-
B- Philip B. "Phil" Crosby (Wheeling, 18 de junho de 1926 - Asheville, 18 de agostode 2001) foi um empresário e escritor estadunidense que contribuiu para a teoria da gestão e métodos de gestão da qualidade. Phil Crosby está associado aos conceitos de "zero defeito" e de "fazer certo à primeira vez". Para ele, qualidade significava conformidade com especificações, que variam conforme a necessidade do cliente.
Fonte-https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Philip_Crosby
ust in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo".
O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, como por exemplo o sistema Toyota de produção.
Fonte- http://www.significados.com.br/just-in-time/
A letra d - contribuições de Ishikawa
C-O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.
Fonte-http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
E- Peter Ferdinand Drucker (19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria - 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA) foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai daadministração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenómeno dos efeitos da globalização na economia em geral e em particular nas organizações - subentendendo-se a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, como dizia ele próprio.
Fonte-https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Peter_Drucker
-
letra c) Caracteristica MEG - MODELO SISTEMICO - NÃO É PRESCRITIVO - ADAPTÁVEL A TODO TIPO DE ORGANIZAÇAO.
-
Alternativa B:
A ênfase no fazer certo da primeira vez está entre as principais contribuições de PHILIP CROSBY ( E NÃO de Ishikawa) para a gestão da qualidade. E a aplicação do método just in time É UM SISTEMA DA ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO ( E NÃO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO DA QUALIDADE).
"Philip Crosby
Americano, nasceu em 1926 e a partir de 1950 começou a dedicar-se a área de qualidade. Sua principal contribuição foi no conceito de ZERO DEFEITO, onde o objetivo das operações é procurar acertar desde o primeiro momento".
Fonte: http://www.totalqualidade.com.br/2012/09/quais-sao-os-gurus-da-qualidade-e-suas.html
“Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo”.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Just_in_time
Alternativa E:
Deming, Ishikawa e FEIGENBAUM ( E NÃO Peter Drucker) , integrantes da Escola de Qualidade, destacam-se por suas ideias e contribuições relativas à gestão da qualidade total.
"Era da Qualidade Total
Na era da inspeção ou do controle estatístico, a ênfase está na qualidade do produto ou serviço. No estágio seguinte, a era da qualidade total, a ênfase desloca-se para o sistema da qualidade. Agora, a qualidade não diz respeito apenas ao produto ou serviço, nem é uma responsabilidade apenas do departamento da qualidade. A qualidade é um problema de todos os funcionários e abrange todos os aspectos da operação da empresa. Ou seja, a qualidade é uma questão sistêmica. Garantindo-se a qualidade do sistema, garante-se a qualidade dos produtos e serviços. Essa mudança de filosofia significa a evolução para a era da qualidade total. Três autores são responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios e das técnicas da qualidade total: Feigenbaum, Deming e Ishikawa. Vamos ver cada um dele aluninho ?"
Fonte: http://admipep2010.blogspot.com.br/2010/05/enfoque-da-qualidade.html
“PETER DRUCKER - O PAI DA MODERNA GESTÃO DE EMPRESAS
É difícil falar de gestão sem se lembrar de Peter Drucker, que deixou tantos ensinamentos sobre administração.
IDEIAS DE PETER DRUCKER
Considerado o inventor da administração moderna e um dos maiores especialistas em gestão de negócios, Peter Drucker, criou várias teorias como a gestão por objetivos, privatização, descentralização, cliente sempre em primeiro lugar, qual o papel do líder e também a Era da Informação”.
Fonte: https://www.portal-gestao.com/artigos/6848-peter-drucker-o-pai-da-moderna-gest%C3%A3o-de-empresas.html
-
Alternativa D:
O DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO ( E NÃO O diagrama de Pareto) é a ferramenta adequada para a verificação das relações de causa e efeito DE PROBLEMAS ( E NÃO dos serviços executados).
"O Diagrama de Pareto mostra a distribuição dos itens e organiza eles do mais freqüente para o menos freqüente. Ele é utilizado para definir os problemas, definir suas prioridades, ilustrar os problemas detectados e determinar a sua frequência no processo. É uma imagem gráfica das causas mais freqüentes de um problema particular. A maioria das pessoas o utilizam para determinar onde colocar seus esforços iniciais para obter ganho máximo.
O Diagrama de Causa e Efeito é também chamado de “gráfico de espinha de peixe” por causa de sua aparência e de gráfico de Ishikawa devido ao homem que popularizou o seu uso no Japão. Ele é utilizado para listar a causa de problemas particular. A ferramenta dispõe de uma linha horizontais central com ramos principais para exibir as principais causas e linhas que saem dos ramos principais para mostrar as subcausas de um problema específico.
Esta ferramenta também é usada para descobrir as possíveis causas de um problema. Ela permite que uma equipe para identificar, explorar e apresentar graficamente, em mais detalhes, todas as possíveis causas relacionadas a um problema ou condição para descobrir sua causa".
Fonte: http://www.citisystems.com.br/7-ferramentas-da-qualidade/
"AS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE
2- Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe): tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, através da relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito".
Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/as-sete-ferramentas-da-qualidade/
-
B- Modelo japonês de administração
C- Não existe um modelo prescritivo no MEG
D- Ishikawa
E- Deming, Ishikawa e Feigenbaum
Só lembrando que a ideia da definição de objetivos e a cobrança de resultados foi desenvolvida por Alfred Sloan na General Motors, no entanto a expressão APO foi cunhada e aperfeiçoada por Peter Drucker.
Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru
-
a) correta
b) fazer certo da primeira vez - PHILIP CROSBY
c) O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é o carro-chefe da FNQ...Vale ressaltar que o MEG não é um sistema prescritivo quanto à ferramenta, à estrutura ou à forma de gerir o negócio.
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
d) espinha de peixe, 6M
e) gurus da qualidade (Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum e Ishikawa)
-
Quanto a alternativa C:
(2016) O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Suas principais características são:
- Modelo Sistêmico
Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).
- Não é prescritivo
O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.
- Adaptável a todo tipo de organização
O MEG permite às organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos de uma empresa classe mundial, respeitando a cultura existente. O modelo tem como foco o estímulo à organização para obtenção de respostas, por meio de práticas de gestão, sempre com vistas à geração de resultados que a tornem mais competitiva.
O Modelo estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas.
Além disso, ao adotar o MEG, os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica nas estratégias e resultados, estabelecendo uma orientação integrada e interdependente de gerenciamento.
Fonte; http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
B - Just in time - seu desenvolvimento é creditado à Toyota Motor Company e fazer certo da primeira vez – Deming
C - FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ) - é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é disseminar conhecimento sobre a Excelência em Gestão para as organizações.
D- Diagrama de Pareto: identificar quais problemas são mais críticos. (80 – 20)
Diagrama de Ishikawa: descobrir as causas dos problemas (causa e efeito do problema).
E - Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum e Ishikawa
-
Quero a justificativa da A. Muito lero lero e a A que é bom não vi base/referência. Abraço
-
Acho que só acertou essa questão quem conseguiu eliminar sumariamente as alternativas b), c) e d). Aí fica a dúvida entre a) e e). Quem sabe um pouco mais consegue eliminar a última, restando a). Agora... Essa a) é questionável. Dizer que a finalidade da qualidade é aumentar o desempenho das pessoas? Como assim? Qualidade é muito mais que isso! - É o tipo de questão: "Marque a menos errada".
-
gurus da qualidade (Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum e Ishikawa)
-
" a qualidade total representa, então, a busca da satisfação do cliente e de todos os demais interessados, e a busca da excelência organizacional, mediante a ação sinérgica, em que o todo sobrepuja a soma das partes." (PALUDO)
-
a)Correta.
Deming e Ishikawa faziam parte da escola da qualidade - Gestão da Qualidade Total.
-
a) Correto. Alternativa mostra corretamente a finalidade da gestão da qualidade é a busca da excelência e obtenção de padrões superiores de desempenho das pessoas. Os elementos importantes da gestão da qualidade são: envolvimento de empregados, foco no cliente, benchmarking e evolução contínua.
d)FNQ desenvolveu o MEG (modelo de excelência em gestão) que não é um modelo prescritivo.
"Características do MEG
- Não é prescritivo
O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial."