SóProvas


ID
1764370
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, uma sequência de explosões ocorrida na usina nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, República federada à URSS, resultou em um dos maiores acidentes químicos e nucleares que a história registra.
Uma primeira explosão de vapor no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4, e o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido. Ao contrário do que comumente se afirma, não houve explosão nuclear em Chernobyl.
As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas e ocorreram durante a realização de testes de segurança no reator. O reator foi destruído, matando no momento cerca de 30 trabalhadores que se encontravam no local, sendo que nos três meses seguintes vários trabalhadores morreram em decorrência do contato com os materiais radioativos.
Entretanto, em virtude da propagação da nuvem radioativa, milhões de outras pessoas sofreram as consequências do contato com o iodo e o césio liberados na explosão, resultando em doenças e más-formações das pessoas nascidas de mães e pais contaminados. As áreas que mais foram afetadas foram a Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, sendo que este último país concentrou 60% do pó radioativo em seu território. O acidente de Chernobyl foi mais radioativo que as duas bombas atômicas lançadas pelos EUA ao final da II Guerra Mundial nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. (Mundo Educação)

“Uma primeira explosão de vapor no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4, e o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido".

a estruturação desse segmento do texto 2, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E;


    Deveria ter uma vírgula antes do pronome relativo que, pois esse trecho da texto é uma oração explicativa. 

  • a) ERRADA. No primeiro parágrafo é dito "uma sequência de explosões". O texto só relata a primeira explosão. As outras podem ter sido do mesmo tipo ou não.
    b) ERRADA. Levaram se refere tanto a explosão quanto a incêndio
    c) ERRADA. Gerou se refere a sequência
    d) ERRADA. Retificar é corrigir. Neste caso, ele não está corrigindo e sim dando mais detalhes.
    e) CORRETA.

  • E pq não pode ser uma oração restritiva?

  • Karine, fiquei no mesmo dilema, mas depois de queimar muitos neurônios rs cheguei à hipótese de que uma oração explicativa daria mais sentido ao trecho iniciado por "que", e não uma restritiva, já que a intenção do período parece ser a de  explicar o alcance geográfico da catástrofe, e não restringi-lo às citadas regiões.

  • Interpretação bisonha do texto, pois é o óbvia a intenção do autor em restringir os países os quais foram atingidos pela nuvem tóxica. É lógico que se tratando de uma nuvem, e a volatilidade de seu trajeto, o autor queira restringir o seu alcance e não explicá-lo.Logo, o "que" representa uma restrição e não uma explicação. 


    Gabarito errado. 

    A FGV cisma de inventar bizarrices na interpretação dos textos...

  • Gabarito errado. E questão mal formulada. Não se trata de oração subordinada adjetiva explicativa, pois "a nuvem radioativa" descrita foi um evento único/restrito, portanto, oração adjetiva restritiva - sem vírgula! Sem gabarito, pois a outra menos errada seria a alternativa "d"... Também errada pelo "retifica"...
  • no primeiro momento não enxerguei , mas um dos conceitos de oração explicativa é exatamente vc retirar a oração e não perder o sentido (pois é desnecessária) e é isso que acontece se tirarmos a oração continua com sentido , o autor acrescenta para ampliar a informação .

    espero ter ajudado , pois essa banca é muito complicada !!

  • O gabarito está certo, sim.

    "...gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido."

    Sendo restritiva, dá a ideia de que existem outras imensas nuvens radioativas de iodo-131 e césio-137, mas o autor só se refere à imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e reino Unido, portanto deve ter a vírgula, para dar o tom explicativo e corrigir o erro.

  • Questão By FGV kkk

  • Oração explicativa - é isolada por vírgula, funciona como aposto, a informação tem caráter desnecessário dentro do contexto.

    Oração restritiva - não é separada por vírgula, funciona como adjetivo adnominal, a informação tem caráter essencial e relevante para o contexto

    explicativa = um/todos

    restritiva = parte(um dos, alguns dos)

    Meu irmão, que é médico, chegou. (eu tenho apenas um irmão e ele é médico)

    Meu irmão que é medico chegou (eu tenho mais de um irmão, e um dos que tenho é médico)

    Gabarito E

  • Boa explicação, Timoteo Sampaio.

     

    Só não entendi o erro da primeira alternativa, pois, analisando apenas o trecho destacado, parece que a primeira explosão foi de vapor e as demais, químicas. Reconheço a possibilidade de me faltar conhecimentos gerais ou muito preciosismo de minha parte.

     

    De toda sorte, foi bom errar a questão para perceber que a questão das orações restritivas/explicativas devem ser analisadas sob o prisma do autor do texto e não ao alvedrio de cada leitor, como se ambas combessem no contexto fático apresentado.

  • e sobre o GEROU??????? 

    gerou uma imensa nuvem radioativa .  então gerou se refere a IMENSA NUVEM???   o colega faou que se refere a consequência...mas acho q não.  acho q é gerou uma imensa nuvem ...que dizer: o que foi gerado? uma imensa nuvem né?

  • Ana Carolina, quem gerou foi sequencia. e sequencia é singular.

  • “Uma primeira explosão de vapor no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4, e o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido".

    a estruturação desse segmento do texto 2, é correto afirmar que:

     a) o numeral ordinal “primeira" não se justifica, já que não ocorrem outras explosões do mesmo tipo;

    Para mim, alternativa correta.

    Primeira explosão de vapor... sequência de explosões químicas.

    Não considero explosão de vapor e explosões químicas como explosões do mesmo tipo.

    Além disso, usando a lógica desenvolvida pelo professor que comentou a questão, "que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137" também deveria estar entre vírgulas porque "sequência" já está suficientemente definido pelas expressões "uma" e "de explosões químicas".

    try again.

  • Gostei MUITO desta questão, comentarei apenas a assertiva correta, letra (E), tendo como base o excelente comentário do professor Alexandre Soares daqui do QConcursos:

     

    Texto (adaptado):
    "[...]imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética..."

     

    e) a oração “que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido" deveria vir precedida de vírgula.

     

       O que alcançou a União Soviética e os demais países citados? Uma imensa nuvem.

     

       Essa nuvem tinha alguma característica? Sim era radioativa, logo ela já possui um sentido restrito.

     

       Logo, não há porque restringir novamente com o uso da oração restritiva, sendo suficiente o uso de uma oração subordinada explicativa (com vírgulas).

     

    At.te, CW.

    - QCONCURSOS. Comentário em vídeo do professor Alexandre Soares da questão Q588121.

  • UMA EXPLOSÃO FOI DE VAPOR E AS OUTRAS FORAM QUÍMICAS! Tem hora que só no CAPS LOCK agente consegue aguentar essas questões. Pra mim, a letra A está correta também. Mas o gabarito é letra E.

  • as explosões são químicas.

    1º explosão de vapor (tem química, qualquer vapor não explodiria, como vapor de água) é vapor químico.

  • quanto a D:

    no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4

    -> NÃO retifica / corrige, mas amplia a informação trazida no enunciado