SóProvas


ID
1760350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação a técnicas, procedimentos e relatórios de auditoria, julgue o item a seguir.

O auditor deverá atentar para situações associadas ao aumento de risco de erros ou fraudes, como, por exemplo, uma elevada rotação do pessoal-chave nas áreas contábil, financeira e de auditoria interna, ou mudanças frequentes de auditores e advogados.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: CERTO


    Trata-se do "ceticismo profissional", que inclui o auditor estar alerta a situações como: 

    - evidencias que contradigam outras evidencias

    - informações que coloquem em duvida a confiabilidade de informações

    - condições a possivel fraude


    NBC TA 200, ITEM A18.

  • Mudança frequente de auditores faz parte da norma relacionada à rotação de auditoria...assim, pela imprecisão da utilização da palavra frequente e pela exigibilidade de rotação de auditores, entendo que ou deveriam alterar o gabarito para errado ou anular a questão, dado que essa parte específica da afirmação não indica aumento de risco de erros ou fraudes, muito pelo contrário, é uma exigência normativa.

  • Pessoal, quem já é Servidor Publico e executa serviço administrativo ou trabalha em uma empresa de grande porte já deve ter percebido o quanto é prejudicial à rotatividade desse pessoal-chave (Pessoas das áreas contábil, financeira e de auditoria interna). Eu costumo dizer, que embora as repartições possuam sistemas de informática capazes de armazenar dados, são as pessoas as maiores detentoras do conhecimento corporativo. Por isso eu entendo que a questão é bem prática, e só poderia estar mesmo Certa.

  • NBC TA 240: Fatores de risco relativos a distorções relevantes de informações contábeis fraudulentas

    Os seguintes são exemplos de fatores de risco relacionados a distorções decorrentes de informação contábil fraudulenta

    Os componentes do controle interno são deficientes como resultado do seguinte: 

    •  Altas taxas de rotatividade ou emprego de empregados de contabilidade, auditoria interna ou tecnologia da informação que não são eficazes.