-
D) OBJETIVOS
Diminuir a ocorrência de erros na linha de produção e melhorar a qualidade do processo e do produto.
Proporcionar maior eficiência da equipe de trabalho.
Incentivar o envolvimento do colaborador com seu trabalho.
Enaltecer a motivação do trabalhador como agente participante do processo.
Desenvolver a capacidade para resolver os problemas surgidos dentro da linha de produção.
Aprender a desenvolver a atitude de prevenção de problemas.
Proporcionar, incentivar, desenvolver e melhorar o processo de comunicação entre as chefias e os integrantes das áreas.
Criar uma relação harmoniosa de trabalho entre chefes e subordinados.
Estimular, promover e elevar hierarquicamente os funcionários, desenvolvendo as lideranças.
Proporcionar e desenvolver maior conhecimento do que está acontecendo na empresa em todos os setores.
FONTE: http://www.blogdaqualidade.com.br/circulos-de-controle-de-qualidade/
-
Gabarito Letra D
Vamos aos conceitos de cada ferramenta...
CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE – CCQ Pode ser definido como sendo um pequeno grupo voluntário de funcionários pertencentes ou não à mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos, e que tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, etc, especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho.
BRAINSTORMING - literalmente: "assalto cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
MELHORIA CONTÍNUA - também é conhecida como Kaizen, uma palavra de origem Japonesa, onde “Kai” significa mudar e “Zen” significa para melhor. Porém, a tradução que expressa melhor o significado desta filosofia é melhoria contínua. É aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais, desde o pessoal do escritório e do chão de fábrica até a alta cúpula em um envolvimento total.
AD HOCÉ - é uma expressão latina tradução literal é "para isto" ou "para esta finalidade". É geralmente empregada sobretudo em contexto jurídico também no sentido de "para um fim específico". Exemplo: um advogado "ad hoc" (nomeado apenas para um determinado ato jurídico).Modelos informais utilizados pelo desenvolvedor de software costumam serad hoc, como rabiscar uma ideia para obter maior clareza e simplificação da realidade. Porém, esses modelos não oferecem uma linguagem básica que possa ser compartilhada com outras pessoas facilmente.
Fontes:
http://www.sato.adm.br/rh/circulos_de_controle_de_qualidad.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming
http://www.sobreadministracao.com/melhoria-continua/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ad_hoc
-
O Círculo de Controle da Qualidade (CCQ) é formado por um grupo de empregados, geralmente de um mesmo nível ou pertencentes a uma mesma área de trabalho, que identificam problemas ou assuntos relacionados com sua atividade. A composição desses grupos é totalmente voluntária, de iniciativa dos próprios empregados e deve ser prestigiada e apoiada pelo gerente ou supervisor imediato. O CCQ não tem poder decisório. Apenas identifica problemas, estuda-os e sugere soluções. A decisão final cabe sempre ao gerente. O movimento de CCQ não quebra a cadeia hierárquica da organização, não põe em risco a função gerencial: funciona como auxiliar do gerente. (LACOMBE, 2011)
-
Jovens padawans!!!!!!!
Segundo John R. Schermerhorn, Jr.(Administração 8ª edição) Círculo de qualidade(círculo de controle de qualidade) um grupo de trabalhadores que se reúnem regurlamente para discutir e planejar formas específicas de melhorar a qualidade do trabalho. Após receberem um treinamento especial em resolução de problemas, trabalho em equipe e questões de qualidade.
Pag.361