SóProvas


ID
1764352
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Sem humanos, natureza prospera em Chernobyl

Os seres humanos causam mais danos para a vida selvagem do que desastres nucleares. Essa é a conclusão de um estudo publicado ontem na revista científica “Current Biology”, que analisou dados populacionais de grande prazo na zona de exclusão de Chernobyl, na fronteira entre a Ucrânia e a Bielorrússia. Em abril de 1986, a área de 4.200 quilômetros quadrados foi totalmente evacuada após a explosão, seguida de um incêndio, de um reator na Usina Nuclear de Chernobyl. Centenas de milhares de pessoas foram removidas de suas casas para nunca mais voltar. Três décadas depois, a região mais parece um parque de proteção ambiental que uma zona de desastre. Sem a presença humana, bandos de alces, veados, cervos, javalis e lobos são vistos perambulando livremente entre ruas e construções abandonadas.
- É muito provável que o número de animais selvagens em Chernobyl seja bem maior agora do que antes do acidente – diz Jim Smith, professor da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, e coordenador da equipe internacional responsável pelo estudo. – Isso não significa que a radiação é boa para a vida selvagem, apenas que os efeitos da habitação humana, incluindo caça, agricultura e desmatamento, são muito piores.

(O Globo, 6/10/2015)

O texto 1 mostra uma enumeração dos animais cuja população cresceu em Chernobyl. Entre as formas de enumerar abaixo indicadas, aquela que tem seu valor corretamente apontado é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia dar uma explicação melhor do que a da Mylena Castro?

  • Dimas, a questão apenas exige um pouco de atenção:O texto 1 mostra uma enumeração dos animais cuja população cresceu em Chernobyl. Entre as formas de enumerar abaixo indicadas, aquela que tem seu valor corretamente apontado é:a) alces, veados, cervos, javalis e lobos. / a enumeração abrange a parte mais importante dos animais; - Observe, a enumeração apenas segue a via normal de realizá-la, não indicando que há qualquer abrangência da parte mais importante dos animais.b) alces, veados, cervos, javalis, lobos... / a enumeração indica a totalidade dos animais; - Nessa, observe as reticências e a ausência do (e) final que indicaria o fim da sequência; sendo, portanto, uma alternativa errada.

    c) alces, além de veados, cervos, javalis e lobos. / a enumeração mostra os animais numa ordem de importância; - Perceba que quando se usa "além de", na verdade, se está dando menor prioridade ao elemento que vem logo depois, o inverso do que afirma a questão.d) alces e veados e cervos e javalis e lobos. / a enumeração destaca a importância individual dos animais; - Perfeita questão, apesar de soar estranho está correta a relação.

    e) alces, veados, cervos, além de javalis e lobos. / a enumeração prioriza os últimos elementos citados. - Como explicado na c), a ênfase, na verdade está nos três primeiros elementos.

  • Dimas Pereira, não dei explicação, dei o gabarito. Se vc quiser explicação, indica a questão para comentário do professor, q ele sim tem a obrigação. Bjs querido!!

  • O problema de questões assim é que nossos professores de português só exigem a tal decoreba de conjunções, preposições, etc, sem priorizar o sentido das mesmas no contexto.

  • Continuo sem entender essa questão. 

  • A letra A está errada porque assim disposta (alces, veados, cervos, javalis e lobos.) a enumeração abrange todos os itens, e não apenas os mais importantes.

    A letra B está errada porque as reticências trazem ideia de continuidade, não totalidade.

    As letras C e E estão erradas porque prioriza-se apenas o elemento que vem antes do "além de", nos demais não há preferência.

    A letra D está correta porque se trata de um recurso estilístico de ênfase. O mesmo que acontece nas orações coordenadas polissíndetas do tipo: "Ela chegou em casa e tomou um banho, e vestiu o pijama, e preparou um café, e dormiu." Não cabe na redação, mas não está errado.

  • Ale Concurseira! eu acho que a explicação da DEH é a mais coerente, portanto, aconselho dar uma olhada. Abraços.

  • Primeiro fiquei na dúvida entra a C, D, E....Achei a C e a E parecidas...optei pela D, pois a A e B não tinha como.

  • - A conjunção e foi usada repetidamente para transmitir ênfase.

    Exemplos:

    A empregada aspirou, e limpou, e consertou, e arrumou, e organizou toda a casa.
    Deus criou o mundo, e a natureza, e os animais, e o homem, e a mulher.

  • Gabarito D
     

    Figura de linguagem => polissíndeto.

    O Polissíndeto é um recurso utilizado na linguagem oral e escrita que aumenta a expressividade da mensagem.

    O polissíndeto se refere ao uso excessivo e repetitivo de conjunções entre palavras e orações.

    GRAVE-SE:

    As conjunções mais frequentemente repetidas são as conjunções coordenativas e, nem, ou.


    Além de aumentar a expressividade da mensagem, através do polissíndeto é possível transmitir uma ideia de acréscimo, acumulação, sucessão e continuidade, ao mesmo tempo que torna o discurso mais lento e compassado e ao mesmo tempo solene e enfático.
     

    Exemplos de polissíndeto:


    ***  Quem me dera viver livremente e rir, e passear, e dançar, e cantar, e me divertir, e sair pelo mundo.


    ***  Não entendo minha filha: ou chora, ou grita, ou reclama, ou se entristece, ou se chateia, parece que nunca está bem.


    ***  Meu filho não quer trabalhar, nem estudar, nem ser autônomo, nem ser independente.

     

  • Concordo, a questão exige apenas um pouco de atenção, próximo de 1%. Os outros 99% são de sorte mesmo...

  • a) alces veados e cervos são da mesma espécie, não dá pra dizer a enumeração abrange uma parte mais importante dos animais
    b) abrange uma parte dos animais, note o sinal de reticências 
    c) além de = denota inclusão. Se fosse para mostrar uma ordem de importância, poderiamos usar o advérbio "principalmente"
    d) gabarito
    e) vide comentário na C

  • alces e veados e cervos e javalis e lobos. / a enumeração destaca a importância individual dos animais;

    -> dou especial enfoque para cada animal que eu vier a enumerar