SóProvas


ID
1770070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A correta implementação do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), entre cujos objetivos incluem-se a prevenção, o monitoramento e o controle de possíveis danos à saúde do trabalhador, pode evitar gastos da empresa com ações judiciais, multas e outras sanções interpostas pelos agentes da fiscalização do trabalho. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A
    A questão não abordou todos os exames cobrados na norma, mas os dois que foram citados figuram no corpo da norma.Olha o que diz a NR 7:

    7.4.1 O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:

    a) admissional;

    b) periódico;

    c) de retorno ao trabalho;

    d) de mudança de função;

    e) demissional.

    7.4.2 Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem:

    a) avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental;

    b) exames complementares, realizados de acordo com os termos específicos nesta NR e seus anexos.


  • a) Item 7.4.1: O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: a) admissional; b) periódico; c) de retorno ao trabalho; d) de mudança de função; e) demissional. 7.4.2 Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem: a) avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental; b) exames complementares, realizados de acordo com os termos específicos nesta NR e seus anexos.

    b) Embora a NR 7 não determine, na prática o PCMSO é elaborado por um médico do trabalho, Porém, é um programa de atenção á saúde do trabalhador, possuindo caráter prevencionista e tendo como objetivo principal a promoção e preservação da saúde dos empregados

    c) O PCMSO não precisa ser homologado ou registrado na SRTE.

    d) A obrigatoriedade da elaboração do PCMSO independe do grau de risco e da quantidade de empregados na empresa. O que pode ocorrer é que, dependendo desses fatores, algumas empresas podem ser desobrigadas a indicar médico coordenador (mas não de elaborar e implementar o PCMSO!). ATT! Na prática, essa desobrigação é relativa, pois permanecendo obrigada a elaborar e implementar o programa, a empresa terá que contratar um médico. Assim, as empresas desobrigadas estão apenas dispensadas de elaborar o laudo anual.

    e) É responsabilidade do empregador assegurar que  os exames médicos sejam realizados sob seu custeio, inclusive o transporte até o local onde serão feitos os exames, caso não seja possível que o médico se desloque até o estabelecimento.

  • EXISTEM RESSALVAS PARA O DEMISSIONAL, ONDE ELE NÃO TEM ESSA OBRIGATORIEDADE.

    mas as outras alternativas estão bem bizarras...