    A terceira idade surge em 1970... "essa expressão "(= terceira idade) sinaliza ANTES mudanças no significado da velhice. Ou seja, primeiro ocorreu "a mudança no significado da velhice" (causa) e depois o surgimento da expressão "terceira idade" (consequência)

  • O fato de.... fez com que

  • E a preguiça da fcc de marcar a linha ou paragrafo é impressionante.

  • Li assim: X (a segunda frase) é consequência de Y (primeira frase):  "A criação da expressão "terceira idade" é consequência das mudanças no significado da velhice para a sociedade"

  • o fato de ... faz com que

    essa dica vale ouro nas questões de causa x consequência.

  • Alguém tem uma técnica para responder esse tipo de questão da FCC com mais rapidez?

    Eu leio o texto todo para tentar identificar... E já errei duas questões a respeito.

     

     

  • A consequência pergunta: - Por qual motivo?

    A causa sempre responde - Por causa de....

  • Só queria saber pq a FCC não marca as linhas onde se encontram os segmentos. É preguiça, sacanagem ou os dois juntos ?? Um texto desse tamanho na prova, e a gnt tem que gastar muito tempo em uma só questão ! PQP viu....saco.

  • Não gosto de criticar um profissional fazendo seu trabalho, mas o professor Alexandre é muito fraco nessas explicações de causa/consequência. "Porque não né galera, nada a ver" não ajuda nem elucida ninguém.

  • 25 vez que faço essa questão. 25 vez que marco a letra D.

  • Sabe o que me deixa puto? Eu acertei sem ler o texto e sem ler direito as outras alternativas.  

    Se fosse na prova ia pensar...pensar.. refletir.. tirar varias conclusoes e... errar.

  • Jubileu Silva - Exatamente assim.  kkkkk

  • REALMENTE SEM A MARCAÇÃO DE LINHAS EM QUE SE ENCONTRA A FRASE FAZ COM QUE A GENTE TENHA QUE PERDER MUITO TEMPO COM O TEXTO E ISTO TIRA A NOSSA ATENÇÃO AO ENUNCIADO, OU SEJA " CAUSA E CONSEQUENCIA", UM FATO SÓ EXISTE POR CONTA DE QUE OCORREU OUTRO FATO ANTES, E A ALTERNATIVA C TEM ISSO, QUESTÃO CHATA DE FAZER MAS A RESPOSTA INDICATIVA ESTAVA NO ENUNCIADO, OS TEXTOS LONGOS DA FCC É JUSTAMENTE PARA NOS CANSAR.

  • pq a letra A ta errada? para mim parece coerente...como causa e consequencia...

  • Como mudou o significado da "velhice" para a sociedade, veio a necessidade de criar a expressão terceira idade.

    foi assim que entendi :)

  • Em 24/07/2018, às 16:08:37, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 13/07/2018, às 05:29:59, você respondeu a opção B.Errada!

    É NECESSÁRIO COMEMORAR CADA AVANÇO....

  • A Letra A pareceu-me coerente.

  • Esse tipo de questões que usam o texto para causa e consequência, exige antes a interpretação do próprio texto.

  •                                       Somente duas tem relação de causa e efeito

     

    letra B tem relação de causa e efeito, mas o efeito/consequência vem antes da causa.

    Na letra C se faz a pergunta: qual foi o motivo da criação da expressão ''terceira idade''?

    Resp. - as mudanças no significado da velhice.

     

    Gabarito: C

  • Como eu ODEIIIIO essas questões da FCC, que não trazem o numero da linha da qual se retirou o trecho do texto. Banca infeliz. O que custa inserir o numero?

  • Gab C

    Terceira idade . . . Essa expressão não é apenas uma forma de nomear os mais velhos sem uma conotação pejorativa. Sinaliza, antes, mudanças no significado da velhice (causa). . . A invenção da terceira idade, ou "melhor idade"(consequência)

  • concordo plenamente com o Henrique Coelho.

  • Aquele tipo de questão que é feita pra irritar o candidato. Alterar as palavras mantendo a mesma ideia, tudo bem, mas não colocar a linha é extremamente irritante. Se não deixa uma dessa pro final, perde-se tempo precioso!

  • Engole o choro!! Não precisa voltar no texto pra responder essa. Respondi simplesmente observando as alternativas e acertei...