SóProvas


ID
1761445
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A- moralidade administrativa e não eficiência;

    B- natureza Extrapenal

  • a)  Errada, de acordo com a lei 8.429/92 "Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos." Contudo, o princípio basilar da Lei de Improbidade Administrativa é o princípio da Moralidade.

    b) Errada. Possui natureza extrapenal, pois prevê penas em seu texto, sem prejuízo da aplicação de sanções civis, penais e administrativas.

    c) Errada, de acordo com a lei 8.429/92 "Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

            Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos."

    d) Correta, a lei 8.429/92 dispõe em seu artigo 9°, IV "Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

     IV - utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades;"

    e) Errada. De acordo com o art. 12, I da Lei 8.429/92: "I - na hipótese do art. 9°, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;"

  • Lembrando que conforme a LIA deve-se respeitar os princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade e Publicidade. Cumpre destacar que a Eficiência não faz parte deste roll uma vez que essa somente foi inserida no texto constitucional a partir da EC 19 e a LIA é anterior a edição de tal emenda. Isso não quer dizer que o agente pública não deve respeitar o princípio/regra da eficiência.

  • Questão mal formulada, deveriam ter escrito "em benefício próprio", a palavra "autoridade" é muito ampla!

  • VEÍCULO/MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS OU MATERIAL DE QQ NATUREZA:

       PERMITIR: PREJUÍZO AO ERÁRIO! (PP)

      UTILIZAR: ENRIQUECIMENTO ILÍCITO!

    OBS: PRESTAR ATENÇÃO NO VERBO!!! PERMITIR COMEÇA COM P, PREJUÍZO COMEÇA COM P :)

  • NOVA REDAÇÃO DE 2021 - 14.230 DE 2021.

    Redação de 1992:

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    IV - utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades;

    _____________________________

    Redação de 2021:

    Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade nas entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:          (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    IV - utilizar, em obra ou serviço particular, qualquer bem móvel, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta Lei, bem como o trabalho de servidores, de empregados ou de terceiros contratados por essas entidades;         (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • O termo " em benefício da autoridade " deixou a questão confusa, e na minha opnião, passível de anulação.