SóProvas


ID
1768312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade. Um dos campos visíveis dessas transformações é o casamento entre representação e democracia. É possível afirmar que, até então, em nenhum momento, a representação democrática — fundada em um sistema de checks and balances e de delegação universal da soberania dos indivíduos — havia sido constituinte das relações entre Estado e sociedade no país ou havia tido primazia sobre as demais formas de se pensar e estruturar a representação. Tampouco haviam surgido alternativas capazes de contestar o exercício da representação restrito à esfera estatal e de repensar a dualidade Estado e sociedade. 
     O cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação. Nesse processo, o sistema político passou por um movimento intenso de inovação institucional marcado pela pluralização do sistema partidário, pela democratização do sistema eleitoral, pela reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado no provimento de direitos sociais e pela criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular. Como se pode perceber, as mudanças não ficaram restritas à dimensão eleitoral e estatal da representação, mas atingiram a esfera de atuação da sociedade civil. A consolidação do sufrágio universal, como meio de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político.
Debora Rezende de Almeida. Pluralização da representação política e legitimidade democrática: lições das instituições participativas no Brasil. In: Opinião Pública, vol. 20, n.º, Campinas, jan.-abr./2014. Internet: (com adaptações).

Assinale a opção correta, de acordo com as ideias do texto.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    a) Interferiu, pois o cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação.


    b) Assim como as eleições, várias formas descentradas de manifestação da pluralidade foram consideradas importantes. As eleições foi apenas uma destas.


    c)


    d) Houve uma transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988.


    e) Certo. A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade.

  • Cespe muito maldosa em falar década de 80 do século passado, ou seja 1988. Está correto, mas há um certo preciosismo que não mede muito o conhecimento do mérito da questão... minha opinião

  • A "B" também correta na minha opinião. Tendo em vista que se foi apenas "um dos momentos de julgamento político" (conforme ultimo paragrafo do texto) não foi mais importante que os demais.

  • A respeito da letra "e":

    "A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade."

    Se a transição se iniciou no regime militar, que começou em 1964, ela não foi promovida apenas na década de 80 como a alternativa "e" deu a entender. Achei forçado a afirmativa, que me levou pro buraco, apesar de, antes de chegar na última alternativa, achar todas as outras erradas.

  • o que torna a letra B errada é o fato de ser pedido de acordo com o texto.
    E o texto afirma somente isso "as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político."
    enquanto a questão afirma b) Como as eleições constituem apenas um dos momentos de julgamento político, NÃO PODEM SER CONSIDERADAS MAIS IMPORTANTES DO QUE OS DEMAIS. o final tornou a questão errada pois o texto não afirma isso como verdade, poderíamos até deduzir isso como correto mas não foi afirmado pelo texto.

  • Acompanho o mesmo pensamento de Rafael Freitas!

  • Rafael Freitas, eu também pensei assim no início, mas como não achei alternativa, esvaziei minha cabeça e li mais focado no que as alternativas diziam e em relação a letra e, segue meu pensamento:

    A relação entre o Estado e a sociedade foi muito alterada com a transição democrática promovida na década de 80 do século passado.

    Nesse caso, o texto fala que a transação começou na década de 60, mas ela só foi promovida, originada, causada, efetivamente colocada em prática, consolidada com a CF88, na década de 80.

    Ora, antes disso era só um processo de transição, não podemos falar que em 64, no golpe militar, a transição da democracia foi promovida, na verdade, nosso regime de governo foi sofrendo transformações que ao final se deu numa democracia, e essa promoção para o regime democrático de governo se deu com a CF88. Assim, eu enxerguei que essa era a ideia do texto e é isso que a questão pediu.

     

    Espero ter ajudado.

     

    O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ.

  • Gab. E

     

    Pessoal, atenham-se ao texto. A questão já dá uma dica quando diz "ideias do texto". Não é dado, nesse caso, trazer concepções que não se encontram presentes no texto. A assertiva E pode ser claramente extraída da primeira linha do texto. Bastava transpor para a voz passiva (como consta da afirmativa E) e perceber que o advérbio de intensidade "muito" está para o advérbio de modo "profundamente" (ou seja, alterou bastante, muito). 

     

     "A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade."

     

    e) A relação entre o Estado e a sociedade foi muito alterada com a (pela) transição democrática promovida na década de 80 do século passado.

     

    Bons estudos!

  • Interpretação de texto na Fcc e CESPE é tiro na testa amigos... É preciso sexto sentido pra resolver essas questões

  • LETRA E

     

     A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade.

     

  • Nao entendi o erro da B

  • Eu também tive o mesmo pensamento do Rafael pois ao meu ver todas as questões estão erradas.

  • a) "Como se pode perceber, as mudanças não ficaram restritas à dimensão eleitoral e estatal da representação, mas atingiram a esfera de atuação da sociedade civil."

    b) "É possível afirmar que, até então, em nenhum momento, a representação democrática — fundada em um sistema de checks and balances e de delegação universal da soberania dos indivíduos — havia sido constituinte das relações entre Estado e sociedade no país ou havia tido primazia sobre as demais formas de se pensar e estruturar a representação." Ou seja, a partir daquele momento em diante passou a ter primazia sobre as formas de pensar e estruturar a representação.

    c) "A consolidação do sufrágio universal, como meio de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político."

    Manifestação da pluralidade. Ora, mas o que significa a pluralidade? O sentido é amplo. Ocorre através da manifestação da liberdade de consciência e expressão, dentre uma das maneiras de manifestação da pluralidade está o voto, como o próprio fragmento do texto supracitado menciona. Ou seja, o voto é uma das formas de manifestação da pluralidade, não é a única. E é através das formas descentradas da manifestação da pluralidade que houve a consolidação do sufrágio universal.

    d) "A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar..."

    e) É uma reescrita do primeiro período do texto: "  A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade ".

  • Fácil demaaaais!

    Fiquei entra a B e E, ponderei, refleti, invoquei, resolvi e errei! Foi tipo chutar a quina do móvel com o dedinho...

    Errei, respirei e tentei entender, e eis que se erige uma reflexão:

    B - Como as eleições constituem apenas um dos momentos de julgamento político, não podem ser consideradas mais importantes do que os demais.

    Começou bem, está no texto, "veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político.", depois de trazer esse pedaço tão amistoso deu uma rebosteada violenta que por cansaço engoli e me afoguei, espinha de peixe, demorou mas desceu! Fica a dica, mastigue bem antes de engolir...

    Note que o fim da alternativa "B" é uma inferência, não está no texto, nem de acordo, no texto não está se avaliando a importância está falando que têm várias, não vacila tia!

    Com relação à alternativa "E":

    [...] mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia",

    Salada de frutas, gosta? Com tomate?! A banca não se importa, é fruto, engula, é vitamina. Meu filho se atenha à terminologia!

    Mas cá entre nós, tá bem né? O Cérebro fumaceando depois de enfrentar várias disciplinas, pode acontecer, mas estava ali, só eu não quis ver!

    Conclusões:

    Nunca subestime uma alternativa, aí está a isca, as certas sempre parecerão erradas e as erradas, certas, analise!!!

    Aprenda isso aqui para não borrar o gabarito com lágrimas.