-
Gabarito letra E;
Deveria ter uma vírgula antes do pronome relativo que, pois esse trecho da texto é uma oração explicativa.
-
a) ERRADA. No primeiro parágrafo é dito "uma sequência de explosões". O texto só relata a primeira explosão. As outras podem ter sido do mesmo tipo ou não.
b) ERRADA. Levaram se refere tanto a explosão quanto a incêndio
c) ERRADA. Gerou se refere a sequência
d) ERRADA. Retificar é corrigir. Neste caso, ele não está corrigindo e sim dando mais detalhes.
e) CORRETA.
-
E pq não pode ser uma oração restritiva?
-
Karine, fiquei no mesmo dilema, mas depois de queimar muitos neurônios rs cheguei à hipótese de que uma oração explicativa daria mais sentido ao trecho iniciado por "que", e não uma restritiva, já que a intenção do período parece ser a de explicar o alcance geográfico da catástrofe, e não restringi-lo às citadas regiões.
-
Interpretação bisonha do texto, pois é o óbvia a intenção do autor em restringir os países os quais foram atingidos pela nuvem tóxica. É lógico que se tratando de uma nuvem, e a volatilidade de seu trajeto, o autor queira restringir o seu alcance e não explicá-lo.Logo, o "que" representa uma restrição e não uma explicação.
Gabarito errado.
A FGV cisma de inventar bizarrices na interpretação dos textos...
-
Gabarito errado. E questão mal formulada.
Não se trata de oração subordinada adjetiva explicativa, pois "a nuvem radioativa" descrita foi um evento único/restrito, portanto, oração adjetiva restritiva - sem vírgula!
Sem gabarito, pois a outra menos errada seria a alternativa "d"... Também errada pelo "retifica"...
-
no primeiro momento não enxerguei , mas um dos conceitos de oração explicativa é exatamente vc retirar a oração e não perder o sentido (pois é desnecessária) e é isso que acontece se tirarmos a oração continua com sentido , o autor acrescenta para ampliar a informação .
espero ter ajudado , pois essa banca é muito complicada !!
-
O gabarito está certo, sim.
"...gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a
União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido."
Sendo restritiva, dá a ideia de que existem outras imensas nuvens radioativas de iodo-131 e césio-137, mas o autor só se refere à imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e reino Unido, portanto deve ter a vírgula, para dar o tom explicativo e corrigir o erro.
-
Questão By FGV kkk
-
Oração explicativa - é isolada por vírgula, funciona como aposto, a informação tem caráter desnecessário dentro do contexto.
Oração restritiva - não é separada por vírgula, funciona como adjetivo adnominal, a informação tem caráter essencial e relevante para o contexto
explicativa = um/todos
restritiva = parte(um dos, alguns dos)
Meu irmão, que é médico, chegou. (eu tenho apenas um irmão e ele é médico)
Meu irmão que é medico chegou (eu tenho mais de um irmão, e um dos que tenho é médico)
Gabarito E
-
Boa explicação, Timoteo Sampaio.
Só não entendi o erro da primeira alternativa, pois, analisando apenas o trecho destacado, parece que a primeira explosão foi de vapor e as demais, químicas. Reconheço a possibilidade de me faltar conhecimentos gerais ou muito preciosismo de minha parte.
De toda sorte, foi bom errar a questão para perceber que a questão das orações restritivas/explicativas devem ser analisadas sob o prisma do autor do texto e não ao alvedrio de cada leitor, como se ambas combessem no contexto fático apresentado.
-
e sobre o GEROU???????
gerou uma imensa nuvem radioativa . então gerou se refere a IMENSA NUVEM??? o colega faou que se refere a consequência...mas acho q não. acho q é gerou uma imensa nuvem ...que dizer: o que foi gerado? uma imensa nuvem né?
-
Ana Carolina, quem gerou foi sequencia. e sequencia é singular.
-
-
“Uma primeira explosão de vapor no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4, e o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido".
a estruturação desse segmento do texto 2, é correto afirmar que:
a) o numeral ordinal “primeira" não se justifica, já que não ocorrem outras explosões do mesmo tipo;
Para mim, alternativa correta.
Primeira explosão de vapor... sequência de explosões químicas.
Não considero explosão de vapor e explosões químicas como explosões do mesmo tipo.
Além disso, usando a lógica desenvolvida pelo professor que comentou a questão, "que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137" também deveria estar entre vírgulas porque "sequência" já está suficientemente definido pelas expressões "uma" e "de explosões químicas".
try again.
-
Gostei MUITO desta questão, comentarei apenas a assertiva correta, letra (E), tendo como base o excelente comentário do professor Alexandre Soares daqui do QConcursos:
Texto (adaptado):
"[...]imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética..."
e) a oração “que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido" deveria vir precedida de vírgula.
O que alcançou a União Soviética e os demais países citados? Uma imensa nuvem.
Essa nuvem tinha alguma característica? Sim era radioativa, logo ela já possui um sentido restrito.
Logo, não há porque restringir novamente com o uso da oração restritiva, sendo suficiente o uso de uma oração subordinada explicativa (com vírgulas).
At.te, CW.
- QCONCURSOS. Comentário em vídeo do professor Alexandre Soares da questão Q588121.
-
UMA EXPLOSÃO FOI DE VAPOR E AS OUTRAS FORAM QUÍMICAS! Tem hora que só no CAPS LOCK agente consegue aguentar essas questões. Pra mim, a letra A está correta também. Mas o gabarito é letra E.
-
as explosões são químicas.
1º explosão de vapor (tem química, qualquer vapor não explodiria, como vapor de água) é vapor químico.
-
quanto a D:
no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4
-> NÃO retifica / corrige, mas amplia a informação trazida no enunciado