SóProvas



Prova CESPE - 2015 - TRE-MT - Conhecimentos Gerais para o Cargo 6


ID
1768312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade. Um dos campos visíveis dessas transformações é o casamento entre representação e democracia. É possível afirmar que, até então, em nenhum momento, a representação democrática — fundada em um sistema de checks and balances e de delegação universal da soberania dos indivíduos — havia sido constituinte das relações entre Estado e sociedade no país ou havia tido primazia sobre as demais formas de se pensar e estruturar a representação. Tampouco haviam surgido alternativas capazes de contestar o exercício da representação restrito à esfera estatal e de repensar a dualidade Estado e sociedade. 
     O cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação. Nesse processo, o sistema político passou por um movimento intenso de inovação institucional marcado pela pluralização do sistema partidário, pela democratização do sistema eleitoral, pela reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado no provimento de direitos sociais e pela criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular. Como se pode perceber, as mudanças não ficaram restritas à dimensão eleitoral e estatal da representação, mas atingiram a esfera de atuação da sociedade civil. A consolidação do sufrágio universal, como meio de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político.
Debora Rezende de Almeida. Pluralização da representação política e legitimidade democrática: lições das instituições participativas no Brasil. In: Opinião Pública, vol. 20, n.º, Campinas, jan.-abr./2014. Internet: (com adaptações).

Assinale a opção correta, de acordo com as ideias do texto.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    a) Interferiu, pois o cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação.


    b) Assim como as eleições, várias formas descentradas de manifestação da pluralidade foram consideradas importantes. As eleições foi apenas uma destas.


    c)


    d) Houve uma transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988.


    e) Certo. A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade.

  • Cespe muito maldosa em falar década de 80 do século passado, ou seja 1988. Está correto, mas há um certo preciosismo que não mede muito o conhecimento do mérito da questão... minha opinião

  • A "B" também correta na minha opinião. Tendo em vista que se foi apenas "um dos momentos de julgamento político" (conforme ultimo paragrafo do texto) não foi mais importante que os demais.

  • A respeito da letra "e":

    "A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade."

    Se a transição se iniciou no regime militar, que começou em 1964, ela não foi promovida apenas na década de 80 como a alternativa "e" deu a entender. Achei forçado a afirmativa, que me levou pro buraco, apesar de, antes de chegar na última alternativa, achar todas as outras erradas.

  • o que torna a letra B errada é o fato de ser pedido de acordo com o texto.
    E o texto afirma somente isso "as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político."
    enquanto a questão afirma b) Como as eleições constituem apenas um dos momentos de julgamento político, NÃO PODEM SER CONSIDERADAS MAIS IMPORTANTES DO QUE OS DEMAIS. o final tornou a questão errada pois o texto não afirma isso como verdade, poderíamos até deduzir isso como correto mas não foi afirmado pelo texto.

  • Acompanho o mesmo pensamento de Rafael Freitas!

  • Rafael Freitas, eu também pensei assim no início, mas como não achei alternativa, esvaziei minha cabeça e li mais focado no que as alternativas diziam e em relação a letra e, segue meu pensamento:

    A relação entre o Estado e a sociedade foi muito alterada com a transição democrática promovida na década de 80 do século passado.

    Nesse caso, o texto fala que a transação começou na década de 60, mas ela só foi promovida, originada, causada, efetivamente colocada em prática, consolidada com a CF88, na década de 80.

    Ora, antes disso era só um processo de transição, não podemos falar que em 64, no golpe militar, a transição da democracia foi promovida, na verdade, nosso regime de governo foi sofrendo transformações que ao final se deu numa democracia, e essa promoção para o regime democrático de governo se deu com a CF88. Assim, eu enxerguei que essa era a ideia do texto e é isso que a questão pediu.

     

    Espero ter ajudado.

     

    O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ.

  • Gab. E

     

    Pessoal, atenham-se ao texto. A questão já dá uma dica quando diz "ideias do texto". Não é dado, nesse caso, trazer concepções que não se encontram presentes no texto. A assertiva E pode ser claramente extraída da primeira linha do texto. Bastava transpor para a voz passiva (como consta da afirmativa E) e perceber que o advérbio de intensidade "muito" está para o advérbio de modo "profundamente" (ou seja, alterou bastante, muito). 

     

     "A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade."

     

    e) A relação entre o Estado e a sociedade foi muito alterada com a (pela) transição democrática promovida na década de 80 do século passado.

     

    Bons estudos!

  • Interpretação de texto na Fcc e CESPE é tiro na testa amigos... É preciso sexto sentido pra resolver essas questões

  • LETRA E

     

     A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade.

     

  • Nao entendi o erro da B

  • Eu também tive o mesmo pensamento do Rafael pois ao meu ver todas as questões estão erradas.

  • a) "Como se pode perceber, as mudanças não ficaram restritas à dimensão eleitoral e estatal da representação, mas atingiram a esfera de atuação da sociedade civil."

    b) "É possível afirmar que, até então, em nenhum momento, a representação democrática — fundada em um sistema de checks and balances e de delegação universal da soberania dos indivíduos — havia sido constituinte das relações entre Estado e sociedade no país ou havia tido primazia sobre as demais formas de se pensar e estruturar a representação." Ou seja, a partir daquele momento em diante passou a ter primazia sobre as formas de pensar e estruturar a representação.

    c) "A consolidação do sufrágio universal, como meio de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político."

    Manifestação da pluralidade. Ora, mas o que significa a pluralidade? O sentido é amplo. Ocorre através da manifestação da liberdade de consciência e expressão, dentre uma das maneiras de manifestação da pluralidade está o voto, como o próprio fragmento do texto supracitado menciona. Ou seja, o voto é uma das formas de manifestação da pluralidade, não é a única. E é através das formas descentradas da manifestação da pluralidade que houve a consolidação do sufrágio universal.

    d) "A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar..."

    e) É uma reescrita do primeiro período do texto: "  A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade ".

  • Fácil demaaaais!

    Fiquei entra a B e E, ponderei, refleti, invoquei, resolvi e errei! Foi tipo chutar a quina do móvel com o dedinho...

    Errei, respirei e tentei entender, e eis que se erige uma reflexão:

    B - Como as eleições constituem apenas um dos momentos de julgamento político, não podem ser consideradas mais importantes do que os demais.

    Começou bem, está no texto, "veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político.", depois de trazer esse pedaço tão amistoso deu uma rebosteada violenta que por cansaço engoli e me afoguei, espinha de peixe, demorou mas desceu! Fica a dica, mastigue bem antes de engolir...

    Note que o fim da alternativa "B" é uma inferência, não está no texto, nem de acordo, no texto não está se avaliando a importância está falando que têm várias, não vacila tia!

    Com relação à alternativa "E":

    [...] mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia",

    Salada de frutas, gosta? Com tomate?! A banca não se importa, é fruto, engula, é vitamina. Meu filho se atenha à terminologia!

    Mas cá entre nós, tá bem né? O Cérebro fumaceando depois de enfrentar várias disciplinas, pode acontecer, mas estava ali, só eu não quis ver!

    Conclusões:

    Nunca subestime uma alternativa, aí está a isca, as certas sempre parecerão erradas e as erradas, certas, analise!!!

    Aprenda isso aqui para não borrar o gabarito com lágrimas.


ID
1768315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade." -Manual de Redação da Presidência da República

  • Questão sopa no mel !

  • A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

  • (GABARITO C)


    A) O uso do padrão culto de linguagem, em princípio, e por definição é avesso a vocábulos de circulação restrita (meio em que circula), como a gíria e o jargão.


    B) Não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais.


    C) Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Para ela concorrem:

    - a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações;

    - o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

    - a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade;

    - a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.


    D) Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evite usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina.


    E) A linguagem formal deve ser observada SEMPRE.



  • Se você foi um dos que ficou em dúvida entre a "B" e a "C", guarde o seguinte: quando tiver "padrão oficial" na alternativa, está errado. Na prova do TRE-PI a CESPE usou o mesmo termo, "padrão oficial" numa das alternativas que estava errado.

  • A forma de tratamento doutor / não é uma FORMA DE TRATAMENTO, mas sim um TÍTULO ACADÊMICO 

    Pode ser utilizado para bachareis em direito e medicina. 

     

  • Não concordo porque a questao diz que o padrao culto de linguagem  e a impessoalidade favorecem a clareza, mas o manual diz :a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficia, nao diz que favore, diz que deve. O CESPE tambem inventa demais.

  • Alternativa C : CORRETA

    Pagina 6 do Manual:

    A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:

    a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;

    b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

    c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;

    d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.

  • Ora bolas!!! padrão oficial x padrão culto da linguagem a CESPE vira e mexe não se decide!!! Há várias questões que o correto é afirmar padrão oficial de linguagem. Errei, pq olhei no que já havia considerado padrão ''correto'' da CESPE. PQP!!! 

  • Galera,pra começar não existe o tal "Parão Oficial",pois o póprio Manual de Redação da Pesidência diz isso.O que existe é a norma culta(linguagem formal) nas comunicações oficiais,que aliada à impessoalidade torna clara a mensagem passada.A CESPE tem essa mania de criar afirmações para confundir.

  • Gabarito letra C.

    Não existe propriamente um "padrão oficial de linguagem

    (2017/TRF-1ªR/Técnico) De acordo com o MRPR, não existe um padrão oficial de linguagem. CERTO

                

    (2012/TJ-AC/Analista) As características da redação oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, concisão e uso do padrão culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administração pública obedecerá aos princípios de impessoalidade, publicidade e eficiência, entre outros. CERTO

  • a) Vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão, devem ser evitados em comunicações oficiais.

     

    b) De acordo com o MRPR, não existe um padrão oficial de linguagem.

     

    d) Doutor não é forma de tratamento.

     

    e) Em comunicações oficiais a linguagem formal é obrigatória.

  • (GABARITO C).


ID
1768318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Ainda com base no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta a respeito das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial.

Alternativas
Comentários
  • a) Nos expedientes de padrão ofício, apenas o memorando não exige vocativo;

    b) É necessário constar o nome, logo em seguida, o cargo;

    c) Os fechos adequados são: Atenciosamente (mesma hierarquia ou hierarquia inferior) ou Respeitosamente (hierarquia superior);

    d) A impessoalidade decorre de ausência de impressões pessoais de quem comunica, impessoalidade de quem recebe a comunicação, caráter impessoal do próprio assunto tratado. " A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade."

    e) CORRETA.

      

    Manual de Redação da Presidência da República

  • Letra (e)


    3.4.2. Forma e Estrutura - > Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício,com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.


      Exemplos:


      Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos


    Fonte: MRPR

  • Quanta questão repetida! 

  • A) Errada. Dentro da forma Padrão Ofício, apenas é dispensado o uso de vocativo em memorandos;
    B) Errada. Visto que será necessário constar nome e cargo do destinatário;
    C) Errada. Não existe discricionariedade para escolher a melhor forma de fecho, visto que existem apenas dois fechos com duas regras, vinculadas ao MRPR. Repare:
    - Respeitosamente: Autoridades de cargo superior ao do remetente;
    - Atenciosamente: Autoridades de mesmo nível ou inferior ao do remetente;
    D) Errada. A impessoalidade deve ser garantida em cada particularidade do texto desde de o uso de pronomes de tratamento até os fechos do documento;
    E) CERTA. MRPR:

     3.4. Memorando
    3.4.2. Forma e Estrutura
    Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

  • No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

    E.

  • Letra E.

    a) Errado. O vocativo é empregado, embora não conste oficialmente nos elementos elencados no MRPR.

    Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.

  • Desatualizada.


ID
1768321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção correta no que concerne às comunicações oficiais tratadas no Manual de Redação da Presidência da República.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar : B

     Acredito que a questão será anulada já que esta alternativa está completamente falsa e as outras também. O aviso é que é expedido exclusivamente por Ministros de Estado.

  • Questão totalmente estranha !

  • Tomei um susto quando vi o gabarito. Eu marquei a D por exclusão das outras, mas ela também não está correta porque, embora uma das finalidades da exposição de motivos seja a proposição de uma medida, esta não é a única finalidade já que há outras como informar ao Presidente ou Vice-Presidente da República (que são os destinatários de uma Exposição de Motivos) sobre determinado assunto ou submeter a sua consideração projeto de ato normativo. 

  • O cara só podia estar bêbado quando elaborou essa questão. Erro grotesco!!


    Se pedissem para marcar a alternativa menos errada, a alternativa "d" estaria correta.

  • Que piada esse examinador! A questão Q587928 para cargo 7 também tem este erro.


    Também concordo que a menos errada seria a letra D.
  • O ofício não é expedido exclusivamente por ministros de Estado. Questão sem resposta completamente correta.

  • O que tá acontecendo, a banca enlouqueceu!!!!!!!!

      Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

      a) informá-lo de determinado assunto;

      b) propor alguma medida; ou

      c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo

      Alternativa: D


  • Trata-se de AVISO:


    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Ofício expedido por Ministros de Estado ? Oi ?

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Essa foi p eu dormir kkkkkkkkkkkk.

  • - Sem gabarito, até o examinador se decidir - 



    5. Mensagem

    5.1. Definição e Finalidade

      É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.



    Avante!
  • a) Errada. A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos;

    b) Errada. o ofício não é emitido exclusivamente por ministros de Estado e sim para e pelas demais autoridades. 

    c) Errada.  O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão;

    d) Certa. Uma das finalidades da exposição de motivos é a proposição de uma medida.

    e) Errada. O "e-mail" pode sim ser usado em comunicações oficiais. 


  • Questão anulada pelo CESPE.

  • Questão ANULADA



    Prova (questão 08): http://www.cespe.unb.br/concursos/TRE_MT_15/arquivos/210TREMT_CG3_01.pdf

    Gabarito Definitivo: http://www.cespe.unb.br/concursos/TRE_MT_15/arquivos/Gab_Definitivo_210TREMT_CG3_01.pdf

  • Questão anulada.

    Justificativa Cespe: "Não há opção correta, uma vez que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia e o ofício é expedido para e por demais autoridades". 

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/TRE_MT_15/arquivos/TRE_MT_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF

     

  • B i z a r r a !

    CESPE novamente forçou a amizade.

     

    Li e não entendi sua justificativa, o gabarito deveria ser letra D. Aliás, qual o erro da D?

    Pena de quem fez esse concurso e foi prejudicado. 

  • Fiquei PASSADAAAAAAAAAAAA com o gabarito preliminar!! Olhei umas 10 vezes antes de postar!! 

     

    Gabarito PRELIMINAR: B

    Gabarito DEFINITIVO: ANULADO

     

    Justificativa do CESPE: Não há opção correta, uma vez que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia e o ofício é expedido para e por demais autoridades.

  • Já que esta pergunta foi anulada, poderiam tirar daqui.

  • A alternativa B está totalmente errada, pois o ofício trata de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública E TAMBÉM PARTICULAR, além de não ser emitido exclusivamente por ministros de Estado E SIM PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

  • A Alternativa correta é a letra D

    Letra A

    A mensagem não é destinada ao poder Judiciário

    Letra B

    O AVISO é emitido exclusivamente por Ministros de Estado

    Letra C

    Comunicações internas, dentro de um mesmo órgão.

    Letra D

    Correta

    Letra E

    Podem sim ser usadas em comunicações oficiais.


ID
1768324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


    (a) art, 168,  Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

    (b) Art. 60-A. O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.

    (c) É aplicado também aos servidores ocupantes de cargo em comissão

    (d) Art. 35. A exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança dar-se-á:  I - a juízo da autoridade competente;  II - a pedido do próprio servidor.

    (e)  Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.
  • Letra (a)


    L8112


    “Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.


    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade”.


    Nesse mesmo sentido, encontra-se a jurisprudência desta Corte:


    “RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. AGRAVAMENTO DE PENALIDADE. DISCREPÂNCIA ENTRE A PENALIDADE APLICADA POR MINISTRO DE ESTADO E AS CONCLUSÕES DA COMISSÃO DISCIPLINAR. Ato de ministro de Estado que aplica penalidade de suspensão por noventa dias. Agravamento em relação à penalidade de advertência indicada no relatório de comissão disciplinar. Fundamentação insuficiente. Leitura do art. 168 da Lei 8.112/1990. O art. 168 da Lei 8.112/1990 não obriga a autoridade competente a aplicar a penalidade sugerida no relatório de comissão disciplinar, mas exige, para o agravamento dessa pena, a devida fundamentação. Nesse sentido, vencido o ministro relator, que dava parcial provimento ao recurso para restabelecer pena de advertência. Por maioria, recurso ordinário conhecido em parte, afastadas as demais alegações de nulidade, e, nessa parte, provido, para anular o ato impugnado, sem prejuízo de que outro venha a ser praticado com a devida fundamentação”. (grifei) (RMS 24561, Rel. Min. Marco Aurélio, Red. p/ Acórdão: Min. Joaquim Barbosa, Primeira Turma, DJ 18.6.2004)

  • Não existe demissão a pedido no serviço público.

  • O servidor pede a exoneração e não demissão.


  • Errei porque confundi a letra A

    Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.


    * nesse caso, ainda não há decisão


    É diferente de:


    Da revisão do processo não poderá resultar agravamento de penalidade.

    ** já nesse caso, uma decisão, e houve pedido de revisão.
  • Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

      Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.


    Alguns de nós eram faca na caveira...



  • A - CERTO - 
    Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos. 
    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.



    B - ERRADA - 
    Art. 60-A. O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.



    C - ERRADA -
    Art. 9o A nomeação far-se-á:
    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;
    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.



    D - ERRADA - 
    A demissão possui caráter punitivo, caso o servidor deseja se desligar da administração deverá pedir exoneração do cargo.  



    E - ERRADA - 
    Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública. 

  • Questão um tanto estranha, haja vista que o enunciado pede: No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, assinale a opção correta.    

    E depois banca traz como gabarito a :Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

    Um tanto estranho pois eu pensava que a lei que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União era a lei 8.112/90 e não a lei 9.784/99.


  • Autoridade Julgadora tem o livre poder para agravar penalidade diante de controvérsias apresentadas no relatório.

  • (A)
    Outra que ajuda:
    Q59864

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: AGU Prova: Agente Administrativo

    No que se refere ao julgamento do processo administrativo disciplinar, na hipótese de o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta.(C)

  • Autos são as peças constitutivas de um processo, tais como as petições, termos de audiências, certidões

  • acertei por exclusão

  • Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

  • Sobre a D: Não existe demissão a pedido, e sim exoneração. Diferença: a primeira é penalidade, a segunda não.

  • Seção II

    Do Julgamento

     Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

    Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

  • (A)

    Outra que ajuda:


    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-MT Prova: Conhecimentos Gerais para o Cargo 7

    No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, assinale a opção correta.


    a)A vacância do cargo público poderá decorrer de demissão efetivada a pedido do servidor.


    b)O servidor público pode ser responsabilizado civilmente por dar ciência à autoridade superior sobre ato de improbidade administrativa praticado por outro servidor público da qual tenha conhecimento em decorrência de seu cargo.


    c)A autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar poderá, motivadamente, aumentar a penalidade proposta no relatório da comissão processante na hipótese de esse relatório contrariar as provas dos autos.


    d)O auxílio-moradia, que poderá ser concedido quando não houver imóvel funcional disponível para uso pelo servidor, consiste no ressarcimento das despesas realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, devendo a comprovação das despesas ser feita no final de cada ano.


    e)A nomeação dos servidores públicos federais para cargos de provimento em comissão dispensa a observância da Lei n.º 8.112/1990, cuja aplicação restringe-se aos servidores públicos nomeados em caráter efetivo.

  • A) CORRETA!

    Regra -> Autoridade Julgadora é vinculada ao relatório

    Exceção -> Quando o relatório contrariar os autos

     

    Quando contrarias os autos, a AUTORIDADE JULGADORA pode;

    - Agravar a penalidade

    - Abrandar a penalidade 

    - Isentar o servidor de responsabilidade.

     

    B) ERRADA!

    Comprovação das despesas -> Deve ser feita no periodo de UM MÊS!

     

    C) ERRADA!

    Abrangência da Lei 8.112

    - Cargos Públicos Efetivos

    - Cargos Públicos e Funções Comissionadas

     

     D) ERRADA!

    NÃO HÁ DEMISSÃO A PEDIDO.

    Demisão -> Penalidade

    Exoneração -> Inabilitação em estágio probatorio ou a pedido

     

    E) ERRADA!

    Dá ciência sobre ato de improbidade/ ou outra falta -> NÃO será punido

    Revelar segredo que tem em função do cargo -> PENA de DEMISSÃO

  • ATUALIZANDO A ASSERTIVA B : É ATÉ 2 MESES.

    SE LIGA PESSOAL !!!!

     

  • O prazo da B é de 1 mês, segundo o Artigo 60-A - 8.112

  • ART. 168,parágrafo único.


    QUANDO O RELATÓRIO DA COMISSÃO CONTRARIAR AS PROVAS DO AUTOS, A AUTORIDADE JULGADORA PODERÁ, MOTIVADAMENTE, AGRAVAR A PENALIDADE PROPOSTA, ABRANDÁ-LA OU ISENTAR O SERVIDOR DE RESPONSABILIDADE.


    Firme e forte. Deus conosco.



  • Quando o relatório contrariar a prova dos autos, a autoridade competente, não concordando com a pena, pode tanto DIMINUIR, OU AGRAVAR A PENA!!!!! O relatório é feito pela comissão, quem decide acatar é a autoridade competente e cabe a ela averiguar e decidir qual pena / sanção aplicar!



    "Si vis pacem, para bellum!"

    Bons estudos!

  •   Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

           Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

  • ALTERNATIVA D: NÃO EXISTE DEMISSÃO A PEDIDO, POIS ELA É UMA PENALIDADE. NESSE CASO, SERIA EXONERAÇÃO A PEDIDO. AVANTE!!

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art, 168, Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

    b) ERRADO: Art. 60-A. O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.

    c) ERRADO: Art. 9o A nomeação far-se-á: II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

    d) ERRADO: Art. 35. A exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança dar-se-á: I - a juízo da autoridade competente; II - a pedido do próprio servidor.

    e) ERRADO: Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

  • Minha contribuição.

    8112

    PAD

    Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

    Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

    Abraço!!!

  • GABARITO A!

    Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

    CESPE - 2014 - ANATEL

    A autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar instaurado contra o servidor deve acatar, em regra, o relatório final da comissão processante. CERTO!

  • No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, é correto afirmar que: A autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar poderá, motivadamente, aumentar a penalidade proposta no relatório da comissão processante na hipótese de esse relatório contrariar as provas dos autos.


ID
1768327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Constitui regra deontológica do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    d) Das Regras Deontológicas -> II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.


    XV - E vedado ao servidor público;


    a) p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    e) d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;


    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:


    b) f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

    c) c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

  • Das Regras Deontológicas

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • É sério mesmo que eu vou ter que decorar todo o Código de Ética para saber o que são regras deontológicas e o que são deveres?

  • Aliás, regras deontológicas também são deveres, conforme o dicionário: "A deontologia também pode ser o conjunto de princípios e regras de conduta ou DEVERES de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o Código de Ética de sua categoria."

    Os examinadores do Cespe perderam a criatividade

  • Cespe passando de maliciosa pra ridícula já. "Enfiar" um "é dever do servidor...", chega ser esdruxulo, mas enfim vamos que vamos.

  • Pessoal, aprendi um macete que me fez nunca mais errar a diferença entre regras deontológicas e deveres. Os deveres sempre tem em seu texto da lei o verbo no infinitivo( fazer, ser, usar.....) Veja;


    A) de EXERCER atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.


    B) de TER consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.


    C) de SER probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.


    D) Não tem verbo no infinitivo( GABARITO)


    E) de USAR de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.


    Parece besta, mas sempre funcionou para qualquer banca.

  • Decoreba na CESP??? VALHA ME

  • Caro colega Dimas o " desprezar " não é verbo no infinitivo presente no item "d" ? 

  • Regra Deontológicas

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • Bom o macete do Colega Dimas, poucas regras deontológicas tem no começo verbo no infinitivo.

  • Gabarito "D"

    Contribuindo com as informações de Fábio Klein em outra questão.

    Ponto comum de cada parte do Decreto 1.171/94.

    Parte 1 - As regras Deontológicas:
    As recomendações dizem respeito as qualidades de sentido amplo, abstratas e subjetivas, exigidas pelo serviço público, tais como: "dignidade"; "consciência dos princípios morais"; "elemento ético"; "tratar bem"; "dizer a verdade"; "respeito"; "colaboração"...

    Parte 2 - Deveres do Servidor Público:
    Vc vai notar a grande presença de termos mais objetivos, principalmente verbos que indicam o trato no atendimento / eficiência / performance profissional: "desempenhar"; "tratar cuidadosamente"; "ser cortês"; "cumprir com as tarefas"...

    Parte .3 - Vedações do Servidor Público:
    Vc vai perceber que trata-se de proibições de uso do cargo ou função seja para favorecer alguém ou a si mesmo, seja para prejudicar alguém. Perceba a presença de verbos que indicam o desvio da finalidade do interesse público: "prejudicar"; "procrastinar"; "alterar"; "deturpar"; "desviar", etc. Não é à toa que tais infrações de conduta estão nesta seção III (vedações): sem dúvida são as infrações mais graves.

    Bons estudos!
  • Gabarito Letra D. Vai uma boa dica sobre a questão, para não termo que, necessariamente, decorar o Decreto 1171:



    Deveres e Vedações são capítulos específicos no Código de Ética dos Servidores Públicos  Civis, portanto não se integram, em regra, aos princípios deontológicos. 

    As regras deontológicas, por sua vez, estão mais intimamente ligadas à fundamentação primária e genérica da Ética no Serviço Público. Representa os cuidados básicos do servidor com os administrados, com os equipamentos e instalações e orienta o princípios elementares da conduta Ética, como respeito à hierarquia, a harmonização da sua vida privada a sua atividade pública.
  • Resposta : D


    Seção I

    Das Regras Deontológicas



    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • Válida a dica do colega Dimas...a dica se aplica a quase todas as regras e deveres, o que já ajuda bastante! Vale a pena conferir!

  • Realmente concordo com a crítica dos colegas com o nível de decoreba, acertei a questão ao ler antes o significado de "Deontologia", talvez seja a melhor forma de "decorar" as regras deontológicas, qual seja:

    Deontologia (do grego δέον, translit. deon"dever, obrigação" + λόγος, logos, "ciência"), na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas, segundo a qual as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito. Ou ainda, parte da Filosofia que trata dos princípios, fundamentos e sistemas da moral.

    Portanto, das alternativas da questão, a letra d) é a que é mais genérica, a que tem uma carga axiológica maior.

    As outras alternativas que indicam direitos e deveres do servidor se enquadram a situações mais específicas, com uma carga axiológica menor, vejam:

    a) a vedação, ao servidor público, de exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    b) o dever do servidor de ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

    c) o dever do servidor de ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

    e) a vedação, ao servidor público, de usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

  • Valeu Dimas Pereira, pra mim valeu muito a sua dica (macete). Pode até ser que não funcione para todas as questões, mas com certeza pra mim serviu, obrigado.

  • Nenhuma delas possui "o dever" ou "a vedação" em seu texto, apenas um breve enunciado em voz passiva. 

    As regras deontológicas nem enunciado possuem. Logo, todos os incisos das regras deontológicas possuem sujeito. Claro que elas podem ter verbos no infinitivo, porém são de locuções verbais. 

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.


    Os deveres possuem um breve enunciado em voz passiva e o sujeito é indeterminado. Por isso iniciam com verbo no infinitivo (igual as competências privativas do Poder Executivo) - como já dito nos comentários.

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;


    Logo, 


    a) a vedação, ao servidor público, de exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    Exercer atividade profissional aética ou ligar... (conduta negativa - vedação ou invenção do cespe)


    b) o dever do servidor de ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

    Ter consciência de que seu trabalho é regido por... (conduta positiva - verbo no infinitivo é dever)


    c) o dever do servidor de ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

    Ser probo, reto, legal... (conduta positiva - verbo no infinitivo é dever)


    d) o dever do servidor público de jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

    Jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

    Se omitissem o "jamais", além de ser uma conduta negativa, não restaria resposta correta. A banca, no máximo, poderia colocar ele após o verbo - desprezar jamais. Mas ai, além de ser muita sacanagem, e ficar estranho, ACREDITO que nenhum dever ou vedação do decreto possui advérbio formando locução adverbial logo no início da frase - se tiver, deve terminar com "mente" (deliberadamente, habitualmente, etc).


    e) a vedação, ao servidor público, de usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

            Usar artifícios para procrastinar ou dificultar... (conduta negativa - vedação ou invenção do cespe)

  • O comentário lá embaixo do colega Dimas, está equivocado.

    Na letra D : o dever do servidor público de jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

    Tem sim verbo no infinitivo depois do dever: Dever de jamais desprezar.

    Macete furado!

  • Regras deontológicas 

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

  • Gabarito = D

    Código de Ética Profissional - Decreto Nº 1171/94

    Das Regras Deontológicas (São as Regras Gerais que nortearão a conduta do Servidor)

    II - O servidor Público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta...

  • Marcia Cruz, excelente seu raciocínio sobre essa lei. Obrigada por compartilhar!!!


    Deus nos abençõe e fortaleça!!

  • Ótimo macete esse dos verbos ( ter, ser usar) para quando se tratarem dos deveres.....outra dica para diferenciar as regras deontológicas dos deveres é que as regras deontológicas usa muito os conceitos de ética, moral, normas de conduta, ou seja são aspectos mais subjetivos, já os deveres é algo mais objetivo por exemplo( jamais retardar prestação de contas, ser assíduo, apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas) ou seja, são condutas muito ligadas ao dia a dia do trabalho do servidor....e as proibições é tudo que é ruim, que não deve ser cometido de forma alguma.

  • Essa dica de subjetividade na hora da prova deve funcionar que é uma beleza... só que não.

  • A banca foi bem maldosa nessa questão, levando em consideração que boa parte dos concurseiros de verdade usam macetes, como por exemplo, o uso de verbos no infinitifo para os deveres. Desta vez, ela apenas colocou uma regra deontológica e refez a frase no verbo do infinitivo! (O DEVER do servidor público de jamais desprezar o elemento ético de sua conduta)

     Esses macetes funcionam, mas macacos velhos de concurso devem ficar atentos a todas as pegadinhas das bancas. 

  • Olá, Dimas! Ótima dica.

    Porém as VEDAÇÕES do Servidor Público também tem verbo no INFINITIVO, e quase todos. 

    Ainda não encontrei algo que seja suficiente para distinguir VEDAÇÕES DE DEVERES, por terem praticamente os verbos no infinitivo.

    Qualquer dica (quem souber) será bem-vinda.

     

  • honestamente, não entendi como a dica do Dimas funciona se "jamais desprezar" (gabarito) tem um verbo no infinitivo e a estrutura é igualzinha à das letras B e C.

    b) o dever do servidor de TER consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

     c) o dever do servidor de SER probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

     d) o dever do servidor público de jamais DESPREZAR o elemento ético de sua conduta.

  • Saudades do tempo em que era bom em ética, décreto 1171 ://
    AFF

  • Ojeriza dessa questão.

  • De verdade, pra não errar uma questão dessa tem só um "macete": decorar! sad but true :(

  • Questãozinha safada essa!!! Não caiam nos macetes dos verbos. Decorem pelamorrr!!

    Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

     

    O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • Com o advento do MPU só mesmo decorando. viram como o edital tá simples ( não tem RL nem informatica)? e o preço das inscrições? só vai passar que DE-CO=RAR a lei. não tem outro caminho.

  • Concordo com Maris, mas tenho convicção de que a CESPE irá se "aprofundar" na PT PGR/MPU 98/17, ela é recente, não temos nada de questões sobre ela, é o elemento surpresa perfeito para a banca nos "pegar de 4".

  • GAB.: D

    Os deveres sempre possuem verbo no infinitivo :)

  • Para mim essa questao deveria ser anulada, pois a alternativa D se refere a o inciso II das regras deondologicas, in verbis: II - O servidor público não poderá jamais desprezar o
    elemento ÉTICO de sua conduta. ....

    Onde diz DEVER??

     

     

  • REGRAS DEONTOLÓGICA = Subjetivo/Abstrato - É ideia ou comportamento que atinge o próprio servidor e a administração. Ideias não se materializam sem ações, logo ideias não modificam o mundo e não são perceptíveis.

    PRINCIPAIS DEVERES = Objetivo/Concreto - É a conduta proativa do servidor que atinge materialmente a administração e administrados. Ou seja, a ação modifica o mundo. 


    Resolvendo a questão com esse método:

    Q589440 - Constitui regra deontológica do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal:

    B) o dever do servidor de ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

    Errado. A primeira parte pode confundir, pois diz "ter consciência [...] princípios ético", mas a parte destacada coaduna que a ação do servidor reflete materialmente no mundo, ou seja, ele trabalhando em conformidade aos princípios trará benefícios perceptíveis ao serviço público.

    C) o dever do servidor de ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

    Errado. O sublinhado dá a entender que é uma ideia abstrata, mas a parte azul denota que a ação do servidor alterará concretamente o mundo real, pois o servidor será sujeito ativo numa conduta que é escolher uma das duas opções.

    D) o dever do servidor público de jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

    Certo. Aqui se vê um ideal abstrato que não reflete de maneira pontual no serviço. O servidor tem que prezar a ética.

  • O comentário "mais útil" menos útil que já vi.... a d) também tem verbo no infinitivo

  • II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • Que macete nada galera, leiam o código de ética e procurem assimilar..

    As regras deontológicas estão mais ligadas aos "princípios éticos", algo mais abstrato, algo que está além de uma simples conduta do servidor

    Como por exemplo, "jamais deixar de lado o elemento ético de sua conduta"

  • Decreto 1171/94:

     

    CAPÍTULO I 

     

    Seção I 

    Das Regras Deontológicas

     

    Letra D) II.

     

    Seção II 

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

     

    Letras B e C)

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

     

    c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

     

    Seção III 

    Das Vedações ao Servidor Público 

     

    Letras A e E)

     

    XV - É vedado ao servidor público:

     

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

     

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

  • Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação.

  • Tendi nada, não é tudo regra deontológica aí não?

    Alguém me explica pfv

  • Na próxima eu acerto!!!

    Em 26/09/21 às 17:02, você respondeu a opção C. ! Você errou!

    Em 19/09/21 às 21:44, você respondeu a opção A. ! Você errou!


ID
1768330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com relação ao Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso (RI-TRE/MT), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • - LETRA B - 



    Letra A) Art. 114, § 3º Os recursos eleitorais não terão efeito suspensivo (Código Eleitoral, art. 257).


    Letra B) Art. 17, I, k) os incidentes relativos ao pedidos de anotação de órgãos partidários.


    Letra C) Art, 2º, II, §1º -  Serão escolhidos por nomeação do Presidente da República.


    Letra D)  Art. 49 O Tribunal deliberará por maioria de votos com a presença da maioria de seus membros.

    Parágrafo único.  Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros, o Tribunal poderá declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público.


    Letra E) Art. 124 São penas disciplinares aplicadas aos magistrados da Justiça Eleitoral: I – advertência; II – censura; III – destituição das funções eleitorais, por interesse público, quando o magistrado:


    Fonte: http://www.tre-mt.jus.br/eleicoes/eleicos-anteriores/eleicoes-2014/normas-e-documentacoes-tre-mt/tre-mt-regimento-interno-resolucao-no-1152-2012-texto-compilado


    Avante!



  • A - recurso eleitorais não podem ter efeito SUSPENSIVO

    B-   ( GABARITO )

    C- INDICADOS NÃO, ESCOLHIDOS

    D- VOTO DA MAIORIA ABSOLUTA APENAS

    E-  PENAS ESTAS APLICÁVEIS SOMENTE AOS MAGISTRADOS
  • TRE-RJ

    ART. 78

    § 2º Efetuado o julgamento, com o quorum mínimo de 5 (cinco) membros do Tribunal, incluído o Presidente, que participa da votação, proclamar-se-á a inconstitucionalidade ou a constitucionalidade do preceito ou ato impugnado, se num ou noutro sentido se tiver manifestado a maioria absoluta dos membros do Tribunal.

    Art. 21. Compete, ainda, privativamente ao Tribunal:

    VII - aplicar as penas disciplinares de advertência, censura e de suspensão por até trinta dias aos juízes eleitorais, comunicando ao Presidente do Tribunal de Justiça e ao Corregedor-Geral de Justiça (Código Eleitoral, art. 30, inciso XV, e art. 42, inciso II, da Lei Orgânica da Magistratura Nacional - LOMAN); 

    VIII - determinar instauração de processo administrativo disciplinar contra juiz-membro do Tribunal ou contra juiz eleitoral (Resolução CNJ nº 135, de 2011);

    Art. 2º O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - TRE-RJ -, com sede na Capital e jurisdição em todo Estado, compõe-se de sete membros titulares assim escolhidos:

    § 1º Os substitutos dos membros titulares do Tribunal serão escolhidos pelo mesmo processo e em número igual para cada categoria (Código Eleitoral, art. 15).


ID
1768333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com relação ao Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • - LETRA B -


    Letra A) Art. 33 A distribuição e redistribuição dos feitos da competência do Tribunal serão realizadas por sorteio automático, mediante sistema informatizado padronizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, de modo alternado e aleatório, obedecida rigorosa igualdade, segundo a ordem de registro no protocolo.


    Letra B) Art. 38 A distribuição de processos ligados por continência ou conexão será feita mediante compensação, sendo prevento o Relator designado em primeiro lugar.


    Letra C) Art. 130 Cada Juiz Membro do Tribunal terá um Gabinete, com a atribuição de apoio administrativo e técnico-jurídico, em especial a de minutar despachos, decisões, votos e ementas, com os lançamentos e registros necessários.§ 3º Cada Gabinete contará, no mínimo, com um servidor e um estagiário, podendo a força laboral ser reforçada quando o acúmulo de serviços assim o exigir, em especial no período compreendido entre o registro de candidaturas e a diplomação.


    Letra D) Art. 48 O Tribunal reunir-se-á ordinariamente duas vezes por semana, em dias que serão fixados na última sessão de cada semestre, até o máximo de 8 (oito) sessões por mês, salvo no período eleitoral, quando o limite mensal passará a ser de 15 (quinze). 


    Letra E) Art. 123, § 2º No processo administrativo disciplinar serão adotados os procedimentos fixados pelo Conselho Nacional de Justiça, em especial a Resolução nº 135, de 13/07/2011, e, no que couber, a Resolução TSE nº 7.651/65 e a Lei Orgânica da Magistratura Nacional.



    Avante!

ID
1768336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à utilização da ferramenta SWOT para a análise de cenário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    De acordo com Martins (2007), ameaças: são atividades que podem levar a empresa para uma redução de receita ou até mesmo a seu desaparecimento. Estão ligadas aos concorrentes e novos cenários, desafiando a atual estratégia do empreendimento. Para evita-las devem ser analisados seus graus de possibilidade de ocorrerem e níveis de gravidade. Ameaças são fatores do ambiente externo que impactam diretamente na empresa e não podem ser controlados, eles podem prejudicar seu desenvolvimento e acarretar em perca de posicionamento de mercado. Portanto, devem ser analisados no planejamento estratégico da empresa.


  • marquei a letra b, mas fiquei com dúvida quanto ao erro da letra D. Se alguém puder ajudar 

  • Pamela, respondendo ao seu questionamento sobre o erro da D. Ameaças são fatores externos incontroláveis, o que pode ser feito é amenizar seus efeitos. A questão diz em neutralizar as ameças, o erro está justamente aí. Se é externo não depende unicamente de mim (empresa). 

    Espero ter ajudado.

  • GABARITO B


    Ameaças e oportunidades - ambiente externo
    Forças e fraquezas - ambiente interno
  • Pamela, posso estar falando besteira mas acredito que o erro da letra D consiste no fato da assertiva generalizar os problemas e as oportunidades de empresas que trabalham no mesmo segmento, cada empresa tem uma realidade distinta e por isso não é razoável dizer que o ambiente externo se apresenta de forma semelhante e tem o mesmo impacto pelo simples fato da atividade desenvolvida ser igual.

    De qualquer forma essa é somente a minha opinião, o ideal é buscar auxilio em alguma doutrina para buscar uma melhor compreensão do tema.

    .Se eu estiver errado por favor me corrijam.

  • Acredito que a letra D esteja errada porque, segundo a análise SWOT, as oportunidades e ameaças devem ser combinadas com as forças e fraquezas, para definir a estratégia (de oportunidade, crescimento, manutenção ou sobrevivência) da empresa.

  • a) não há análise mais ou menos importante;


    b) CERTO


    c) Oportunidades são variáveis EXTERNAS;


    d) Neutralizar ameaças e Aproveitar oportunidades não "assegura" uma vantagem competitiva. Ademais, a "neutralização" de ameaças é derivado do ambiente externo, incontrolável por parte da empresa;


    e) Fraquezas são variáveis INTERNAS;

  • Análise SWOT:

    Fatores Internos (controláveis): Forças (+) e Fraquezas (-).

    Fatores Externos (incontroláveis): Oportunidades (+) e Ameaças (-).


    a) ERRADA. A análise das ameaças e oportunidades advindas do ambiente externo da organização POSSUI A MESMA IMPORTÂNCIA que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno.


    b) CERTA. As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização.


    c) ERRADA. Oportunidades são variáveis EXTERNAS E INCONTROLÁVEIS que propiciam uma condição favorável para a empresa.


    d) ERRADA. As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma AMENIZAR as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva.


    e) ERRADA. As fraquezas são variáveis INTERNAS que podem prejudicar o alcance dos objetivos, devendo, por isso, ser constantemente monitoradas pelos gestores.

  • A Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.


    A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).


    Estas análises de cenário se dividem em:


    ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal


    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.


    As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

  • Jurava q era a D, pois são sinónimos 

    Neutralizar e amenizar.

  • O impacto das variáveis externas vai depender de como está as variáveis internas da empresa portanto essa semalhança a que ele se refere sobre as variáveis externas podem ter impactos diferenciados mesmo sendo empresas com o mesmo ramo de negócios. Ou seja, podem se apresentar não tão semelhantes assim.Por isso a D não estaria tão correta, mas tbm não totalmente errada.

  • Seja frio, seja pleno, seja tudo aquilo que os outros dificilmente serão na hora da prova... FOCO NO OBJETIVO!

  • O erro da letra D não é com o termo neutralizar, e sim com a afirmação de que as variáveis externas, ameaças e oportunidades, se apresentam de forma semelhante a todas as empresas do mesmo ramo, não é verdade!
     Pois essas varíaveis vão impactar cada empresa conforme estejam preparadas ou não, conforme suas variáveis internas.

  • Sinceramente, pra mim o que está errado na D é dizer que "assegura". Em praticamente todas as questões de administração que fala que algo ASSEGURA outra coisa, está errada. Pois pode haver controle, amenizar situações etc. Mas assegurar é uma palavra muito forte em administração geral

     

    Por exemplo, várias empresas podem concomitantemente neutralizar ameaças e aproveitar oportunidade. No caso, não seria ASSEGURADO uma vantagem competitiva, várias conseguiram aproveitar a situação. 

    E se existe uma exceção, não dá pra assegurar nada.

     

    Lembrando que as ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante, o impacto que é particular de cada empresa. Exemplo: recessão. Vai apresentar-seigualmente a todas, porém o impacto que será particular.

    Ex2 diminuição da regulamentação.  Tb se apresenta igualmente, mas o impacto, aproveitamento dessa oportunidade, é particular.

  • Que delícia de questão.

     

    Exemplo para letra B: Um novo concorrente no mercado, uma nova lei criada que não seja positiva pro negócio, aumento de imporstos, etc

     

    e o erro da D é bem claro: 

     

    As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva.

     

    Impossível. As ameaças e oportunidades, assim como as forças e fraquezas, são peculiares e portanto, cada empresa, mesmo que de ramos iguais, tem as suas.

  • O erro da D é dizer que o externo impacta de forma igual a todas do mesmo ramo. Um desabamento de terra sob uma empresa afeta todas? 

  • Acredito que o erro da alternativa "D" seja a palavra NEUTRALIZAR(= tornar nulo). Já que as variáveis externas não são variáveis controláveis pela organização, uma organização não poderá contolá-las

    PS:A altenativa correta, letra B, nos da a colher de chá: As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados (=suavizadps), considerando-se as características internas da organização.

     

     

     

  • A partir da análise do ambiente externo E INCONTROLÁVEL (oportunidades e ameaças), e sabendo como está o ambiente interno CONTROLÁVEL (forte ou fraco), podem-se adotar estratégias como: DESENVOLVER, CRESCER, MANTER OU SOBREVIVER.



  • Gab B

    mai tavares, gostei da sua colocação:

    " O erro da letra D não é com o termo neutralizar, e sim com a afirmação de que as variáveis externas, ameaças e oportunidades, se apresentam de forma semelhante a todas as empresas do mesmo ramo, não é verdade!
     Pois essas varíaveis vão impactar cada empresa conforme estejam preparadas ou não, conforme suas variáveis internas. "
     

  • Ameaças impactam DIRETAMENTE? ok, vamos aceitar...

  • a) ERRADO. A análise das ameaças e oportunidades advindas do ambiente externo da organização é mais importante que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno. A análise pontos fortes e fracos (variáveis internas) e ameaças e oportunidades (variáveis externas) tem igual importância, pois vão influenciar no direcionamento estratégico da organização.

     

    b) CERTO. As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização. A empresa pode se valer de mecanismos que amenizem os efeitos das ameaças sobre o ambiente interno.

     

    c) ERRADO. Oportunidades são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa. Não são controláveis.

     

    d) ERRADO. As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva. Não é porque são do mesmo ramo que as empresas necessariamente terão as mesmas oportunidades. Podem até enfrentar as mesmas ameaças.

     

    e) ERRADO. As fraquezas são variáveis externas que podem prejudicar o alcance dos objetivos, devendo, por isso, ser constantemente monitoradas pelos gestores. Fraquezas são variáveis internas.

  • LETRA B!

     

    As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização. 

     

    Impactam diretamente a organização sim. Por exemplo, o dólar aumentou e a empresa utiliza matéria-prima importada. O impacto vai ser direto na organização.

     

    Lembrando . . .

     

    MATRIZ SWOT OU MATRIZ FOFA

    Oportunidades e Ameaças ---> EXterno ---> Fatores Não Controláveis

    Forças e Fraquezas ---> INterno ---> Fatores controláveis

     

  • A matriz SWOT auxilia na análise de oportunidades e ameaças, aspectos relacionados ao ambiente externo à organização, e na análise de forças e fraquezas, relacionadas a seu ambiente interno.

  • A alternativa A está incorreta. A ferramenta SWOT consiste em ferramenta típica do planejamento estratégico (fase do diagnóstico estratégico), pois considera a organização como um todo e o seu ambiente interno e externo. Não há preferência por um ambiente em detrimento de outro, ou seja, a análise só é efetiva se considerar esses dois ambientes, de forma conjunta.

     

    A alternativa B está correta. De fato, as oportunidades e as ameaças refletem o ambiente externo, ambiente não controlável ou não gerenciável pela organização. No caso da presença de ameaças, temos aspectos de vulnerabilidade. Assim, busca-se tirar o máximo partido dos pontos fortes (forças) para minimizar efeitos das ameaças detectadas.

     

    A alternativa C está incorreta. As oportunidades e ameaças são fatores externos de criação ou destruição de valor, que não estão sob influência da empresa, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.

     

    A alternativa D está incorreta. Cada organização, independente se do mesmo ramo de negócio, possui suas particularidades, uma identidade que a vincula a fatores internos e externos. Logo, as ameaças e oportunidades apresentam-se de forma distinta para as organizações, ainda que atuantes no mesmo ramo.

     

    A alternativa E está incorreta. As fraquezas são as competências que estão sob influência da empresa (variáveis internas), mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva, podendo ser encontradas nas respostas a questionamentos do tipo “por que os clientes não voltam depois de uma compra?”, “os funcionários são capacitados para suas funções?”, dentre outras.

  • LETRA B CORRETA

    A Análise SWOT é uma ferramenta-conceito utilizada para fazer a análise de um cenário (ou de um ambiente), proporcionando a base para o planejamento estratégico e o gerenciamento de uma empresa. Divide o ambiente em duas classes: ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

  • gabarito questionável, as ameaças impactam indiretamente e não diretamente como afirma a asertiva B

  • Minha Gente essa professora só pode ser a dona do Qc. pq todo mundo reclama dela e mesmo assim ela continua resolvendo questões.

    Pra mim o Fred explica melhor.

  • Quando eu acho que estou sabendo Administração, venho fazer questões de múltipla escolha do CESPE e erro quase tudo...Misericórdia pai!!!

  • A

    A análise das ameaças e oportunidades advindas do ambiente externo da organização é mais importante que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno. (não existe uma importância. Depende da situação)

    B

    As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização.

    C

    Oportunidades são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa. (As oportunidades são variáveis externas)

    D

    As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva. (Imagine o seguinte. A variação do preço do dólar para uma empresa pode ser um ponto positivo e para outra negativa. Essa alternativa sempre cai em provas)

    E

    As fraquezas são variáveis externas que podem prejudicar o alcance dos objetivos, devendo, por isso, ser constantemente monitoradas pelos gestores. (elas são variáveis internas)

  • Gab.B

    As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva.

    Se apresentam de forma igual para empresas do mesmo ramo de negócio. O que vai diferenciar na atuação de uma empresa para a outra é o impacto dessas ameaças e oportunidades de acordo com o grau de fortaleza ou fraqueza em que a empresa se encontra.

  • LETRA B

  • A alternativa B está correta. De fato, as oportunidades e as ameaças refletem o ambiente externo, ambiente não controlável ou não gerenciável pela organização. No caso da presença de ameaças, temos aspectos de vulnerabilidade. Assim, busca-se tirar o máximo partido dos pontos fortes (forças) para minimizar efeitos das ameaças detectadas.

     

    A alternativa D está incorreta. Cada organização, independente se do mesmo ramo de negócio, possui suas particularidades, uma identidade que a vincula a fatores internos e externos. Logo, as ameaças e oportunidades apresentam-se de forma distinta para as organizações, ainda que atuantes no mesmo ramo.


ID
1768339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao planejamento organizacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    São quatro os princípios gerais para os quais que o executivo deve estar atento:


    ·  O princípio da contribuição aos objetivos e, nesse aspecto, o planejamento deve, sempre, visar aos objetivos  máximos da empresa;


    ·O princípio da precedência do planejamento, correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle);


    ·  O princípio de maior penetração e abrangência, pois o planejamento pode provocar uma série de modificações em: pessoas, tecnologia e/ou sistemas;


    ·  O princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade. O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

    Djalma de Oliveira


  • Denominações:
    Plano ------------Nível Estratégico

    Programas ---------Nível Tático

    Projetos------Nível Operacional


    Estratégia Concursos - Administração Geral
  • a) Errada: o Planejamento tático é de médio prazo e possui ação departamental, voltado para uma área da organização.

    b) Errada: Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo. Não pode ser confundido com a simples predição do futuro, pensamento vago sobre o futuro, o plano em si, gestão estratégica ou projeção de dados do passado. Relacione com plano, projetos, longo prazo, objetivos, metas estratégicas, cúpula...

    c) Certa

    d) Errada: O planejamento estratégico envolve toda a organização, a longo prazo, ação global, focaliza o futuro . É um processo de construção de consenso e uma forma de aprendizagem organizacional. 

    e) Errada: O planejamento é um processo constituído de uma sequência de fases:

    1 – Diagnóstico estratégico - visão, valores, análise interna e externa;

    2 – Missão da empresa - razão de existir;

    3 – Instrumentos prescritivos e quantitativos - objetivos, metas, desafios;

    4 – Controle e avaliação - ações corretivas, novos feedbacks.

    Estratégia Concursos - Administração Geral

  • erro da d:  previsão de ações imediatas. Planejamento estratégico engloba a expressão LONGO PRAZO

  • Sobre a B. Segundo o prof. Carlos Xavier, não se deve confundir planejamento com: Previsão, projeção, predição, resolução de problemas, plano.

  • A - ERRADO - O planejamento pode ser realizado em diferentes níveis, conforme os objetivos propostos; o nível tático, por exemplo, envolve decisões a respeito de atividades diárias, com alto grau de flexibilização e baixo risco e em curto prazo. O PLANEJAMENTO TÁTICO É DE MÉDIO PRAZO

     

     

    B - ERRADO - As seguintes denominações são também empregadas para se referir ao planejamento: previsão, projeção e predição. NÃO SÃO DENOMINAÇÕES DE PLANEJAMENTO. APLICAM-SE EM PREVISÃO DA DEMANDA.

     

     

    C - CORRETO - São considerados princípios do planejamento relacionados ao alcance dos resultados de uma organização: contribuição aos objetivos, precedência, maior penetração e abrangência, maior eficiência, eficácia e efetividade. VIDE TIAGO.

     

     

    D - ERRADO - O planejamento estratégico visa ao estabelecimento e alcance de objetivos de longo prazo, tornando possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização de tais objetivos.AS AÇÕES IMEDIATAS E A OPERACIONALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS DIZEM RESPEITO AO PLANEJAMENTO OPERACIONAL.

     

     

    E - ERRADO - O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento estratégico. PLANEJAMENTO TÁTICO, LIGA-SE À IDEIA DE DEPARTAMENTO.

     

     

     

    GABARITO ''C''

  • Projeção e predição são ferramentas de previsão da demanda.

  • Acho que a C está incorreta também, afinal, "eficiência" diz respeito ao uso dos recursos, não ao alcance de resultados. 

  • O planejamento possui os seguintes princípios:

    Princípio da Contribuição aos objetivos: o planejamento deve sempre visar o objetivo máximo da organização, hierarquizando os objetivos e buscando cumpri-los em sua totalidade;

    Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem antes das outras funções administrativas; Princípio da maior influência (ou penetração) e abrangência: o planejamento é a mais abrangente das funções organizacionais, e por isso ele provoca uma série de modificações na organização;

    Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as dificuldades, ou deficiências.


    Aspectos essenciais para a prova. Professor Carlos Xavier. Estratégia Concursos.

  • Respondendo a AMANDA AMORIM

    Planejamento Estratégico = eficácia+efetividade

    Planejamento Operacional = eficiência

    Você se referiu somente ao planejamento estratégico, mas a questão pediu o planejamento como um todo.

  • LETRA C

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Planejamento, sendo mais especificamente cobrados os princípios gerais.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Primeiramente, cabe ressaltar que os princípios de Planejamento são divididos em gerais e específicos. Segundo Oliveira (2001), os princípios gerais e específicos são:


    Posto isso, vamos analisar cada alternativa abaixo.

    A) Errada. Apesar do planejamento ser realizado em diferentes níveis (estratégico, tático e operacional), o nível tático não envolve as decisões a respeito das atividades diárias, com alto grau de flexibilização e baixo risco e em curto prazo, pois neste nível de atividade é o planejamento operacional que atua.

    B) Errada. Apesar de no cotidiano escutarmos as expressões: previsão, projeção e predição se referindo ao planejamento para a administração esses termos são distintos.

    C) Certa. Conforme a explicação na tabela acima, a alternativa descreve corretamente os princípios gerais estabelecidos por Oliveira (2001).

    D) Errada. Apesar do planejamento estratégico estabeleça objetivos a serem alcançados no longo prazo, a segunda parte da alternativa está errada, pois o planejamento não torna possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização dos objetivos.

    E) Errada. Pelo fato da área de recursos humanos ser uma área funcional (parte do todo), portanto, está no nível tático, então o planejamento estratégico (o todo) deve ser prévio ao planejamento de recursos humanos.


    Fonte:

    OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento Estratégico. São Paulo: Atlas, 2010.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
1768342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sabendo que o Conselho Nacional de Justiça definiu em seu plano estratégico específico atributos de valor para a sociedade, os quais diferem daqueles definidos para o Poder Judiciário, assinale a opção que representa um atributo de valor exclusivo do planejamento estratégico por ele definido.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Resolução Nº 70 de 2009


    Art. 1° Fica instituído o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, consolidado no Plano Estratégico Nacional consoante do Anexo.

    I - desta Resolução, sintetizado nos seguintes componentes:

    I - Missão: realizar justiça.

    II - Visão: ser reconhecido pela Sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social.

    III - Atributos de Valor Judiciário para a Sociedade:

    a) credibilidade;

    b) acessibilidade;

    c) celeridade;

    d) ética;

    e) imparcialidade;

    f) modernidade;

    g) probidade:

    h) responsabilidade Social e Ambiental;

    i) transparência.


  • Mas neste caso, a acessibilidade e a credibilidade também não estão inseridos?

  • ... mas a transparência é um atributo de valor definido por outros órgãos do Poder Judiciário. Realmente não compreendi onde o examinador foi achar essa resposta! 

    http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/destaques/imagem/2015/03/7d606b3b46ed061c92bd88eae88ea9ff.png


  • Questão mal elaborada dos infernos

  • As outras alternativas também constam no rol apresentado por Thiago Costa! Continuo não entendendo essa questão! =(

  • Tb nao entendi muito bem.. na duvida por essa ja sabe... transparencia. rs

  • QUESTÃO ANULADA

    JUSTIFICATIVA CESPE:

    "O comando da questão é ambíguo"

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TRE_MT_15/arquivos/TRE_MT_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF

  • A resposta correta seria agilidade, que não consta do rol de alternativas. Por isso a questão foi anulada.


ID
1768345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em um sistema operacional Linux já instalado e configurado em um computador, um usuário com direitos de root criou novos usuários, que por padrão cria seus respectivos diretórios.
Assinale a opção que apresenta a localização padrão em que são criados os diretórios particulares dos usuários.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Arquivos pessoais: /home -> No diretório /home ficam os arquivos pessoais, como documentos e fotografias, sempre dentro de pastas que levam o nome de cada usuário. Vale notar que o diretório pessoal do administrador não fica no mesmo local, e sim em /root.

    Matéria completa:

    http://corporate.canaltech.com.br/tutorial/linux/entendendo-a-estrutura-de-diretorios-do-linux/


  • a) /homeDiretório pessoal

    b) /varArquivos variáveis

    c)  /opt: Aplicações opcionaisd) /tmpArquivos temporários

    e) /usrProgramas de usuário

    /sbinSistema binário

  • Gab: A

    /home -> Contém os diretórios pessoais dos usuários cadastrados no sistema.

    Por exemplo, o usuário ‘patricia’ terá todos os seus arquivos e suas

    configurações gravadas dentro do diretório /home/patricia que

    também pode ser representado como ~patricia.


    / (raiz) -> Este é o principal diretório do GNU/Linux, e é representado por

    uma / (barra). No Linux, toda estrutura de diretórios começa no

    barra (/), que significa início, portanto, é no diretório raiz que

    ficam TODOS os demais diretórios do sistema!


    /root - > O usuário root é o administrador do sistema, e pode alterar a

    configuração (dele), configurar interfaces de rede, manipular

    usuários e grupos, alterar a prioridade dos processos, entre outras.

    O /root é o diretório pessoal do superusuário root.


    Fonte : Linux - Profa. Patrícia Quintão





  • Binários do sistema: /sbin

    Assim como o /bin, este diretório armazena executáveis, mas com um diferencial: são aplicativos utilizados por administradores de sistema com o propósito de realizar funções de manutenção e outras tarefas semelhantes. Entre os comandos disponíveis estão o ifconfig, para configurar e controlar interfaces de rede TCP/IP, e o fdisk, que permite particionar discos rígidos, por exemplo.

    Programas diversos: /usr

    Se você não encontrar um comando no diretório /bin ou /sbin, ele certamente está aqui. O /usr reúne executáveis, bibliotecas e até documentação de softwares usados pelos usuários ou administradores do sistema. Além disso, sempre que você compilar e instalar um programa a partir do código-fonte, ele será instalado nesse diretório.

    Binários executáveis: /bin

    No diretório /bin estão localizados os binários executáveis que podem ser utilizados por qualquer usuário do sistema. São comandos essenciais, usados para trabalhar com arquivos, textos e alguns recursos básicos de rede, como o cp, mv, ping e grep.



  • GABARITO LETRA A.

  • Letra = A

     

    Diretório de trabalho do usuário;

    Diretório raiz do usuário;

    Diretório principal do usuário.

     

    DEUS ESTÁ NO CONTROLE!!

  • I LOVE LINUX.

     

    THE BEST SYSTEM!!!

  • /home = diretório de trabalho do usuário comum

     

    /root = diretório do super usuário/administrador

  • Já não erro mais!!!

  • A estrutura de diretórios do Linux é padronizada em suas distribuições. De forma semelhante ao Windows, existe um diretório onde serão gravadas as informações dos novos usuários, a pasta Users (Usuários).
    No Linux, o nome do diretório é a abreviação ou algumas letras do tipo de informação que ali é armazenada.
    O diretório que contém os novos diretórios particulares dos novos usuários é /home (início).
    /var são as variáveis do sistema.
    /opt contém subdiretórios para pacotes de software opcionais.
    /tmp contém os arquivos temporários.
    /usr/bin contém os comandos e atalhos de programas da distribuição (/usr de Unix System Resource, e /bin de binary, binário, executável).
    Gabarito: Letra A.


  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

    A estrutura de diretórios do Linux é padronizada em suas distribuições. De forma semelhante ao Windows, existe um diretório onde serão gravadas as informações dos novos usuários, a pasta Users (Usuários).


    No Linux, o nome do diretório é a abreviação ou algumas letras do tipo de informação que ali é armazenada.
    O diretório que contém os novos diretórios particulares dos novos usuários é /home (início).


    /var são as variáveis do sistema.


    /opt contém subdiretórios para pacotes de software opcionais.


    /tmp contém os arquivos temporários.


    /usr/bin contém os comandos e atalhos de programas da distribuição (/usr de Unix System Resource, e /bin de binary, binário, executável).


    Gabarito: Letra A.

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

  • /home (Linux) <----> Pasta Usuários (Windows)

  • /home, também pode ser chamado de diretório de usuário, é onde se armazenam os programas e arquivos pessoais de cada usuário do sistema.
    Se localiza através do /home/user, por exemplo /home/danielle.
    O diretório home também é identificado por um ~(til), você pode digitar tanto o comando ls /home/danielle como ls ~ para listar os arquivos de seu
    diretório home.
    O diretório home do usuário root (na maioria das distribuições GNU/Linux) está localizado em /root.

    Fonte: Projetos Missão

    Gabarito: Letra A

  • LETRA A

  • principais diretórios

    /boot: contém arquivos necessários para a inicialização do sistema

    /dev(device ou dispositivo): contém arquivos para acessar periféricos(hardware)

    /lib: contém bibliotecas compartilhadas por programas

    /home: contém os diretórios dos usuários (análogo aos "meus documentos"do Windows)

     

    /var: arquivos variáveis, ou seja, passíveis de mudanças, como arquivos de logs do sistema.

    /tmp: arquivos temporários.

    /etc: arquivos de configurações específicas de programas. Local onde se armazenam os arquivos de configurações globais do sistema

    /bin armazena binários( binários essenciais do sistema), arquivos executáveis.

    /root: Diretório do administrador

    /opt contém subdiretórios para pacotes de software opcionais.

    /mnt : Ponto de montagem, local de acesso as unidades de armazenamento, CD-roms e Pendrives;

    /Sbin:  Armazena os binários essencias p/ o funcionamento do sistema que sejam vinculados ao Super usuário;

  • Cespe 2020

    No Linux, o diretório /home é o local onde é instalada a maior parte dos aplicativos e das bibliotecas do sistema operacional, enquanto no diretório /usr são armazenados os arquivos dos usuários. Errado

  • Tem que estar no sangue!!!:

    /dev ---> Armazena os arquivos, dados do dispositivo; 

    /tmp ---> Arquivos Temporários; 

    /bin ----> Armazena os binários essencias do sistema;

    /Sbin --> Armazena os binários essencias p/ o funcionamento do sistema que sejam vinculados ao Super usuário;

    /mnt ---> Ponto de montagem, local de acesso as unidades de armazenamento, CD-roms e Pendrives;

    /etc ----> Armazena os arquivos de configuração do sistema operacional;

    /boot --> Arquivos necessários para o boot de sistema;

    /lib -----> Estão as bibliotecas compartilhadas e módulos do kernel;

    /home --> Armazena as pastas do usuário;

    /root ---> Diretório do administrador;

  • /dev -> Armazena os arquivos, dados do dispositivo; 

    /tmp -> Arquivos Temporários; 

    /bin -> Armazena os binários essencias do sistema;

    /Sbin -> Armazena os binários essencias p/ o funcionamento do sistema que sejam vinculados ao Super usuário;

    /mnt -> Ponto de montagem, local de acesso as unidades de armazenamento, CD-roms e Pendrives;

    /etc -> Armazena os arquivos de configuração do sistema operacional;

    /boot -> Arquivos necessários para o boot de sistema;

    /lib -> Estão as bibliotecas compartilhadas e módulos do kernel;

    /home -> Armazena as pastas do usuário;

    /root -> Diretório do administrador;

  • No Linux, o nome do diretório é a abreviação ou algumas letras do tipo de informação que ali é armazenada.

    O diretório que contém os novos diretórios particulares dos novos usuários é /home (início).


ID
1768348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma forma adequada e específica de buscar no Google por arquivos pdf relacionados ao BrOffice.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Digite o texto que você deseja procurar no formato adequado e incluir o texto " filetype.pdf " na consulta de pesquisa, por exemplo, para encontrar arquivos PDF que contêm " futebol " ou " de beisebol, " digite a consulta : " futebol ou filetype.pdf baseball "


    -> filetype:pdf broffice


    Fonte: http://ptcomputador.com/Software/portable-document-format/155079.html#.VnrulFKXS-c

  • Gab: A

    Especifique o tipo de arquivo a ser pesquisado

    Você pode instruir o Google a fazer pesquisas apenas em um determinado tipo

    de arquivo. Para isso, digite filetype: seguido da extensão do arquivo mais o

    assunto a ser procurado. Por exemplo, suponha que você queira buscar pela

    palavra infowester, mas somente em arquivos no formato PDF. No Google,

    digite então filetype:pdfinfowester. Note que você pode usar uma infinidade de

    extensões, como doc (Word), XML, TXT, PDF, etc.


    intitle: - Pesquisa a palavra chave apenas nos títulos dos artigos.

    Intext: - Pesquisa a palavra chave no corpo do texto.

    site: - pesquisa dentro de um site especifico

    Define: - Obtém definições de termos.

    Fileype : - Especifica o arquivo a ser pesquisado


     Fonte : Programas de Navegação - Profa. Patrícia Quintão



  • essa prova de informática estava muito mais fácil que o do TRE-RS, que sacanagem! :(
  • A prova de informática do TRE-RS também estava bem fácil.

  • "Você pode instruir o Google a fazer pesquisas apenas em um determinado formato de arquivo. Para isso, digite filetype: seguido da extensão do arquivo mais o termo a ser procurado. Por exemplo, suponha que você queira buscar pela palavra infowester, mas somente em arquivos no formato PDF. No Google, digite então filetype:pdf infowester. Note que você pode fazer isso com uma infinidade de extensões, como doc (Word), XML, TXT, etc".

    Fonte: http://www.infowester.com/dicasgoogle.php

  • filetype = tipo de arquivo

  • inglês básico....rsrsrsrs...brincando um pouquinho com o CESPE. :)

  • GABARITO LETRA A.

  • Especifique o tipo de arquivo a ser pesquisado Você pode instruir o Google a fazer pesquisas apenas em um determinado tipo de arquivo. Para isso, digite filetype: seguido da extensão do arquivo mais o assunto a ser procurado. Por exemplo, suponha que você queira buscar pela palavra infowester, mas somente em arquivos no formato PDF. No Google, digite então filetype:pdfinfowester. Note que você pode usar uma infinidade de extensões, como doc (Word), XML, TXT, PDF, etc.

    intitle: - Pesquisa a palavra chave apenas nos títulos dos artigos.

    Intext: - Pesquisa a palavra chave no corpo do texto.

    site: - pesquisa dentro de um site especifico

    Define: - Obtém definições de termos.

    Fileype : - Especifica o arquivo a ser pesquisado

  • Chutômetro!!!

  • Dor nas pernas e no pé d tanto chutar.

  • Fileype - Especifica o arquivo a ser pesquisado

  • Essa vc mata no "ingrês".

  • A alternativa correta é a letra A. Os parâmetros de pesquisa servem para refinar as consultas e assim retornar resultados mais precisos. Existem diversos tipos de parâmetros com funções distintas, contudo, o parâmetro filetype tem como objetivo apresentar como resultado os termos indicados na pesquisa, porém com extensões de arquivos específicos. Portanto, letra A.

  • FILETYPE : ESPECIFIQUE O TIPO DE ARQUIVO A SER PESQUISADO !!!

     

    Você pode instruir o Google a fazer pesquisas apenas em um determinado tipo de arquivo. Para isso, digite filetype: seguido da extensão do arquivo mais  o assunto a ser procurado. Pox exemplo, suponha que você queira buscar pela palavra infowester, mas somente em arquivos no formato PDF. No google, digite então Filetype: pdfinfowester. Note que você pode usar uma infinidade de extensões, como doc, XML, TXT, PDF, etc.

     

    FONTE: PROFESSORA PATRÍCIA QUINTÃO. PONTO DOS CONCURSOS.

     

    FOCOFORÇAFÉ@

  • tanto faz você pesquisar ->  filetype:pdf broffice   ou Broffice filetype:pdf


    Abraços

  • Lembrando que não pode ter espaço entre os dois pontos e o tipo de arquivo 

  • Opções: (Não precisa necessariamente estar nessa ordem, pode inverter os termos também)

     

    1) filetype:pdf broffice

    2) ext:pdf broffice

  • Este ''relacionado''' na questão me confundiu,me fez marcar a letra B.Errando é que se aprende.

  • Questão manjada do cespe.

    TJAM2019

  • Filetype significa formato do arquivo.

    Ou seja, em português:

    Formato do arquivo: Broffice

    Em inglês:

    Tipefyle: Broffice.

  • Só uma dica pra galera, se for pra copiar comentário do colega ou falar que a questão é fácil, só observe-a e responda a próxima questão. Isso só faz encher de comentários inúteis. Abraços.

  • Minha contribuição.

    Delimitadores de pesquisa comuns

    Pesquisar em redes sociais:

    Coloque @ antes de uma palavra para pesquisar em redes sociais. Por exemplo: @twitter.

    Pesquisar um preço:

    Coloque $ antes de um número. Por exemplo: câmera $400.

    Pesquisar hashtag:

    Coloque # antes de uma palavra. Por exemplo: #desafiodogelo

    Excluir palavras da pesquisa:

    Coloque - antes de uma palavra que você queira deixar de fora. Por exemplo, velocidade do jaguar -carro

    Pesquisar uma correspondência exata:

    Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo, "prédio mais alto do mundo".

    Pesquisar caracteres curinga ou palavras desconhecidas:

    Coloque um * na palavra ou frase em que você deseja deixar um marcador. Por exemplo, "maior * do mundo".

    Pesquisar dentro de um intervalo de números:

    Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100.

    Pesquisar um site específico:

    Coloque "site:" antes de um site ou domínio. Por exemplo, site:youtube.com ou site:gov.

    Pesquisar sites relacionados:

    Coloque "related:" antes de um endereço da Web que você já conhece. Por exemplo, related:time.com.

    Ver detalhes sobre um site:

    Coloque "info:" antes do endereço do site.

    Ver a versão em cache do Google de um site:

    Coloque "cache:" antes do endereço do site.

    Operadores boleanos:

    AND = e / OR = ou / NOT = não

    Não coloque espaços entre o termo de pesquisa e o símbolo ou palavra. Uma pesquisa por site:nytimes.com (restrita), mas por site: nytimes.com (geral).

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • Filetype significa formato de arquivos
  • LETRA A

  • gabarito A

    Filetype: tipos de arquivo. Ex Filetype: PDF

  • filetype: é introduzido em pesquisa para pesquisar arquivos específicos.

  • Técnicas de pesquisa comuns

    • Excluir palavras da pesquisa
    • Coloque  -   (velocidade do jaguar -carro)

    • SNIPPTES -são PEQUENAS DICAS para que você possa aproveitar ao máximo o FIREFOX.

    • 3xCorrespondência exata Coloque entre aspas: "prédio mais alto do mundo".

    • Caracteres curinga ou palavras desconhecidas
    • Coloque um * na palavra onde você deseja deixar um marcador. ("maior * do mundo")

    • Pesquisar dentro de um intervalo de números
    • Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100.

    • Combinar pesquisas
    • Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa. (maratona OR corrida)

    • Pesquisar um site específico
    • Coloque tudo junto -->  site:   antes de um site. ( site:youtube.com ou site:.gov

    • Pesquisar sites relacionados
    • Coloque "related:"  (related:time.com)

    • Ver detalhes sobre um site
    • Coloque "info:" antes do endereço do site.

    • Ver a versão em cache do Google de um site
    • Coloque "cache:" antes do endereço do site.

    • tipos de arquivo
    • coloque "

  • Essa palavra "relacionados" me confundiu.

  • GAB: A de Aprovação

    → Filetype = serve para procurar ocorrências algum formato de arquivo específico (ex: “arvore azul:pdf”).

  • A ). filetype:

    Procura por conteúdo em um formato específico. Por exemplo, para encontrar

    apresentações sobre As Forçar Armadas, procure por Forças Armadas filetype:pptx

    Direção.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Como se trata de arquivos PDF, deve-se utilizar a palavra-chave filetype:pdf.

    Gabarito: Letra A

  • intitle: - Pesquisa a palavra chave apenas nos títulos dos artigos.

    Intext: - Pesquisa a palavra chave no corpo do texto.

    site: - pesquisa dentro de um site especifico

    Define: - Obtém definições de termos.

    Fileype : - Especifica o arquivo a ser pesquisado

     Fonte : Comentários de colegas do QC


ID
1768351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A função principal de uma ferramenta de segurança do tipo antivírus é

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    A principal função do antivírus é verificar arquivos códigos maliciosos (vírus) e eliminando-os.

  • fui na A... 

    Monitorar , 

    Acompanhar, monitorar, inspecionar certo trabalho, atividade e/ou ação em suas peculiaridades, dá suporte, ajudar, etc.

  • A) quem monitorao tráfego é o firewall

    B) gabarito

    C) pelo amor de deus né...

    D)anti pop up

    E) anti spam

  • A) Errada. Pois essa característica  é inerente á ferramenta Sniffer.
    B) CERTA. Visto que por meio de verificação é possível um antivírus imputar as características ditas.
    C) Errada. A questão não possui relação alguma com o enunciado, visto que está mais entrelaçada à própria ferramenta backup (becape).
    D) Errada. Aqui, são padrões relacionados a um firewall.
    E) Errada. Pois essa é uma configuração de filtro nos próprios programas de email (cliente local/ webmail).
     

  • adorei a didática do Miyamoto.. :)

  • "C) pelo amor de deus né..."     Ri alto agora! kkkkkkk

  • odeio quando as bancas traduzem termos em inglês

  • a) monitorar o tráfego da rede = Firewall

    d) bloquear sítios de propagandas na Internet = bloqueador de pop ups

    e) evitar o recebimento de mensagens indesejadas de email = anti -spam

  • kkkkkkk  Tô lascada em informática! :(

  • Alternativa correta: B


    a) Errado: são funções do firewall e/ou proxy.

    b) Correto: mas certo mesmo seria "verificar todos os arquivos por códigos maliciosos".

    c) Errado: dependendo do AV ele pode fazer uma cópia das configurações criando um ponto de restauração do sistema, mas os arquivos ele não salva. 

    d) Errado: alguns AV tem essa função, mas como a questão quer "a PRINCIPAL função"...

    e) errado: isso é função dos filtros antispam


  • Aos amigos que não se dão bem com a matéria de informática, fiquem tranquilos pois o problema de vocês é o problema da maioria. De qualquer forma, não deixem de estudar e anotar os pontos mais críticos encontrados na resolução de determinada assertiva, pois é ai que vocês se destacarão da maioria. Força!

  • GABARITO: B

    Os antivirus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.

    Metodos de identificação:  Escaneamentos de vírus conhecidos- quando um novo vírus é descoberto seu código é desmontado e é separado um grupo de caracteres (uma string) que não é encontrada em outros softwares não maliciosos. Tal string passa a identificar ese vírus, e o antivírus a utiliza para ler cada arquivo do sistema ( da mesma forma que o sistema operacional), de forma que quando a encontrar em algum arquivo, emite uma mensagem ao usuario ou apaga o arquivo automaticamente.

  • Nishimura, cadê seus comentários distrinchando a questão?

  • Quem protege o PC de ataques é o Firewall, pois todo arquivo considerado nocivo ao PC será bloqueado pelo antivirus, como é o caso das vezes que derepente o PC emite uma mensagem de que o computador pode "estar sendo atacado". Imagine que o antivirus neste caso, coloca o arquivo em quarentena ou o exclui (mas não é ele quem faz o serviço de olhar o que é o vírus, ele simplesmente possui uma lista de arquivos maliciosos e dá esse alerta quando algum arquivo da fonte está sofrendo ataque).

  • Kadê Romário!

  • Letra A, função do firewall.

  • a) Anti-sniffers é que tem como funcionaliade monitorar o tráfego da rede e identificar possíveis ataques de invasão, já que os sniffers são caracterizados por interceptar ou registrar o tráfego dos dados em uma rede de computadores, capturando os pacotes, decodificando-os e analisando-os.

     

    b) CERTO. Códigos maliciosos são os denominados malwares, que tem como subcategoria os vírus, worms, trojans, spyrares, keyloggers, screenloggers, trakwares etc. Os antivírus tem a funcionalidade de verificar possíveis arquivos que contenham essas pragas.

     

    c) O backup é um recurso que permite preservar as informações do computador por meio da criação de uma cópia dos arquivos, ficando ela  disponível em caso de qualquer perda dos dados originais.

     

    d) Bloquear sítios de propagandas na Internet é uma das funções do anti-spyware.

     

    e) O anti-spam tem como função evitar o recebimento de mensagens indesejadas de email, tais como mensagens do tipo spams.

  • Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.
    Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.
    FONTE:http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/what-is-firewall#1TC=windows-7

    Bons estudos

  • GABARITO LETRA B.

    VAMOS AJUDAR COLOCANDO O GABARITO PARA AQUELES QUE NÃO PODEM PAGAR.

     

    #JESUS NOME SOBRE TODO NOME

  • Vários antivírus modernos possuem todos os recursos descritos embutidos num programa só.

    O Bitdefender, na versão paga intermediária, é um exemplo.

    Mas de fato a função principal de qualquer antivírus é o descrito na b).

     

  • Realmente hoje em dia há antivirus pgos que se obtem todas essas funcionalidades, mas o cmum de modo geral é o GAB. B

  • Lembrando: o firewall NÃO controla ataques que partem de DENTRO da própria rede por ele protegida, ele só protege apenas contra ataques EXTERNOS A ELE.

  • CUIDADO!

    NÃO TEM ESSA COM O CESPE QUE NÃO EXISTE ATAQUE E ACESSO INDEVIDO DENTRO DA PRÓPRIA REDE. OLHEM A QUESTÃO DO CESPE

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: FUB

    Prova: Conhecimentos Básicos - Cargo 20

    Acerca de sítios de busca e pesquisa na Internet, de gerenciamento de arquivos e de aplicativos para segurança, julgue o item subsequente.

    A utilização de firewalls em uma rede visa impedir acesso indevido dentro da própria rede e também acessos oriundos da Internet.

    GABARITO: CERTOOOO

  • a) monitorar o tráfego da rede e identificar possíveis ataques de invasão. UM  firewall   analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. "Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.

  • Luis Cláudio, fiquei com medo agora :/

  • Quem monitora o trafego e o firewall

  •  b)

    verificar arquivos que contenham códigos maliciosos.

  • Só eu que achei ou esse "BECAPE" tá horrivel mesmo ? 

  • Em outra questão, CESPE tratou como único sinônimo de código malicioso o spyware. Complicado...

  • Os vírus de computadores infectam arquivos, e se propagam para outros arquivos quando os hospedeiros são executados.
    Cada vírus de computador possui uma 'assinatura', e o software antivírus conhece esta informação. Analisando o conteúdo dos arquivos, caso localize o trecho que representa a assinatura do vírus de computador, ele poderá ser detectado, neutralizado ou eliminado.
    Para monitorar o tráfego da rede, poderia ser usada uma solução de segurança com IDS e/ou IPS (sistema de proteção e/ou detecção de invasão).
    Para fazer a cópia de segurança dos dados do usuário, backup. Para cópia de segurança dos dados do computador, Disco de Reparação do Sistema.
    Para bloquear sites, podemos usar firewall ou um servidor proxy, de acordo com o tipo de bloqueio.
    Para evitar spams, mensagens não solicitadas, um software com filtro anti-spam.
    Gabarito: Letra B.
  • Professor Nishmura: Os vírus de computadores infectam arquivos, e se propagam para outros arquivos quando os hospedeiros são executados.
    Cada vírus de computador possui uma 'assinatura', e o software antivírus conhece esta informação. Analisando o conteúdo dos arquivos, caso localize o trecho que representa a assinatura do vírus de computador, ele poderá ser detectado, neutralizado ou eliminado.
    Para monitorar o tráfego da rede, poderia ser usada uma solução de segurança com IDS e/ou IPS (sistema de proteção e/ou detecção de invasão).
    Para fazer a cópia de segurança dos dados do usuário, backup. Para cópia de segurança dos dados do computador, Disco de Reparação do Sistema.
    Para bloquear sites, podemos usar firewall ou um servidor proxy, de acordo com o tipo de bloqueio.
    Para evitar spams, mensagens não solicitadas, um software com filtro anti-spam.
    Gabarito: Letra B.

  • NUNCA vou me acostumar ver o Cesp chamar backup de becape... :/

  • Gab: B

    a) Anti-sniffers
    b) GABARITO. Antivírus - serve para verificar arquivos que contenham códigos maliciosos.
    c) backup serve para preservar as infos fazendo cópia dos arquivos. Nada a ver com antivírus.
    d) anti-spyware
    e) anti-spam

  • Esse Nishimura é quase um pai para mim! 

  • LETRA B

  • Minha contribuição.

    Antivírus => Ferramenta para remoção de vírus existentes no computador e para combater a infecção por novos vírus.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Os vírus de computadores infectam arquivos, e se propagam para outros arquivos quando os hospedeiros são executados.

    Cada vírus de computador possui uma 'assinatura', e o software antivírus conhece esta informação. Analisando o conteúdo dos arquivos, caso localize o trecho que representa a assinatura do vírus de computador, ele poderá ser detectado, neutralizado ou eliminado.

    Para monitorar o tráfego da rede, poderia ser usada uma solução de segurança com IDS e/ou IPS (sistema de proteção e/ou detecção de invasão).

    Para fazer a cópia de segurança dos dados do usuário, backup. Para cópia de segurança dos dados do computador, Disco de Reparação do Sistema.

    Para bloquear sites, podemos usar firewall ou um servidor proxy, de acordo com o tipo de bloqueio.

    Para evitar spams, mensagens não solicitadas, um software com filtro anti-spam.

    Gabarito: Letra B.

    fonte: qconcursos

  • ☠️ GABARITO B ☠️

    A) quem monitora o tráfego é o firewall

    B) gabarito

    C) nada haver

    D)anti pop up

    E) anti spam

  • Codigo malicioso segundo outra questão de 2016 é anti-spyware vai entender essa cespe...

  • GABARITO: LETRA B.

    ANTIVÍRUS

    ➥ O antivírus é um programa informático que tem o propósito de detectar e eliminar vírus e outros programas prejudiciais antes ou depois de ingressar no sistema, ou seja, são dispositivos de segurança que podem evitar a contaminação e a propagação de vírus.

    Em outras palavras, o antivírus pode ser conceituado como um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms.

    • São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário

    [...]

    Pra que ele foi desenvolvido?

    Foi desenvolvido especificamente para detectar e destruir ameaças como vírus, malware, ransomware, spyware e outros.

    • Pararaios Para Raio
    • Paravírus Antivírus

  • A) Firewall

    B) Antivírus

    C) Mel é mel, pão é pão.

    D) Firewall de pacotes - PROXY

    E) Antispam

  • Eu quase marcava letra "a", mas lembrei que monitorar o tráfego de rede é função do firewall.

  • Gabarito:B

    Dicas de Segurança da Informação:

    1- Princípios (DICAN): Disponibilidade (o arquivo sempre deve está disponível a pessoas autorizadas), Integridade (o arquivo não pode ser alterado), Confidencialidade (o arquivo deve está disponível as pessoas autorizadas), Autenticidade e Não Repúdio.

    2- Principais Malwares: Vírus (Progama ou parte do programa que insere copias de si mesmo para danificar o computador e que só ocasionará dano se for executado); Phishing (Lembra de "pescar", vou "pescar" suas informações, roubá-las através da criação de sites falsos); Ransoware (Torna inacessíveis os dados do seu computador e você terá que pagar uma quantia); Worm (Programa auto replicante que se executa a partir das falhas do sistema e pode ser propagado pela rede); Spyware (Espião. Monitoro suas atividades e mando a terceiro de 3 formas: keyloggers - tudo que você digita eu irei ver, screenlogger - tudo que você ver eu iria ver e adware - tudo que você pesquisa eu iria ver. Ex: As propagandas que aparecem no celular).

    3- Defesa dos Malwares: Firewall (Parede de fogo. Hardware ou Software. Filtra todos os pacotes que passam da internet para o computador e bloqueiam aqueles maliciosos, como a invasão de um ataque de worm, vírus e hackers. Não bloqueia se o vírus já estiver no seu computador e se você desabilitar o firewall); Antivírus (Detectar e eliminar os malwares do pc. Trabalha de 3 formas: Método de assinatura - irá procurar uma parte do vírus que não é alterada, caracterizando-o como vírus, Busca algorítmica - verificar os algoritmos que criaram aquele vírus no banco de dados, Sensoriamento Heurístico - irei verificar a execução e os registros do programa para assim definir se é um malware).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Antivírus é um tipo de ferramenta antimalware desenvolvido para detectar, anular e eliminar de um computador vírus e outros tipos de códigos maliciosos. Pode incluir também a funcionalidade de firewall pessoal. 

    Fonte: https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf

  • a) Firewall

    b) correta

    d) bloquador de pop up

    e) antispam


ID
1768354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um campeonato de futebol amador de pontos corridos, do qual participam 10 times, cada um desses times joga duas vezes com cada adversário, o que totaliza exatas 18 partidas para cada.
Considerando-se que o time vencedor do campeonato venceu 13 partidas e empatou 5, é correto afirmar que a quantidade de maneiras possíveis para que esses resultados ocorram dentro do campeonato é

Alternativas
Comentários
  • Bem simples essa galera,

    Basta aplicarmos a permutação com repetição:

    Total de partidas: 18

    Vitórias: 13

    Empates: 5

    Solução: 18! / 13! 5!  

    18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13! / 13! 5!--- "Corta" o 13! com 13!

    18 x 17 x 16 x 15 x 14 / 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 8.568 possibilidades.

    Gabarito: Letra C --- superior a 8.000

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

  • Não achei simples... e não entendi porque aplicar a permutação com repetição!!!

  • CINTHYA HOHLENWERGER, a permutação com repetição acontecerá porque você utilizará as letras "V" e "E". Será permutado (trocada a ordem em que aparecerá,por exemplo: V V V E E V E......; E E E V V V E.....) e será com repetição porque se eu trocar um "E" por outro "E" dá no mesmo.Abçs

  • lembrar da fórmula de permutação com repetição

  • 13v e 5E  _ 18!/13!(número de vitorias) sobra 18x17x16x15x14/ 5! (número de empates)igual a 8568 letra C 

  • eu sempre me confundo com uma coisa... pra ser permutação a ordem tem que importar, como eu sei que nessa questão a ordem é importante? 

  • você tem que interpretar a questão:

    você sabe que o time ganhou 13 vezes e empatou 5

    a questão quer saber de quantas maneiras diferentes temos esse resultado.

    olha os resultados são conhecidos somente a ordem dele que não e percebemos que podemos realizar inúmeras combinações alterando a ordem (ou seja permutando) dos resultados... bingo estamos diante de uma questão de permutação... mas e agora será uma permutação simples ou uma permutação com combinação?... olhando as informações que temos encontramos a resposta:

     o time venceu 13 vezes e empatou 5...   opa! temos resultados repetindo então temos repetição... vamos lá tente aplicar a permutação com repetições...

    P= n!/(n1!*n2!)

    n=numero total de elementos (no caso sera a quantidade de partidas)

    n1 e n2 = quantidade de repetições ( no caso é a quantidade de vitorias e a quantidade de derrotas)

    P= 18!/(13!*5!)

    P = 8568 possibilidades

  • Fiz por combinação.


    Combinação 1: De 18 partidas, 13 vitórias > C18,13 = 8568; e

    Combinação 2: De 5 partidas restantes, 5 empates > C5,5 = 1

    Combinação 1 e Combinação 2 = 8568 * 1 = 8568 = LETRA C

  • nossaaaaaaaa uma questão dessa é seeeeeeee tiver tempo...

  • Análise combinatória não cairá na prova do INSS. 

    #ficaadica

  • Andrade

    Edital do Inss, pag 19:

    ...análise combinatória; noções de estatística e probabilidade.

    #Vaileroedital

  • Andrade e Ricardo Andrade ambos estão certos, faltou somente identificar que:  temos nível superior e médio. Análise combinatória consta somente para o nível superior.

     

    SUPERIOR: RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Problemas de raciocínio lógico envolvendo os seguintes assuntos: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; tautologias; proposições; teoria dos conjuntos; análise combinatória; noções de estatística e probabilidade.

     

     

    MÉDIO: RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

  • Fala galera, eu pensei em uma forma diferente de responder. Através de um ANAGRAMA rsrsr...

    acompanhem meu racioncício: formas de vencer o campeonado (V= vitória; E= empate) 

    EEEEEVVVVVVVVVVVVV

    EEEEVEVVVVVVVVVVVV

    EEEEVVEVVVVVVVVVVV

     

    ora... se trata de um anagrama! como resolver um anagrama com Letras repetidas? = Número total de possibilidades/Possibilidades de Repetições de E e V.

    Abs!

  • Professor  Julio Cesar,

    nao consegui entender porque razao tenho que resolver por permutaçao, nao da certo por combinacão? ,nao entedi.

  • PERMUTAÇÃO REPETIÇÃO

    Pr =    18!   

            13! 5!

    Pr = 18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13

                        13! 5!

    Pr = 18 x 17 x 16 x 15 x 14

               5 x 4 x 3 x 2 x 1

    Pr = 1028160

             120

    Pr = 8568 possibilidades.

  • Silvana  é permutação, porque permutação a ordem não importa e usam - se todos os elementos disponiveis. Diferente da combinação onde a ordem também não importa, mas se escolhem uma quantidade de elementos possiveis , para se obter um resultado

  • Fiz por arranjo de 18 e 13 (A18,13) e deu o gabarito correto = 8.568.
    Não coloquei o 5! como repetição, porém fatorei 18 e 13 por completo. Talvez seja por isso que deu certo, já que o 5! apareceu quando fatorei o 13 (13.12.11.10.9.8.7.6.5.4.3.2.1). Daí, só fiz cortar os iguais e realizei a multiplicação dos que ficaram.

  • 18 partidas para cada 

    Possibilidades de vencer 13 partidas e empatou 5

    Solução: 18! / !3! x 5! = 8568 possibilidades

     

  • Ok,valeu gente obrigada. 

  • ANAGRAMA COM LETRAS REPETIDAS

    FALOU TUDO, LEANDRO SILVA,SEM MAIS ESPECULAÇÕES,DIRETO E RETO

    AO INVÉS DE EXPLICAR,MUITA GENTE CONSEGUE COMPLICAR

  • MAIS DE 8 MIL

  • LETRA C 

    (permutação) 

    18! / 13! x 5! = 8568

  • "Lógica é para todos" diz a professora...

    Hehehe, assim espero, mas não é brincadeira não!

    Fé em Deus e bora estudar!

  • Vou falar por que eu entedi tratar-se de uma permutação com repetição.

    Ex.: a palavra BATATA tem 6 letras, sendo que o A repete 3 vezes e o T repete 2 vezes. Ou seja, 6!/3!x2! = 60

    Nesta questão, portanto, pense nas 18 partidas como se fossem 18 letras, sendo que uma letra repete 13 vezes e outra letra repete 5 vezes. Ou seja, 18!/12!x5! = 8.568

    Bons estudos!!

  • Tantas opções para resolver. E eu não acerto uma :( kkkkkkkkkkk

  • Pessoal isso não é uma questão de permutação, em discurdancia com a professora, pois na permutação a ORDEM IMPORTA, e neste caso não, se ele ganhar a primeira partida e perder a última, terá o mesmo valor de perder a primeira partida e ganhar a última. Então ao contrário dos comentários abaixo, deve se usar a combinação. 

    C(18,5) = 18 x 17 x 16 x 15 x 14 / 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 8568

  • A ordem não importa na permutação, não, Gabriel Felipe ! A ordem importa em arranjos, esse caso é de permutação sim, lembre do exemplo da fila indiana em que se 5 pessoas estão nessa fila (não importa a ordem) elas poderão se organizar em 5! maneiras diferentes.

  • Guilherme creio que seu comentário está equivocado. Na permutação a ordem importa sim, como você mesmo disse, em uma fila indiana com cinco pessoas elas podem se organizar em 5! (120) formas diferentes. Disso se conclui que a ordem importa, pois se não importasse existiria só uma forma de colocar essas cinco pessoas na fila, o que caracterizaria um grupo, daí nesse caso se utilizaria a combinação (quando a ordem não importa).

  • Combinação ou Permutação.

  • https://youtu.be/aP3RTVRj_Cc pra quem não entendeu

  • C18,13 ou C18,5= 8568

  • Eu fiz combinação:

    C18,13

    E deu o mesmo resultado que o pessoal abaixo: 8568. Porém acho que a permutação tem mais logica, não sei se foi coincidência.

  • por que permutçõ com repetição? os empates não são jogos diferentes?

  • LETRA C

  • GABARITO: C

  • Sei que tem muita gente falando que a ordem não importa e se trata de uma combinação, mas notem que é uma PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO.

    Basicamente, nós temos 18 partidas, das quais 13 serão vitórias e 5 empates. Uma vitória não é diferente da segunda, então temos 13 elementos que se repetem, da mesma forma com os empates. Com isso:

    P = 18!/(13!)x(5!) = 8568.

    E pro pessoal que obteve o mesmo resultado realizando Combinação 18, 13:

    Existe uma propriedade de complementariedade na combinação, que é: C a,b = C a, (a-b). Aplicando a questão:

    C 18,13 = C 18,5.

    Você pode encarar a questão com dois blocos, das vitórias e empates. Se você realizou C 18,13 porque das 18 partidas, 13 deverão ser vitórias, de fato o restante será uma possibilidade única, de serem os empates.

    Gabarito: C.

    Bons estudos!

  • Comentário ruim dessa professora do qc!

  • A questão mesmo especifica " maneiras possíveis para que esses resultados ocorram dentro do campeonato é "

    Os resultados têm de ocorrer, não importa a ordem, 13 vitórias serão 13 vitórias e 5 empates serão 5 empates. Portanto:

    C 18,13 = 8568

    C 5,5 = 1

    8568.1 = 8568.

    Gabarito letra C.

  • uma dúvida é normal resolver questão de análise combinatória e o tempo não render??

    porque toda vez que eu estou resolvendo questão desse assunto o tempo passa e acabo fazendo quase nada de questão !!

  • Se temos 18 partidas e temos que distribuí-las em 13 vitórias e 5 empates, considerando que a ordem não importa (partida do time A contra o B, é a mesma que o time B contra o A) temos:

    Combinação para vitórias * Combinação das partidas que sobraram para os empates (ou vice-versa)

    C18,13 * C5,5 = 8.568

    C18,5 * C13,13 = 8.568

  • Combinação de 18!/13!

    e Combinação de 5!/5!

     

    C 18, 13 = 8.568

    C 5, 5 = 1 

    8.568 x 1 = 8.568

  • Fiz da seguinte forma: São 10 clubes. 18 partidas. multiplique 10 × 18 = 180 fiz a multiplicação pelo número de vitórias que são 13, ficando assim: 180 × 13= 2.340 e por último fiz a multiplicação pelo número de empates que foram 5 ficando assim: 5 × 2.340 = ...resposta correta acima de 8.000. Obs: não sei se fiz da melhor forma ou se foi a correta só sei que deu certo kkkkkkk

  • C 18!/13!x5! = 8568

  • LETRA C

  • Partições, nº de jogos / n° vitórias X n° de empates , ou seja 18 ! / 13!x 5! = 8568

  • Continuo sem entender mesmo após ler os comentários. Assunto complicado

  • Realizei o cálculo por meio de uma C18,13 (COMBINAÇÃO número de partidas = 18, número de vitórias =13)

    FÓRMULA DA COMBINAÇÃO:

    C n,p = n! / (n - p)! x p!

    n = número de elementos

    p = possibilidades

    NO CASO:

    n = 18

    p = 13

    CÁLCULO, PASSO A PASSO:

    C 18,13 = 18!

    _______________

    (18! - 13!) x 13!

    C 18,13 = 18!

    _______________

    5! x 13!

    Para simplificar, leve o fatorial de cima até o maior fatorial de baixo, e exclua eles: 13!

    C 18,13 = 18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13!

    _______________________

    5! x 13!

    Resolva o fatorial do denominador e simplifique com os números possíveis no numerador: (observe as cores)

    C 18,13 = 18 x 17 x 16 x 15 x 14

    _______________________

    5 x 4 x 3 x 2 x 1

    Agora, basta realizar a multiplicação dos valores restantes:

    C 18,13 = 6 x 17 x 4 x 3 x 7 = 8.568

    GABARITO: Letra "C"

    Espero ter ajudado, bons estudos.

  • Deu certo fazendo combinação. Coincidência ou tá errado ?

  • 18x17x16x15x14

    ______________

    5! =120 Total de : 8.568

    SEMPRE PERSISTAM E CONTINUEM LUTANDO PELOS SEUS SONHOS.

    RUMO À APROVAÇÃO NA PF.

  • Gabarito: C

    Comentário: Temos uma questão de permutação com repetição. Total de partidas: 18

    Vitórias: 13

    Empates: 5

    Solução: 18! / 13! 5! 18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13! / 13! 5! – - – "Corta" o 13! com 13! 18 x 17 x 16 x 15 x 14 / 5 x 4 x 3 x 2 x 1

    = 8.568 possibilidades.

  • LETRA C

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/aP3RTVRj_Cc

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • Fiz uma permutação com 18!x5! (somente os empates) , o resultado já deu 8568, portanto, acima de 8000.

  • faça analogia com as regras de Anagramas

    • 18 partidas
    • venceu 13
    • empatou 5

    Se vai usar todos os elementos, já sabemos que se trata de permutação.

    Como vão ter repetições (13 vitórias e 5 empates)

    PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO

    = 8.568

  • Tá maluco. Eu viajei. Interpretei totalmente errado. Fiz os jogos totais do campeonato x o número de resultados que eu queria (2 = vitória ou empate).

  • Permutação com repetição

    P= 18! / 13!5!

    P = 8568

  • Resolução por combinação ficará assim: C18,13 x C5,5 = 8568.

    Também será possível resolver por permutação com repetição: P= 18!/13! x 5!.

    Espero ter ajudado

  • NÃO É PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO E, SIM, COMBINAÇÃO, COMO O COMENTÁRIO DO RENAN.

  • GAB: C

    permutação com repetição = pois a ordem importa, e há 2 resultados que repetem varias vezes (empate-5, venceu-13)

    18! : 13!x5! (corta o 13! de baixo com 13! de cima)

    18x17x16x15x14 : 5x4x3x2x1 = 1.028.160 : 120 = 8568


ID
1768357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação da proposição: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" pode ser expressa corretamente por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Negação da condicional --> Mantém a 1° parte E nega a segunda parte!  

    Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar"
    P --> Q 

    "O número inteiro m > 2 é primo E o número m não é ímpar 
    P ^ ~Q 

  • Sim Mateus , complementando seu raciocionio....que esta correto.....alem de negar a segunda, transforma-la em uma conjunçao, usando então o conectivo " e"

  • Dica pra quem tiver paciência e querer parar de decorar tanta coisa, aqui você só precisa saber uma coisa decorada que o resto sairá naturalmente.


    Sabemos que a única forma da condicional ser FALSA é quando na condicional P -> Q a primeira preposição é VERDADEIRA EEEEE a segunda é FALSA, isto é, V -> F = F. (Mnemonicos: Vera Fischer, porém tem gente que usa o Vai SE fuder isso é Falso) desculpem o palavrão.

    utilizando esta lógica, podemos negar a condicional. 

    Note

    ~(P -> Q)... Mantenha a primeira EEEEEEEEEEEEE negue a segunda.

    Portanto teríamos P ^ ~Q

    Com base nisso, voltamos para a questão.

    A negação da proposição: “Se o número inteiro > 2 é primo, então o número é ímpar" pode ser expressa corretamente por

    Qual a regra pra negar se... então... Mantenha a primeira EEEEE negue a segunda.

    O número inteiro m > 2 é primo EEEE o número m não é ímpar.


    Dica para não precisar de decorar a equivalência do P -> Q


    Note o seguinte

    dada uma preposição P qualquer, o que acontece se nega-la duas vezes?

    P (nega)... ~P (nega de novo) ... P (volta ao que era no início, não é verdade? Aqui temos a chamada equivalência.)

    Vamos agora negar duas vezes a condicional

    P -> Q (nega)... P ^~Q (nega)... ~P v Q.

    Portanto, tá aí mais uma forma de se encontrar a equivalência fora da tabela verdade. Além desta equivalência tem-se o troca e nega.

    Resumindo as equivalências da condicional

    caso I) P -> Q <=> ~P v Q (nega duas vezes)

    caso II) ~Q -> ~P (Troca e nega) 


    Por menos tabela verdade e mais ganho de tempo na prova. Espero ter ajudado.

  • Negar => Tornar falsa.

  • Todas às vezes que for negação de uma condicional, a primeira fica positiva, mudando o conectivo de condicional para conjunção (^e)  e nega a 2(segunda). Sempre  olha logo o conectivo se mudou. Nessa questão só teriam duas alternativas que estaria o conectivo ^(e). Que seriam as letras A e E.
    Reposta letra E
    ~(M>2 --> m) = M>2 ^ ~m

  • Negação de proposição com condicional: Se... Então..

    p-->q = p ^ ~q 

  • Aprendi com a galera do QC:



    Negação da condicional = (regra do marido safado: mantém a primeira e nega a segunda)


                                           ~ (P---->Q) é (P ^ ~ Q) 



    R: c) “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".

  • Pessoal do INSS, me socorram, por favor, rs: equivalência e negação não serão cobradas??????

  • Negação de uma condicional - Copia a primeira E nega a segunda. ;) 

  • Pra mim a letra A também tava certa. Não dá para negar trocando as posições e negando as duas? 

  • Não, não wesley... fazendo isso você vai dizer a mesma coisa, haja visto que são sentenças equivalentes...

    preste atenção____ se eu digo: se está chovendo eu não saio  ou digo: se saio não está chovendo...

    note que eu neguei as duas e permutei... mas continuei falando a mesma coisa não neguei nada...


    lembrete: no se então, somente é falso se for Vera Fischer (V,F)

    logo para negar o se então eu afirmo a primeira e nego a segunda... ~(Q->P) => Q^~P

  • Negação de SE ENTÃO = RENEGA (repete a primeira frase e nega a segunda) !
  • Completando o pensamento da colega Lidiane

    "RENEGA" ( repete a primeira frase e nega a segunda) e troca o conectivo também de "se então" passa para "e"
  • negação do se...então  = REPETE A PRIMEIRA E NEGA A SEGUNDA

  • Gabarito: C

    Para responder esta questão é necessário saber as regras de negação de uma CONDICIONAL, e a regra de negação de uma condicional é negando apenas a segunda parte de uma proposição e transformando a condicional em uma conjunção, ou seja, trocar no português o "se... então pelo"  "e" .Então, ~ (que representa negação) será  ( P ^ ~ Q)  e na Questão a única alternativa que nega a segunda parte e coloca o "e" na frase é a alternativa ( C )

  • Considerando:
    A: Se o número inteiro > 2 é primo 
    B:  número é ímpar

    Temos que:
    1) Monta-se a proposição: A -> B

    2) Proposição equivalente: A -> B <=> ~ A v B
    3) Negação da proposição equivalente: ~ (~A v B) => A ^ ~B (O número inteiro > 2 é primo e o número não é ímpar).

    Obs.: Toda vez que temos uma Condicional o recomendado é transformar em uma equivalente para ficar mais fácil de encontrar sua negação.
  • Para responder temos que saber as Leis de Morgan, a negação de uma condicional. →

    P: Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar.

    p: número inteiro m > 2 é primo

    q: número m é ímpar.

    Temos então p → q

    A proposição P (ela inteira), para negá-la, segundo a negação da condicional →, é a seguinte:

    A regra: ~(p → q) <=> p ^ ~q (a negação da condicional é equivalente a manter a primeira e negar a segunda)

    Logo, p ^ ~q, fica da seguinte forma:

    Mantém a primeira: O número inteiro m > 2 é primo

    e ^

    Nega a segunda: o número m não é ímpar.

    Resposta: C “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".

  • Por que a A tá errada? A negação de p->q também mam pode ser ¬q->¬p?
  • Berg, essa regrinha sua é equivalência!!

  • Negando a proposição “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar", temos que aplicara  a regra do MANÉ (Mantém a primeira E nega a segunda), logo:

    ~ (Se o número inteiro > 2 é primo, então o número é ímpar) =  O número inteiro m > 2 é primo E o número m não é ímpar.


    Resposta: Alternativa C.
  • Negação da condicional:  ~(P->Q)= mantém o antecendente e nega o consequente :  P^~Q.

  • Conservo a primeira e nego a segunda.. 

    Gaba C

  • Alternativa C

    Para a alternativa "A" estivesse correta teria de está assim:

    Se o número m não é ímpar, então o número m ≤ 2 não é primo.

  • Letra C Chama MANÉ ----- MAntém a 1° e NEga a 2°
  • Eu tenho um esqueminha para a resolução desta questão, vamos lá tchurma?

    ~(P ^Q) aplicando a distributiva teremos ~P V~Q

    ~(PVQ) aplicando a distributiva teremos ~P ^ ~Q

    ~(P --> Q) é só pegar a negação do V (ou) aqui de cima e copiar tirando só a primeira negação. Então será esta formulinha que iremos utilizar para resolver:

    Fica: P ^ ~Q

    “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" Então com base nesta fórmula teremos: O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar.

    Viu que tranquilo?

    Vamu pra cima!

    Abby.

  • Negação de Se Então nao é Se Então...
  • Segue:

    1) Passo: Negação do "se então" com "ou": Coloca o "ou", nega o da frente, repete o de trás:

     

    O número inteiro > 2 não é primo ou o número é ímpar

     

    2)Passo: Negação do "ou": Nega tudo e coloca o "e"

     

    O número inteiro > 2  é primo e o número m não é ímpar

     

    Alternativa C

  • Regra de Negação:

    "SE....ENTÃO"=   Tira o SE da primeira e mantém na mesma forma, logo na segunda troca o ENTÃO por E o restante nega.

     

    a)“Se o número não é ímpar, então o número inteiro > 2 não é primo".    (ERRRADO)    OBS. Fugiu da regra totalmente.

     

    b)“Se o número inteiro > 2 não é primo, então o número é ímpar".    (ERRRADO)    OBS. Fugiu da regra totalmente.

     

    c)“O número inteiro > 2 é primo e o número não é ímpar". (CORRETO)

     

    d)“O número inteiro > 2 é não primo e o número é ímpar".       (ERRRADO)    OBS. Não pode negar a primeira, logo a segundo tem que negar.

     

    e)"Se o número inteiro > 2 não é primo, então o número não é ímpar".     (ERRRADO)    OBS. Fugiu da regra totalmente.

  • Bizu do REENEGA na negação do "Se ..., então REpete E NEGA."

  • A letra "a" é uma equivalência, pessoal, e não uma negação.

  • Tem que achar um jeito de gravar essas imundices

    Negar uma condicional: MA1NÉ [Mantém a primeira E nega a segunda] -> [1 = conectivo E]

  • Negando a proposição “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar", temos que aplicara  a regra do MANÉ (Mantém a primeira E nega a segunda), logo:

    ~ (Se o número inteiro > 2 é primo, então o número é ímpar) =  O número inteiro m > 2 é primo E o número m não é ímpar.

  •  

    Letra C. Considerando Referência P= Se o número inteiro > 2 é primo ----> Q=o número é ímpar, teremos a tabela padrão verdade do se então 0->0=1; 0->1=1, 1->0=0, 1->1= 1; ou seja  (1-1-0-1). Mas o problema pede ~(1-1-0-1), ou seja, (0-0-1-0), o que é atendido somente pela letra "c" = P e ~Q, onde temos: 0e1=0, 0e0=0, 1e1=1, 1e0=0, (1-1-0-1). Considere 1=Verdadeiro e 0=Falso.  

  • Gab C

     

    Negação do Se, então é o ( MANÉ) 

    - Mantém a primeira 

          E

    - Nega a segunda

    Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar

    1°- Mantém a primeira: O número inteiro m>2 é primo 

                                                                  E

    2°- Nega a segunda: o número m não é impar

    resultado = O número inteiro m>2 é primo  E  o número m não é impar

     

  • Gabarito: C

     

    A Negação da Condicional se dá pela regra do Ma.

    P: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" 

     

    P: (m > 2 p) -> mi

    Negação de P: (m > 2 p) ^ ~mi

     

    Negação de P: "O número inteiro m > 2 é primo E o número m NÃO é ímpar."

  • Gente, eu aprendi a seguinte tabela em equivalência lógica:

    A -> B = ~B -> ~A

    A -> B = A ^ ~B

    A -> B = ~A v B

    Ou seja, a alternativa A também estaria certa. Alguém pode me explicar?

  • Temos no enunciado a condicional p-->q, onde:

    p = o número inteiro m > 2 é primo

    q = o número m é ímpar

    A sua negação é dada por “p e ~q”, onde:

    ~q = o número m não é ímpar

    Escrevendo “p e ~q”:

    “O número inteiro m>2 é primo E o número m não é ímpar”

    Note que aqui temos uma frase com uma variável (m) mas que, ainda assim, pode ser CLASSIFICADA como VERDADEIRA. Isto porque, de fato, todo número primo maior que 2 é ímpar (basta lembrar da matemática básica). Temos uma variável no texto mas ainda assim esta frase é uma proposição, pois pode ser classificada como V independentemente do valor da variável.

    Resposta: C

  • errei a regra :c

  • O candidato consegue eliminar as alternativas A, B e E de primeira com uma regra básica: Uma condicional não é negada com o uso de outra condicional.

    A negação de uma condicional pressupõe o uso de um conectivo aditivo. A negação da condicional se dá: mantendo a primeira E negando a segunda.

    Com isso, gabarito: C.

    Bons estudos.

  • MANÉ: MANTÉM A 1 + "E"+ NEGA A 2

  • LETRA C

    Negação de condicional: P -> Q -------- P ^ ~Q

    MAPA MENTAL DE PROPOSIÇÃO: http://gestyy.com/e0RfDH

  • Minha contribuição.

    A -> B

    Negação: A ^ (~B) - MAntém a 1° (e) NEga a 2°

    Abraço!!!

  • NA PREPOSIÇÃO SE ENTÃO, NEGAÇÃO É COISA DE MANÉ

    MANTÉM A PRIMEIRA, "E" NEGA A SEGUNDA

  • Gabarito letra C - “O número inteiro > 2 é primo e o número não é ímpar"

    NEGAÇÃO

    Conjunção – Negar as duas e trocar o E pelo OU.

    Disjunção – Negar as duas e trocar o OU pelo E.

    Condicional – Mantem a primeira E negar a segunda (tem que trocar o conectivo para e ^) / Não pode negar com o próprio Se, então.

    Disjunção exclusiva – Apenas trocar o conectivo para Bicondicional.

    Bicondicional - Apenas trocar o conectivo para Disjunção exclusiva. 

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/9tTfW0r8boY

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • 1° Método da eliminação, a negação de SE, ENTÃO não continua com o SE, ENTÃO, troca por um Conectivo (Conjunção E ou pela Disjunção OU), LOGO sobra as alternativas C e D.

    2° A regra do MA, mantem a primeira e Nega a segunda.

    GABARITO LETRA C.

  • Aí você confunde equivalência com negação, que lindo cara

  • Um salve para quem marcou a letra "A" de cara e.... ERROU A QUESTÃO :D

  • Responder com pressa: Ver a sentença equivalente na letra A e marcar. A questão pediu a negação.

  • Que horror! Marquei a A com brilho nos olhos acreditando ter achado logo de cara a resposta kkk aiai

    Nota mental: Prestar atenção se é negação ou equivalência; prestar atenção nas alternativas. Negação do "se" não tem SEEEEE

  • Negação do Se então = MANÉ.

    Mantém a primeira usa o E e nega a segunda.

    GABARITO C.

    PMCE 2021!

  • Vocês reclamando porque erraram marcando a A, eu que errei assinalando a D. hahahahahaha