SóProvas


ID
1764364
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, uma sequência de explosões ocorrida na usina nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, República federada à URSS, resultou em um dos maiores acidentes químicos e nucleares que a história registra.
Uma primeira explosão de vapor no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4, e o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido. Ao contrário do que comumente se afirma, não houve explosão nuclear em Chernobyl.
As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas e ocorreram durante a realização de testes de segurança no reator. O reator foi destruído, matando no momento cerca de 30 trabalhadores que se encontravam no local, sendo que nos três meses seguintes vários trabalhadores morreram em decorrência do contato com os materiais radioativos.
Entretanto, em virtude da propagação da nuvem radioativa, milhões de outras pessoas sofreram as consequências do contato com o iodo e o césio liberados na explosão, resultando em doenças e más-formações das pessoas nascidas de mães e pais contaminados. As áreas que mais foram afetadas foram a Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, sendo que este último país concentrou 60% do pó radioativo em seu território. O acidente de Chernobyl foi mais radioativo que as duas bombas atômicas lançadas pelos EUA ao final da II Guerra Mundial nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. (Mundo Educação)

A estruturação dos dois primeiros parágrafos do texto 2 mostra a seguinte relação:

Alternativas
Comentários
  • A "sequência de explosões ocorrida na usina nuclear de Chernobyl", citada no primeiro parágrafo, foi explicitada no segundo.

  • Explicação: explicar algo já dito ou apresentado

    Explicitação: ação de revelar algo ainda não dito


    Por esse conceito, não seria explicação o correto? errei por descartar esta alternativa desde o início por esse motivo.

  • Fabio, essas questões da FGV são sempre esquisitas, mas tenho impressão de que, na interpretação da banca, o segundo parágrafo retoma informações constantes do primeiro mas traz novos dados, em particular o alcance da nuvem tóxica, que não haviam sido mencionados no primeiro. Por isso tenho tentado fazer muitos exercícios da FGV, pra me acostumar a esse jeito muito próprio deles de interpretar textos.

  • EXPLICITAR: Significa retirar ambiguidade, deixar claro, fazer com que se torne explicito.

    1º Parágrafo: “... uma sequência de explosões ocorrida na usina nuclear de Chernobyl.”

    2° Parágrafo: “Uma primeira explosão de vapor no reator número 4 (...) o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas (...) Ao contrário do que comumente se afirma, não houve explosão nuclear em Chernobyl.”

    No segundo parágrafo o autor deixa claro que não houve explosão nuclear, e sim explosões de vapor e químicas.

    Bom, assim que entendi.

    Gabarito: B

  • Explicitação é um gênero do qual explicação e enumeração são espécies:


    Explicitação: ação de revelar algo que ainda não que tinha sido dito


    Como que eu posso revelar esse algo que não foi dito? De duas maneiras:

    Explicação: explicar algo que foi citado de maneira genérica, detalhando-o

    Enumeração: colocar os termos referidos em sequência.


    O segundo parágrafo explicita como como foram as  "explosões ocorridas na usina nuclear de Chernobyl" e como aconteceu "um dos maiores acidentes químicos e nucleares que a história" referidos no primeiro parágrafo.


    Gabarito: B



  • 1º § "uma sequência de explosões ocorrida na usina nuclear... resultou em um dos maiores acidentes químicos e nucleares...". 
    Que conclusão podemos tirar das explosões de acordo com o 1º §? 
    Foram explosões químicas ou nuclear? O primeiro parágrafo não diz nada sobre isso, diz sobre o acidente. 
    O 2º § revela (o não dito), clarifica e retira algumas ambiguidades: "Uma primeira explosão de vapor" (não nuclear);  "o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas" (não nuclear); "Ao contrário do que comumente se afirma, não houve explosão nuclear".

    Só assim entendi que o primeiro parágrafo foi explícito no segundo. 
    Concordo com ambos, Douglas Souza e Fabio Barros. Eu errei a questão, minha compreensão veio depois de ler o comentário da IONEY Auditor_RFB.
  • (B) o primeiro parágrafo é explicitado no segundo;

    sim, o primeiro fala de Explosão na usina,não explica o motivo da explosão.

    mas explicita o que de fato ocorreu, no caso a explosão do reator (e não da usina) que desencadeou uma sequencia de explosões.