SóProvas


ID
1764565
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Esta prova tem por base texto da imprensa nacional sobre fatos de nosso momento histórico.

Texto 2 – Momento da Economia

Há sutis melhoras à frente; possibilidades vagas que nascem muitas vezes do agudo da crise. Mas é bom falar nelas em momentos de escassez de esperança. “A inflação será forte este ano, mas a recessão vai derrubá-la no ano que vem", diz o economista José Roberto Mendonça de Barros. A recessão e a disparada do câmbio estão fazendo o ajuste externo, e o país pode ter dois anos de superávits altos. (Miriam Leitão, O Globo, 16/10/2015) 

No texto 2, ao atribuir a um economista conhecido a citação entre aspas, a autora do texto pretende certamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Usamos Habitualmente As Aspas


    1. Para realçar termos, expressões, conceitos e definições que se deseja pôr em evidência. O uso das aspas nesse caso é uma decisão pessoal do escritor.


    Por que não letra A? A autora está citando uma autoridade no assunto, não apenas um amigo que comentou algo a respeito.
    Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/941657
    Deus é contigo!
  • A meu ver as alternativas C, D e E estão corretas.

    As citações na produção textual são feitas para apoiar uma hipótese, sustentar uma ideia ou ilustrar um raciocínio. Sua função é oferecer ao leitor o respaldo necessário para que ele possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e possibilitar o seu aprofundamento.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Citação
  • Acho que a resposta está na própria pergunta: "ao atribuir a um economista conhecido". Isso me passa a idéia de autoridade sim.

  • Com a citação a autora dá autoridade, credibilidade, respaldo à sua opinião expressa no texto. Ela não clareia nenhumas ideias nem demonstra importância do tema com essa citação. 

    D

  • para mim letra A por ser uma citação

  • Shirley, é uma citação, mas o objetivo não é prestigiar a fala de um amigo.

    É de dar autoridade à argumentação mesmo.

    Vamos na fé.

  • O enunciado já mostra que é "dar autoridade à opinião expressa" por causa do "ao atribuir a um economista conhecido....."

  • Acredito que autoridade está no sentido de autoria.

    autoridade

    substantivo feminino

    1.direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar, de se fazer obedecer.

    2.entidade que detém esse direito ou poder.

  • TÍPICA QUESTÃO SUBJETIVA PARA ELIMINAR CANDIDATOS. FGV BANCA MALDITA

  • Geralmente, as alternativas C e D vem juntas em diversas questões como essa da FGV.  Já vi questões que a C está correta e outras que a D é a correta. Na maioria das vezes, quando se trata de textos jornalísticos, as referências aos especialistas são utilizadas para comprovação de fatos; dar mais autoridade. Já em textos argumentativos como os artigos, em que há uma subjetividade maior, é mais comum que sejam utilizadas para mostrar a importância do tema. 

  • José Geral, concordo com o teu comentário. Segui o mesmo raciocínio que você para responder a questão.

  • Tenho observado questões como essa da FGV, que retratam (quase sempre) a mesma resposta (dar autoridade à opinião expressa, ou algo do gênero).

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • ia marcar a correta, marquei a errada porque achei que era pegadinha da fgv

  • " “A inflação será forte este ano, mas a recessão vai derrubá-la no ano que vem", diz o economista José Roberto Mendonça de Barros. -> discurso de autoridade

    A recessão e a disparada do câmbio estão fazendo o ajuste externo, e o país pode ter dois anos de superávits altos." -> continuação da opinião da autora

  • GABARITO - D

    Um argumento de autoridade é um argumento baseado na opinião de um especialista para justificar uma conclusão.

    Um exemplo:

    Segundo a pesquisa “A Epidemiologia do Uso de Arma como Autodefesa”, de David Hemenway, professor e pesquisador de Harvard, que ouviu 14 mil cidadãos norte-americanos que foram vítimas de criminosos entre 2007 e 2011, apenas 0,9% das vítimas usou uma arma para se defender. Portanto, são raros os casos em que pessoas usarão suas armas para se defender.

    Bons estudos!