-
FGV inovando, pra variar.
-
Além das características presentes no texto, o fato de o mesmo ter sido retirado do "Mundo Educação" permite classificá-lo como didático.
-
FGV do C....
-
Não é informativo??
-
Não marquei didático porque não tinha encontrado nada no texto relacionado a "ensinar aos mais jovens", por isso acredito que a chave era mesmo olhar de onde era o texto, como Cris. afirmou.
-
FGV mil vezes pior que a Cespe em português
-
TENTA ensinar aos mais jovens - forçou...
-
A Banca deu como resposta uma extrapolação do texto, nada indica que é para os mais jovens.
-
fgv mt pior q cespe, tem q ver ate de onde tirou pra deduzir q é pros jovens arre
-
Uéeeeee não entendi, eu achei que fosse informativo... mas a banca queria que eu soubesse, além de todas as trocentas matérias, que a fonte da notícia é para jovens?
Era só o que me faltava.
-
Fonte: Mundo Educação
ta escrita no rodapé. ..
-
Aula 12: Gênero discursivo "Texto Didático"
Definição – é um texto que visa a instruir, que tem finalidades pedagógicas, que está relacionado ao ensino das ciências, das artes, das técnicas, etc.
Características:
a) apresenta termos próprios de cada área (ex.: texto didático de química a presenta termos da tabela periódica);
b) é plenamente conceitual (linguagem denotativa e não figurada);
c) frequentemente apresenta conectores como: “assim”, “por exemplo”, “mas”, “já”, “por isso”;
d) variedade padrão da língua.
Veja um trecho de um texto didático:
“A energia nuclear apresenta vários aspectos positivos como, por exemplo, requer poucos recursos naturais. Sendo assim, é uma forma de energia fundamental para países que não possuem tais recursos. Mas estudos mais aprofundados devem ser realizados para que a energia nuclear possa representar maior segurança à população” (Brasil Escola).
-
Claramente um texto informativo, uma matéria jornalística dando data, local, contexto e consequências. Seria didático se explicasse como funciona uma usina nuclear, por que o césio é radioativo, quais são os efeitos da contaminação etc.
"Um texto didático é um texto conceitual, ou seja, não figurativo. Nele os termos significam exatamente aquilo que denotam, sendo descabida a atribuição de segundos sentidos ou valores conotativos aos termos." Platão & Fiorin. Para Entender o Texto. PP. 406-407
-
Essa questao dá margem para um recurso.
-
A fonte de um texto em concurso diz muito sobre o texto e devemos levá-la em conta ao analisá-lo (contexto), tanto que certas questões pedem isso indiretamente.
-
Classificar o texto como didático simplesmente por ter sido publicado no "Mundo Educação" significa que todos os textos publicados em um ambiente educacional são didáticos?! Se a banca seguiu esse raciocínio, forçou. O texto é predominantemente informativo. Com a palavra, o professor do QC... Cliquem aí e solicitem.
Hoje (17/08/19), três anos depois, após erra mais uma vez, diria que também há traços de narração.
Em 17/08/19 às 05:22, você respondeu a opção E.!
Você errou!Em 01/05/19 às 05:12, você respondeu a opção C.!
Você errou!Em 11/01/16 às 06:37, você respondeu a opção C.!
Você errou!
O que fica (também): na hora da prova, não perca tempo com certas questões. Vá em frente! Depois, se continuar seus estudos, tente entendê-la.
-
Só não entendo uma coisa: Como uma essa questão não foi anulada??
-
Jesus amado!!! Agora é oficial: essa Banca quer mesmo me f*****!!!!!
-
FGV "inovando" é um eufemismo!
Afere conhecimento? Deveriam aprender com Cespe e Esaf!
-
"tenta ensinar para os mais JOVENS..." pq foi retirado do Mundo Educação? E por acaso só jovem que lê isso?? Os mais velhos não podem querer aprender sobre o fato?? PFV! Já muitas questões ridículas da FGV, mas essa é a primeira que comento. Não dá!
-
MEU DEUS!
OREMOS!
: \
-
Pelo visto é dificil gabaritar com a FGV.
-
Só acertei a questão por intuição,quando vi "Mundo Educação" pensei essa banca é louca, só pode ser essa resposta.
-
81 % erraram essa questão. Fica evidente que o problema não é nosso, e sim da banca.
-
é impossivel gabaritar a FGV ,ela sempre nos surpreende com essas respostas ridiculas ..poxa
-
-
Não sou especialista, porém considero a alternativa A errada devido à justificativa dada. Não há duvidas que o texto é informativo e, em análise mais precisa, didático. Entretanto a justificativa da opção A ("ensinar aos mais jovens acontecimentos históricos importantes") me parece restritiva. Não se propõe a ensinar aos mais jovens, mas sim esclarecer a todos e quaisquer interessados um tema específico, o acidente de Chernobyl. Não vejo uma relação direta e específica entre textos didáticos e público mais jovem. Já na alternativa C não me parece ser possível identificar erro algum, tanto na classificação quanto na justificativa.
-
Desisto de entender a FGV.
-
FGV tenta fazer questões extremamente difíceis para bancar a diferenciada, a fodona, mas na verdade só demonstra amadorismo com essas questões ridículas.
Amadorismo mesmo, questão tem que ter uma alternativa correta apenas, não essa bagunças, isso chega ao nível de palhaçada, a FGV não tem nenhum revisão de suas questões ?
FGV tem que se manter no nível médio apenas, por que se for para ir para nível superior e não conseguir fazer questões de verdade e ter que se espremer para fazer essas piadas é complicado.
-
A FGV adora colocar respostas com base na fonte do texto. Fiquem atentos!
-
ainda bem que é pra todo mundo!
-
Questão passível de recurso, muito me admira não ter sido anulada.. Depois dessa, desisto de tentar entender essa FGV, mais ridículo que isso, impossível!
-
Eu, sinceramente, fiquei em dúvida entre as alternativas A e C, mas marquei a letra C (informativo) porque não há nada no texto que indique que o seu objetivo é tentar ensinar aos mais jovens acontecimentos históricos importantes. Ou seja, o texto pode ter sido elaborado, por exemplo, em 1990, e não estaria se limitando a ensinar aos mais jovens. Porém, para responder a esta questão, é necessário, mais do que dominar o tema interpretação texto, saber que Mundo Educação tem o seu conteúdo voltado para Ensino Fundamental, Médio e Vestibular. Conclusão, temos que ser bons em português e adivinhas!
-
É numa dessa que Getúlio revira na cova.
-
legal, geral ficou na dúvida entre a A e a C, aí, é aquela, leu de cima pra baixo ( de novo), e marcou a C.
alterei pra C porque informativo engloba a ideia de didático, para mim.
mas devia ter ficado com a primeira opção. só por ficar mesmo. só porque é a FGV e via de regra quando mudo de opção na prova da banca maledeta, troco da certa pra errada.
-
NÃO É POSSÍVEL . . . .
-
Gabarito A
4 alternativas com termos ou expressões similares.
b) argumentativo, pois condena a energia nuclear por seu caráter destrutivo; >>> d) preditivo, pois prevê novos acidentes nucleares com outras milhares de vítimas;
c) informativo, pois dá a conhecer uma série de fatos ocorridos no acidente de Chernobyl; >>> e) narrativo, pois apresenta os fatos ocorridos de forma cronológica.
1 alternativa que não possui semelhança alguma com as outras alternativas. Gabarito A
a) didático, pois tenta ensinar aos mais jovens acontecimentos históricos importantes;
-
Há vários comentários fazendo referencia à fonte do texto pra justificar a menção aos jovens, mas somente os jovens podem acessar esse Mundo Educação, somente os jovens desconhecem fatos históricos? Gente não força a barra, a questão é muito mal feita.
-
Boa a explicação do professor do QC. O texto vai além da informação, ele busca orientar, ensinar a partir da informação. Vale conferir o vídeo do professor.
-
Mal elaborada?????? Essa questão é RIDÍCULA!!!
-
O que não é NADA didático é essa ptética banca....
-
Que banca Podre!
-
Também marquei a C, mas conhecendo a FGV deveria ter ido mesmo na A. Ela constuma cobrar além do texto! E a resposta, muitas vezes, está na fonte. Nesta questão, ao observar que o texto foi retirado do "mundo educação", o candidato deveria saber que todo as matérias do site são didádicas e voltado para os estudantes, vestibulandos. Não quer dizer que só os mais jovens irão ler, quer dizer que o texto é voltado para ensinar algo aos mais jovens (os estudantes).
Confiram o site http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/
-
Olha o final do texto entre parenteses (MUNDO EDUCAÇÃO) . errei a questão mas serve para CONHECER ESSA BANCA RIDÍCULA
-
A FGV extrapola muito. Muitas vezes a extrapolação está errada e outras tantas está verdadeira. O difícil é entender qual o critério.
Nesse caso, havia percebido a fonte, mas o gabarito refere que a intenção do texto é de "ensinar aos mais jovens acontecimentos históricos importantes". Ora, o texto se refere somente a um acontecimento: Chernobyl, e não a outros (no plural).
Insegurança é pouco.
-
Marquei a B e errei. A comparação, que ele faz no final com as bombas atômicas, dá a entender um argumento crítico.
Entre a A e a C, entendo que o texto informativo, em geral, é mais sobre notícias atuais, diferentemente do didático que pode ser sobre fatos históricos.
Gabarito da banca A
-
SE ESSA PORRA É DIDÁTICA, ENTÃO NÃO EXISTE EXPOSITIVO... O conteúdo da questão Q591930 que foi dado como expositivo também deveria ser didático, só que para um outro nível aprendizado..
Quando penso que estou entendo essa porcaria, não vai...
-
A EXPLICAÇÃO DO QCONCURSO é dizer que tem muita riqueza de informação como uma aula, por isso a Didática. Na verdade esses professores nunca descordam da banca como já outros professores fazendo, se a banca afirmasse ser EXPOSITIVO, eles concordariam e diriam que realmente é expositivo.
-
Essa precisava de bola de cristal pra acertar
-
MORTE A FGV
-
Gente, MUNDO EDUCAÇÃO no fim faz toda a diferença.
Eu nao vi, me lasquei
-
eu ia marcar A, mas achei fácil demais e errei
-
essa foi lasca
-
logo quando percebi a fonte "mundo da educação" deduzir didático, mas o que melhor se adequar ao texto é o informativo...
-
Forçou bastante a barra essa questão
-
Acertei baseado nessa passagem "O acidente de Chernobyl foi mais radioativo que as duas bombas atômicas lançadas pelos EUA ao final da II Guerra Mundial nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki."
Normalmente um texto didático tenta ensinar alguma coisa ao leitor. Nesse sentido, o uso de analogias e comparações, por exemplo, facilita essa tarefa.
-
Galera, podemos até engolir que o texto seja didático, agora afirmar que é pra jovens.......não temos referências para tal afirmação....
-
Belíssima questão!
-
Óbvio que há uma ordem cronológica nos acontecimentos dentro da informação. Entendo poder ser um texto NARRATIVO sim.No, ntanto, é informativo também. Agora, DIDÁTICO? Esquece !
-
Já vi que em um texto quando a dúvida surgir entre informativo e didático a fonte será o meio de acerto. AFF...