-
A correta
distância do poder ou distância hierárquica, relaciona-se ao nível de distribuição desigual do poder na organização, ao maior ou menor número de níveis hierárquicos na estrutura organizacional, à facilidade ou dificuldade de acesso dos que dispõem de menor poder em relação aos mais poderosos, à existência de normas, crenças e práticas que enfatizam as diferenças entre os níveis hierárquicos.
Fonte:
-
Fonte da letra a: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712005000200007
-
Letra (a)
Distância do Poder – PDI - A “distância do poder” é definida como o
quanto membros menos poderoso de instituições e organizações dentro de
um país esperam e aceitam o poder distribuído de forma desigual.
O índice de distância hierárquica (IDH) aborda até que ponto os membros menos poderosos de instituições e organizações de um país esperam e aceitam que o poder seja distribuído de forma desigual, o que traz à tona o funcionamento das relações de dependência (HOFSTEDE, 1991, 2001).
-
Hofstede propõe uma escala comum para as dimensões da cultura, na qual localiza as posições em que se encontram as diferentes culturas, permitindo estabelecer comparações entre elas em cada dimensão. As cinco principais dimensões de Hofstede são:
1.Power Distance (Distância em relação ao Poder) – avalia o nível de desigualdade (social, política, econômica) que é aceito numa sociedade pelas camadas mais baixas da população.
2. Uncertainty Avoidance (Evitação da Incerteza) – avalia o grau de tolerância à incerteza e à ambiguidade na sociedade ou, ao contrário, até que ponto os indivíduos se sentem ameaçados quando sobrevém uma situação desconhecida.
3.Individualism vs. Collectivism (Individualismo vs. Coletivismo) – avalia até que ponto os indivíduos, nessa sociedade, estão propensos a agir sozinhos, mantendo laços tênues entre si; ou a agir em conjunto, participando de grupos que lhes dão proteção em troca de lealdade.
4. Masculinity vs. Femininity (Masculinidade vs. Feminilidade) – avalia até que ponto, na sociedade, os papeis sociais de homens e mulheres são diferentes: admite-se que, culturalmente falando, os homens são mais competitivos, adeptos da meritocracia e centrados no sucesso material; ao passo que as mulheres se mostram mais modestas, ternas e preocupadas com a qualidade de vida.
5.Long-Term vs. Short-Term Orientation (Orientação de Longo- vs. Curto Prazo) – avalia a tendência das pessoas, numa sociedade, de querer obter recompensas num futuro próximo, ou sua tolerância ao adiamento dessas recompensas.
Fonte: http://marco-oliveira.com.br/blog/as-dimensoes-da-cultura-de-hofstede-remetem-a-freud/
-
Viajei demais nessa questão...
-
a) Correta
b) Em sociedades consideradas colitivistas, apesar de os laços entre os indivíduos serem fracos, as pessoas cuidam umas das outras em troca de lealdade.
c) Particularismo é a tendência cultural segundo a qual o indivíduo trata as pessoas com base em seus grupos de afiliação e preserva favores, serviços, privilégios e sacrifícios para amigos, parentes ou outros grupos com os quais ele se identifica.
d) Sociedades situadas no polo feminino caracterizam-se pela busca por qualidade nos relacionamentos interpessoais.
e) Culturas com alto grau de tolerância à incerteza buscam limitar a ambiguidade de opiniões por meio de leis, regras, formalização, padrões.
Fonte: https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questoes/instituicao/TRE-MT/dificuldade/M%25C3%25A9dio/pagina/14/quantidade-por-pagina/15
-
blz.
-
Cara, qual a intenção de um fdp que faz uma questão dessa ?
Ja li mil materiais e nunca tinha visto esse tópico.
-
bom, meus amigos, pau no cu do legislador :)
-
Socorro!!!
-
Deus me livre...........>>>>>>>>>>>>
-
Diacho de questão é essa homi? Kkkk
-
Diacho de questão é essa homi? Kkkk
-
Sinceramente, que questão maldita. Daquelas que eu não arrisco mesmo durante a prova. Pelo menos não perco ponto.
-
Esse é aquele tipo de questão que a banca pode colocar como certa qualquer alternativa e inventar uma desculpa esfarrapada. Lamentável!
-
MISERICÓRDIA!!!!!!
-
LETRA A
-
Letra A
Acertei por eliminação:
A - O índice de distanciamento do poder é a medida pela qual os membros menos poderosos nas instituições e organizações dentro de um país esperam e por meio da qual aceitam que o poder seja distribuído de forma desigual.
B - Em sociedades consideradas individualistas, apesar de os laços entre os indivíduos serem fracos, as pessoas cuidam umas das outras em troca de lealdade.( Nao faz sentido sociedade individualista cuidar uns dos outros.)
C - Universalismo é a tendência cultural segundo a qual o indivíduo trata as pessoas com base em seus grupos de afiliação e preserva favores, serviços, privilégios e sacrifícios para amigos, parentes ou outros grupos com os quais ele se identifica. (Univesalismo traz a ideia de que algo será aplicado de forma universal, igual para todos, nao faz sentido criação de grupos se é universal)
D - Sociedades situadas no polo masculino caracterizam-se pela busca por um bom relacionamento com o superior imediato e por segurança de poder trabalhar para a mesma organização durante um longo período. (Nao da pra falar sobre o que sociedades num polo masculino buscam, seria algo uito fechado e sabemos que isso é muito mais subjetivo)
E - Culturas com alto grau de tolerância à incerteza buscam limitar a ambiguidade de opiniões por meio de leis, regras, pressupostos filosóficos e religiosos. (Se existe uma alta tolerância à incerteza não tem pq buscar limitar ambiguidade ....)
Assim só resta a letra A.
-
Questão muito subjetiva.
-
MISERICÓRIDA!!! Que questão foi essa meu Deus???
-
Que foi isso? rsrs Parece que fui arremessada de um avião e continuo no ar.. rsrs
-
Você vê a maldade no avaliador quando ele pede para ler um texto que não vai ajudar em nada na resolução da questão. Ele faz isso para cansar o candidato de propósito. Não tem outro motivo.