SóProvas


ID
1761466
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • SÚMULA 15

    Dentro do prazo de validade do concurso, o candidato aprovado tem o direito à nomeação, quando o cargo for preenchido sem observância da classificação.

  • Gab - e

     

     

    b) (ERRADA) -  De acordo com o STF o funcionário nomeado tem direito à posse.

    Súmula 16 STF : Funcionário nomeado POR CONCURSO tem direito à posse.

  • http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1667759/stj-por-unanimidade-reitera-que-candidato-aprovado-dentro-do-numero-de-vagas-tem-direito-e-liquido-e-certo-a-nomeacao

    Súmula 15 - STF

    Dentro do prazo de validade do concurso, o candidato aprovado tem direito à nomeação, quando o cargo for preenchido sem observância da classificação.

  • a) O STF já sumulou o entendimento de que é nula disposição editalícia em concurso público que oferece oportunidade para os candidatos apenas em cadastro de reserva.

    ERRADO: Não existe essa súmula. 
    Sobre o tema:  "Este Supremo Tribunal Federal já assentou que candidato aprovado em concurso público para formação de cadastro reserva é mero detentor de expectativa de direito à nomeação." (MS 31732 ED, Relator Ministro Dias Toffoli, Primeira Turma, julgamento em 3.12.2013, DJe de 18.12.2013)

     

     b) De acordo com o STF o funcionário nomeado tem direito à posse.

    ERRADA: SÚMULA 16 STF Funcionário nomeado por concurso tem direito à posse.

     

     

     c) O STF admite que qualquer funcionário pode ter sua nomeação desfeita antes da posse.

    ERRADA: SÚMULA 17 STF A nomeação de funcionário sem concurso pode ser desfeita antes da posse.

     

     

     d) A prorrogação do prazo de validade do concurso é um direito subjetivo do candidato.

    ERRADO: A prorrogação do prazo de validade de concurso público, prevista no art. 37, III, da CF/1988, constitui ato discricionário da Administração, do que se conclui que o candidato aprovado não possui direito subjetivo à prorrogação do certame

     

     

     e) É direito subjetivo do candidato aprovado dentro do número de vagas, a sua nomeação, enquanto o concurso ainda estiver no prazo de validade.

    CERTA: SÚMULA 15 STF Dentro do prazo de validade do concurso, o candidato aprovado tem o direito à nomeação, quando o cargo for preenchido sem observância da classificação.

  • Há uma proposta de emenda à Costituição a respeito: nº29 - 2016

    Ementa:
    Altera o art. 37 da Constituição Federal, para dispor sobre concursos públicos para preenchimento de cargos e empregos públicos.

    Explicação da Ementa:
    Disciplina constitucional do concurso público. Dispõe que o número de vagas ofertadas deve ser igual ao número de cargos ou empregos vagos, sendo obrigatório o preenchimento das vagas ofertadas; veda certame exclusivo para formação de cadastro de reserva e abertura de novo concurso quando houver candidatos aprovados de certame anterior dentro do prazo de validade.