-
E- correta. Visão = futuro
Para complementar:
Se uma análise SWOT não for iniciada com a definição de uma desejada situação ou objetivo final, ela correrá o risco de se transformar em um mero exercício (ou seja, será inútil).
Uma análise SWOT poderá (e deverá) ser incorporada a um modelo de planejamento estratégico.
Caso seja identificado um objetivo claro, a análise SWOT poderá ser usada para ajudar a alcançar aquele objetivo.
Nesse caso, os SWOTs são:
Pontos Fortes: atributos úteis da organização para alcançar o objetivo.
Pontos Fracos: atributos prejudiciais da organização para alcançar o objetivo.
Oportunidades: condições externas que serão úteis para que se alcance o objetivo.
Ameaças: condições externas que prejudicarão o alcance do objetivo.
Os tomadores de decisão poderão então determinar se o objetivo é atingível, dada a análise e o resumo resultante. Se o objetivo não for viável, deverá ser escolhido um objetivo diferente e o processo repetido.
Fonte: http://administracaoparaleigos.blogspot.com.br/2013/06/serie-ferramentas-de-gestao-analise-swot.html
-
Lembrando que a visão é permante e não limitada no tempo.
-
VISÃO = Aonde quero chegar.
MISSÃO = Motivo pelo qual a organização foi criada
VALORES = Meios utilizados para alcançar a visão (honestidade, responsabilidade social...)
-
' Estar entre os dois principais órgãos do Poder Judiciário até 2020' , pode ser : visão ou objetivo (pois, meta é desdobramento de objetivos).
a) uma declaração de missão, pois visa proporcionar a satisfação das necessidades dos serviços oferecidos à sociedade.
Missão: razão de existência.
b) uma oportunidade, pois se refere ao contexto interno do órgão que pode ser identificado por meio da análise SWOT.
Oportunidade é contexto externo, e portanto incontrolável.
c) uma força, pois se refere ao contexto externo ao órgão, que pode ser identificado por meio da análise SWOT.
Força: é contexto interno, e refere-se às competências que a organização possui, não a que quer possuir.
d) um objetivo organizacional, pois clarifica a razão de ser do órgão público.
Poderia até ser um objetivo, mas a razão de ser, como já dito, é missão.
e) uma declaração de visão, pois se refere àquilo que o órgão deseja ser no futuro. (CORRETA)
-
A - ERRADO - uma declaração de missão, pois visa proporcionar a satisfação das necessidades dos serviços oferecidos à sociedade. A META É ESPECÍFICA, E NÃO AMPLA. LOGO, TRATA-SE DE UMA VISÃO, E NÃO DE MISSÃO.
B - ERRADO - uma oportunidade, pois se refere ao contexto interno do órgão que pode ser identificado por meio da análise SWOT. OPORTUNIDADE É VÁRIÁVEL DO AMBIENTE EXTERNO, E NÃO INTERNO.
C - ERRADO - uma força, pois se refere ao contexto externo ao órgão, que pode ser identificado por meio da análise SWOT. FORÇA É VÁRIÁVEL DO AMBIENTE INTERNO, E NÃO EXTERNO.
D - ERRADO - um objetivo organizacional, pois clarifica a razão de ser do órgão público. A RAZÃO DE EXISTÊNCIA SE REMETE À MISSÃO, E NÃO AO OBJETIVO.
E - CORRETO - uma declaração de visão, pois se refere àquilo que o órgão deseja ser no futuro.
Bizu:
META --> ESPECÍFICA --> VISÃO --> FUTURO --> QUANTITATIVO --> TEMPORAL.
OBEJTIVO --> AMPLO --> MISSÃO --> HOHE --> QUALITATIVO --> ATEMPORAL.
GABARITO ''E''
-
marquei a E por considerar a menos errada, no entanto acho que a resposta certa deveria ser metas, visto que se trata de algo quantificado.
-
GABARITO: E
A questão queria testar a capacidade do candidato de discernimento entre os conceitos de Missão e Visão.
Missão: é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes.
Visão: é a descrição do futuro desejado para a empresa.
-
GABARITO: ´´E´´.
Visão - Como quero estar no futuro.
A visão é permanente e não limitada no tempo.
-
☑ GABARITO: LETRA E
Missão
Podemos definir a missão como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva. E por que é tão importante esta definição? Segundo Philip Kotler, “Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la”. Ou seja, a definição da missão é um grande exercício de aprendizado e autoavaliação.
A missão deve responder à pergunta mais básica que uma empresa pode se propor: para que existimos? Embora se trate de uma questão distante do dia a dia, é ela que dá sentido às ações diárias. A cada definição estratégica para o negócio e a cada tomada de decisão, os gestores devem avaliar se suas decisões estão alinhadas com a missão da empresa. Afinal, uma virtude muito comum em bons gestores é saber dizer não para falsas oportunidades. E muitas vezes são consideradas falsas por não estarem alinhadas com a missão da organização.
Visão
Ter uma visão de futuro é simplesmente querer chegar a algum lugar. Todo gestor de alguma forma tem uma visão de futuro para sua organização, mas nem sempre a formalizam, ou definem uma estratégia para alcançar seus objetivos.
A visão de uma empresa procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro. Sua visão deverá ser e conter o sonho de todos. Preferencialmente deve ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um sonho também desejável por eles. Esse sonho deverá ser inspirador, realizável, objetivo, ter uma dimensão perceptível e com um prazo para acontecer.
E por que é tão importante a definição da visão? Simples, porque ela será responsável por toda a elaboração do planejamento estratégico. A definição das ações, objetivos secundários e estratégias de negócios estarão sempre alinhadas com a visão, procurando maneiras de atingir este grande objetivo.
-
Compreender que os fundamentos da Administração são indispensáveis para atuação dos futuros administradores e gestores, torna-se imprescindível para demonstrar a necessidade do conhecimento para aplicação no mercado de trabalho, sendo um aspecto primordial para os profissionais.
bons estudos!