-
GABARITO C
"A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade." -Manual de Redação da Presidência da República
-
Questão sopa no mel !
-
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.
-
(GABARITO C)
A) O uso do padrão culto de linguagem, em princípio, e por definição é avesso a vocábulos de circulação restrita (meio em que circula), como a gíria e o jargão.
B) Não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais.
C) Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Para ela concorrem:
- a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações;
- o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;
- a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade;
- a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.
D) Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evite usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina.
E) A linguagem formal deve ser observada SEMPRE.
-
Se você foi um dos que ficou em dúvida entre a "B" e a "C", guarde o seguinte: quando tiver "padrão oficial" na alternativa, está errado. Na prova do TRE-PI a CESPE usou o mesmo termo, "padrão oficial" numa das alternativas que estava errado.
-
A forma de tratamento doutor / não é uma FORMA DE TRATAMENTO, mas sim um TÍTULO ACADÊMICO
Pode ser utilizado para bachareis em direito e medicina.
-
Não concordo porque a questao diz que o padrao culto de linguagem e a impessoalidade favorecem a clareza, mas o manual diz :a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficia, nao diz que favore, diz que deve. O CESPE tambem inventa demais.
-
Alternativa C : CORRETA
Pagina 6 do Manual:
A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:
a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;
b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;
c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;
d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.
-
Ora bolas!!! padrão oficial x padrão culto da linguagem a CESPE vira e mexe não se decide!!! Há várias questões que o correto é afirmar padrão oficial de linguagem. Errei, pq olhei no que já havia considerado padrão ''correto'' da CESPE. PQP!!!
-
Galera,pra começar não existe o tal "Parão Oficial",pois o póprio Manual de Redação da Pesidência diz isso.O que existe é a norma culta(linguagem formal) nas comunicações oficiais,que aliada à impessoalidade torna clara a mensagem passada.A CESPE tem essa mania de criar afirmações para confundir.
-
Gabarito letra C.
Não existe propriamente um "padrão oficial de linguagem‟
(2017/TRF-1ªR/Técnico) De acordo com o MRPR, não existe um padrão oficial de linguagem. CERTO
(2012/TJ-AC/Analista) As características da redação oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, concisão e uso do padrão culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administração pública obedecerá aos princípios de impessoalidade, publicidade e eficiência, entre outros. CERTO
-
a) Vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão, devem ser evitados em comunicações oficiais.
b) De acordo com o MRPR, não existe um padrão oficial de linguagem.
d) Doutor não é forma de tratamento.
e) Em comunicações oficiais a linguagem formal é obrigatória.
-
(GABARITO C).