SóProvas


ID
1764340
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Sem humanos, natureza prospera em Chernobyl

Os seres humanos causam mais danos para a vida selvagem do que desastres nucleares. Essa é a conclusão de um estudo publicado ontem na revista científica “Current Biology”, que analisou dados populacionais de grande prazo na zona de exclusão de Chernobyl, na fronteira entre a Ucrânia e a Bielorrússia. Em abril de 1986, a área de 4.200 quilômetros quadrados foi totalmente evacuada após a explosão, seguida de um incêndio, de um reator na Usina Nuclear de Chernobyl. Centenas de milhares de pessoas foram removidas de suas casas para nunca mais voltar. Três décadas depois, a região mais parece um parque de proteção ambiental que uma zona de desastre. Sem a presença humana, bandos de alces, veados, cervos, javalis e lobos são vistos perambulando livremente entre ruas e construções abandonadas.
- É muito provável que o número de animais selvagens em Chernobyl seja bem maior agora do que antes do acidente – diz Jim Smith, professor da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, e coordenador da equipe internacional responsável pelo estudo. – Isso não significa que a radiação é boa para a vida selvagem, apenas que os efeitos da habitação humana, incluindo caça, agricultura e desmatamento, são muito piores.

(O Globo, 6/10/2015)

“Sem humanos, natureza prospera em Chernobyl".
A forma de reescrever essa frase - título para o texto 1 – que modifica o sentido original, tornando-a inadequada ao contexto, é:

Alternativas
Comentários
  • A frase principal dá a ideia de causa - A natureza prospera em Chernobyl porque está sem humanos. 

     
    Embora é um conectivo de conjunção subordinativa concessiva. A ideia de concessão está diretamente ligada ao contraste, à quebra de expectativa. Logo, é a alternativa inadequada. 

    Gabarito - letra B.
  • Pessoal,


    Eu ainda não entendi a lógica nessa questão e não acho que a justificativa do colega esteja correta. Seria interessante ouvir um número maior de colaboradores e, desde já, peço desculpas ao Leandro, caso seja essa a justificativa do gabarito.


    Bons estudos!

  • Troque a conjunção "embora" por outras da mesma classe que sejam mais comuns como "mesmo que" ou "apesar de". Assim fica mais fácil compreender como o sentido original foi alterado na alternativa B (gabarito da questão).


  • Também está difícil para eu entender bem esse gabarito.

  • Só complementando a resposta do Leandro pro colega tentar entender melhor (pelo menos comigo funciona assim). Quando você usa embora, pensando na frase como um todo, da a ideia de que a natureza prospera com os seres humanos, e neste caso apesar de não ter humanos por lá ela tá conseguindo prosperar. 

    Na frase original o sentido é o contrário, a natureza só está prosperando porque os humanos não estão por lá.

  • Jorge, fez mais sentido para mim com sua explicação. o Embora dá ideia de 'apesar de não ter' como se os humanos fossem necessários e a frase original quer dizer exatamente que só está prosperando justamente por que não tem humanos lá. Muito Obrigado.

  • Agradeço Leandro Vieira a sua explicação, pois eu não havia entendido, mas lendo a sua explicação com atenção dá para entender.

  • Embora dá ideia de : mesmo que, por isso a frase: embora (mesmo que) esteja sem humanos, natureza prospera em Chernobyl.  Entende-se: mesmo que esteja sem humanos, natureza prospera em Chernobyl. Ou seja, a natureza prospera com ou sem humanos em Chernobyl está equivocada, porque o texto mostra que a natureza prospera sem humanos.

  • Gente , fiquei em Duvida nessa questão , por que realmente o item B altera o sentido , mas o item D generaliza demais a questão "Chernobyl, tornando-se desabitada, vê sua natureza prosperar" , quando ele diz Desabitada é sem nenhum ser vivo , sendo que o tema deixa claro que é desabitada por HUMANOS . e o item não especificou , mas as questão da FGV você tem que dar um de advinha as vezes ...

  • Galera, fiquei uns 30 minutos tentando entender a lógica da banca, só consegui identificar de forma clara, depois que li o texto.


  • Pessoal, façam muitos exercícios, pois conforme o brocardo: "A prática leva à perfeição" 
    Fiquem atentos à conjunção subordinativa concessiva, a FGV tem cobrado muito em suas provas!


    Bons estudos!!!

  • FGV ama questões com título, fiz um mapeamento e existem um total de 50 questões:

    Q587841

    Q878401

    Q870973

    Q628240

    Q633825

    Q74582

    Q574507

    Q623771

    Q110094

    Q691826

    Q603128

    Q110503

    Q837906

  • gabarito B

    depois de errar raciocinei o seguinte.

    exceto na B. todas as outras marcam a falta de humanos como algo positivo para a natureza prosperar.

    (A) porque está sem humanos, natureza prospera em Chernobyl; (porque = causa, sem humanos é a causa de prosperar)

    (B) embora esteja sem humanos, natureza prospera em Chernobyl (embora = concessiva, enfraquece o argumento, ou seja está dizendo que precisaria dos humanos)

    (C) após ficar sem humanos, natureza prospera em Chernobyl; (após ficar sem humanos = melhor sem eles)

    (D) Chernobyl, tornando-se desabitada (por humanos), vê sua natureza prosperar; (melhor sem humanos)

    (E) a natureza de Chernobyl, sem humanos, prospera. (melhor sem humanos)

  • embora esteja sem humanos, natureza prospera em Chernobyl;

    -> a natureza em chernobyl prospera apesar de estar sem humanos; ou seja, a natureza prospera com maior / menor intensidade estando presentes ou não os humanos, por isso, altera o sentido original do enunciado