SóProvas


ID
1769209
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Porto Barreiro - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinalar a alternativa cuja oração apresenta um pronome indefinido:

Alternativas
Comentários
  • Pronomes indefinidos invariáveis:alguém, ninguém, outrem, tudo, nada, cada, algo.

  • a) pronome possessivo "minha"
    b) GABARITO
    c) pronome demonstrativo "este"
    d) pronome possessivo "tuas"

  • Todos seria o que? pronome demonstrativo?

  • to.do 
    (ôpron adj e indef (lat totu1 Integral, inteiro (seguido de artigo ou após o substantivo): Trabalhava todo o dia e descansava a noite toda. 2 Cada, qualquer: É todo dia a mesma coisa. Toda noite vai ao cinema. Todos os homens são mortais. Emprega-se também expletivamente: Viu submergir todas as suas esperanças. adv Completamente, de todo, inteiramente (variando excepcionalmente em gênero e número): O copo ficou todo quebrado, e a toalha toda encharcada. sm 1 Agregado de partes que formam um conjunto, um corpo completo: Um todo harmonioso. 2 Aspecto geral; generalidade: "Cada homem (microcosmo de loucura) imagina-se um todo" (Castilho). 3 O aspecto físico, tomado no seu conjunto: O todo da obra não está ruim. sm pl Todo o mundo, toda a gente: Todos aplaudiram o candidato. De todo: V de todo em todo. De todo em todo: completamente.Estar em todas: participar ativamente da vida social, estar bem informado.Todo o mundo: todo e qualquer homem. Pl: todos (ô). Fem: toda (ô); pl dofem: todas (ô).

    Link: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/definicao/todo%20_1055944.html

  • No meu entender essa questão é passível de recurso, pois o pronome "todos" também é indefinido.


    Pronomes indefinidos se referem sempre à 3.ª pessoa gramatical, indicando que algo ou alguém é considerado de forma indeterminada e imprecisa.

    Foi apresentada alguma justificativa para o atraso na entrega da mercadoria? Ninguém se quer responsabilizar por esta tarefa.

    Exemplos de pronomes indefinidos: alguém, ninguém, outrem, tudo, nada, cada, algo, algum, algumas, nenhuns, nenhuma, todo, todos, outra, outras, muito, muita, pouco, poucos, certo, certa, vários, várias, tanto, tantos, quanta, quantas, qualquer, quaisquer, bastante, bastantes.

    Fonte: http://www.normaculta.com.br/tipos-de-pronomes/
  • a) A minha casa está aberta para todos (todos vocês) - não é pronome indefinido!!!

    Pronome indefinido:TUDO, nada, algum, qualquer, certo, muito, pouco, ninguém,...
    Por isso o gabarito é a letra B
  • Pronomes indefinidos são aqueles que se referem a substantivos de modo vago, impreciso ou genérico. Os pronomes indefinidos podem ser variáveis, isto é, sofrer flexão de gênero e número, ou invariáveis. algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer.  Pronomes Indefinidos são palavras que se referem à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago (impreciso) ou expressando quantidade. Para mim, A e B são corretos.
  • Resposta: b) Ninguém (Pronome Indefinido - Invariável) sabe quantos eram. 


    Para aprofundamento: http://www.infoescola.com/portugues/pronome-indefinido/


  • Sobre a letra a:


    Ex:


    - Esta carteira é válida em todo território nacional.


    - Esta carteira é válida em todo o território nacional.


    Segundo o professor Pestana o todo da primeira frase significa qualquer. Ou seja, em qualquer território, desde que seja uma nação, a carteira é válida. Diferente da segunda frase, em que todo o significa inteiro. Ou seja, a carteira é válida no inteiro território nacional. Só aqui no Brasil.


    Gabarito Letra B

  • Para mim está questão deveria ser anulada ,pois a correta é a letra A. A questão quer sabe a alternativa que tem UM pronome indefinido. 

    xa) 1 todos

    b) 2 ninguém e quantos

    c) Não tem

    d) não tem.

    Nem sempre a banca tá certa!!!

  • Só um a dúvida: então o todos deixou de ser indefinido por que o pronome possessivo "minha" dá uma ideia de que o o dono da casa conhece "todo mundo", num é isso?

  • Letra A:- Aberta para todos....substituindo vocês

  • http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf50.php

  • Pronomes indefinidos:

    Têm sentido vago ou indeterminado. Aplicam-se na 3ª pessoa. São eles:

    - Algum 
    -Nenhum 
    -Todo 
    - Outro 
    - Muito 
    - Certo 
    - Vários 
    - Tanto 
    - Quanto 
    - Alguém 
    - Bastante 
    - Ninguém 
    - Tudo 
    - Outrem 
    -Nada 
    - Cada 
    -Algo 
    - Mais 
    - Que 
    - Quem

    Ex: Ninguém me ama, ninguém me quer. 
    Ele tem muito orgulho dos filhos. (atenção que o muito neste caso refere-se a orgulho, que é substantivo. Não confundir com advérbio, lembrando que advérbio só modifica verbo/adjetivo/advérbio, o que não é o caso)
    ----------------------------- 
    Logo, gab: B

  • Nível superior? 

  • Pronomes indefinidos são aqueles que se referem a substantivos de modo vago, impreciso ou genérico. Os pronomes indefinidos podem ser variáveis, isto é, sofrer flexão de gênero e número, ou invariáveis. algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer.

    Pronomes Indefinidos - Português - InfoEscola

    www.infoescola.com/portugues/pronome-indefinido/

  • Gabarito da banca: Letra B

     

    Porém na Letra A: TODOS - é pronome indefinido.

     

    Questão passível de anulação, pois há duas alternativas corretas: A e B

  • Eu vejo aqui pessoas tentando justificar que "todos" não seria um pronome indefinido, alegando estar implícito o pronome de tratamento "vocês". Sinceramente, eu não entendi a linha de raciocínio, uma vez que independe de estar - ou não- subentendido, mesmo assim a classificação de "todos" não mudaria, pois  ainda sim haveria a ideia de generalização ou indefinição, tal como ocorre com muitos/alguns/nenhum/.. Isto é, não é possível definir com total certeza quem pertence a este conjunto "todos" ( E por que justamente "todos vocês" não poderia ser também: todos os três, todos os homens, todos os cidadãos, todos os meus vizinhos, todos os meus amigos etc.? - o que comprova ser de fato indefinido). A banca Objetiva errou! Existem duas assertativas corretas, e como um colega nosso já disse, seria totalmente passível de recurso.

  • TODOS NÃO É INDEFINIDO, POIS SIGNIFICA - INTEIRO - TODO MUNDO

  • Eu concordo com o comentário do professor Arenildo e da @Gleicegleice. Ou a questão possui duas alternativas corretas (sendo essa questão passível de recurso) ou na elaboração da questão faltou grifar o termo que deveria ser analisado, já que a alternativa A apresenta dois pronomes diferentes e o examinador quisesse avaliar o pronome minha que possui valor diferente do pronome todos. Acho que tentar analisar além disso para justificar a resposta do gabarito é procurar "pelo em ovo"

    Segue a análise:

     a) minha - pronome possessivo; todos - pronome indefinido.

     b) Ninguém -pronome indefinido. 

     c) Este - pronome demonstrativo.

     d) Tuas - pronome possessivo.

  • vou ensinar um verso

    Escutei Muito pouco um ou outro qualquer tanto quanto o certo o todo, qual, algum, nenhum, ninguém, outrem, tudo ou nada, cada.

    Só decorar e saberá quem são os indefinidos.

  • Pessoal, o professor QC comentou essa questão.

    Letra A e B contém pronomes indefinidos: Ninguém, quantos e todos

  • Gente, alguém sabe o motivo do "Todos" ser pronome indefinido?

    De acordo com Fernando Pestana, "Todos" no plural, tem valor de totalidade e mesmo sem estar acompanhado de artigo ou pronome demonstrativo, ele pode indicar totalidade de maneira enfática, concordando com o ser a qual se refere, como se houvesse uma intensificação.

    Alguém?

  • Para mim, neste caso, todos possui valor de SUBSTANTIVO.

  • pronome indefinido todas/todos o uso do artigo é OBRIGATÓRIO, não tem artigo portanto esse "todos" NÃO é pronome indefinido...