-
Segundo Chiavenato (1995), Planejamento Estratégico :
Processo gerencial, que permite ao administrador efetuar o norteamento daorganização no sentido de permitir otimizar a relação entre a organização e o ambiente em que está inserida. São tomadas as decisões estratégicas, que decorrem de informações não programadas, de ampla perspectiva, antecipatórias e não rotineiras, para auxílio à administração estratégica que, normalmente, desenvolve metas globais, estratégias, políticas e objetivos,dentro do planejamento estratégico da organização. Além disso, monitora o desempenho estratégico e o norteamento, nos diversos ambientes – político, econômico e competitivo – que cercam a organização. As atividades de planejamento são longo prazo, em que o objetivo écompatibilizar mudanças no ambiente externo com as capacidades existentes na organização. Embora o grau de detalhamento seja menor, as informações devem ter um maior nível agregado para que sirvam de apoio às tomadas de decisões estratégicas! Espero ter ajudado !
-
Pode ser impressão minha, mas as questões de Adm. Geral para AJAA são mais fáceis do que as de TJAA.
-
Sem mais delongas, vamos destrinchar essa questão:
A) Errado. O planejamento tático é executa em MÉDIO prazo, e não em longo como afirma a alternativa.
B) Correto. É o que prega Peter Druker. De acordo com ele , a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição de objetivos.
C) Errado. O conceito explicitado na alternativa refere-se ao planejamento tático.
D) Errado. Alternativa "espaço sideral", nada a ver com nada da hora do Brasil. Nem merece comentário !!!
E) Errado. Não se aplicaria ao pedido pela questão, porém faz sentido.
-
Sobre a letra D: O modelo BSC é um instrumento que expõe as estratégias organizacionais através de um mapa alinhado aos objetivos e medidas de desempenho. Dessa maneira, este mapa é organizado de acordo com quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Segundo Kaplan e Norton (2004), o mapa estratégico adiciona a dinâmica temporal da estratégia, trazendo mais clareza e foco. Portanto, pode-se dizer que o mapa estratégico é a representação visual da estratégia, ilustrando em uma página as quatro perspectivas, que demonstram a estratégia, alinhando objetivos organizacionais e individuais que levam ao alcance dos resultados esperados. A questão erra ao mencionar que o mapa estratégico resultante do BSC privilegia os objetivos individuais dos organizacionais.
Fonte: http://blog.luz.vc/como-fazer/mapa-estrategico-bsc/
-
Eu ein, melhor nem comentar se for pra colocar isso que o Dimas colocou:
D) Errado. Alternativa "espaço sideral", nada a ver com nada da hora do Brasil. Nem merece comentário !!!
rsrs, como assim?? a alternativa tá quase toda certa, só erra ao dizer "privilegiando objetivos individuais". Ele que veio do espaço sideral...
-
GAB:B
ERROS:
A) Planejamento tático...longo prazo (médio prazo)
C) Planejamento operacional... médio e longo prazo (curto prazo)
D) Balanced Scorecard.... perspectiva independente (o certo é interdependentes: financeiro, cliente, processos interno e crescimento e aprendizagem)
E) Planejamento estatégio... focado no presente... primazia aos fatores ambientais internos ao órgão. (certo é focada na decisão presente traçando objetivos futuros)
-
Resposta B:
Creio que o erro mais sutil está na letra D, pois o certo é inteRdependentes.
Para quem tem dúvida em Bsc veja os vídeos abaixo :)
vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=vd7xNIWf5E0
vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=LFmpWMwuwys
-
ENUNCIADO: Ao elaborar um planejamento que contemple os diferentes processos e possibilite o alcance da finalidade institucional, é adequado que o departamento administrativo de um órgão público adote (ADOTE UM PROCEDIMENTO VOLTADO PARA O PLANEJAMENTO TÁTICO)
A - ERRADO - um planejamento tático unificado que envolva todos os integrantes do órgão, a ser executado em longo prazo e, assim, assegure a perenidade dos resultados estabelecidos. O PLANEJAMENTO TÁTICO É DE MÉDIO PRAZO.
B - CORRETO - um planejamento ancorado em pressupostos da administração por objetivos, com ênfase na definição dos objetivos e no desempenho das pessoas, para obter o resultado institucional almejado. DUAS DAS CARACTERÍSTICAS DA APO É O ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS PARA CADA DEPARTAMENTO E A INTERLIGAÇÃO ENTRE OS VÁRIOS OBJETIVOS DEPARTAMENTAIS.
C - ERRADO - um planejamento operacional focado nas diretrizes e estratégias do órgão para viabilizar a gestão dos processos e o alcance dos resultados de médio e longo prazo. O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É DE CURTO PRAZO.
D - ERRADO - um mapa estratégico, elaborado com base na metodologia Balanced Scorecard e composto por perspectivas independentes, privilegiando objetivos individuais que levam ao alcance dos resultados esperados. O BSC ALINHA OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E OS OBJETIVOS INDIVIDUAIS, LEVANDO AO RESULTADO ESPERADO. OU SEJA: O BSC CRIA UM CONTEXTO PARA QUE AS DECISÕES RELACIONADAS ÀS OPERAÇÕES COTIDIANAS POSSAM SER ALINHADAS COM A ESTRATÉGIA E A VISÃO ORGANIZACIONAL. ALÉM DO MAIS, AS PERSPECTIVAS DO BSC ESTÃO INTERLIGADAS, OU SEJA, SÃO INTERDEPENDENTES, SITEMICAMENTE.
E - ERRADO - um planejamento estratégico com orientações focadas no presente, dando primazia aos fatores ambientais internos ao órgão. ALÉM DE ARMONIZAR O AMBIENTE INTERNO COM O AMBIENTE EXTERNO, O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO POSSUI LONGO PRAZO, OU SEJA, FOCA NO FUTURO.
GABARITO ''B''
-
Erro da letra "D" - Não é privilegiando perspectivas independentes.
As perspectivas do BSC são Recursos, Clientes, Processos Internos e Aprendizado & Crescimento. Devem estar interligadas.
-
A letra E creio que esteja errada porque no enunciado da questão você já planejou considerando o presente. Você já conhece todos os processos internos e sabe aonde quer chegar! Então por que fazer outro planejamento que analise o ambiente interno (que você já conhece) no presente? Agora que você já conhece a instituição e sabe o ponto futuro que deseja alcançar, é hora de estabelecer objetivos e, posteriormente, definir as metas.
-
Gabarito B.
Complemento:
Esse termo "Administração por Objetivos" aparece no item B
A Administração por Objetivos, ou simplesmente APO, é um método que proporciona uma gestão mais detalhada às empresas, com destaque ao planejamento, controle e foco em objetivos. Baseada nas práticas administrativas de Alfred Sloan, durante a década de 1920, a teoria foi desenvolvida por Peter Drucker e publicada no livro “The Practice of Management” em 1954.
Quando se fala em Administração por Objetivos, está-se referindo a uma teoria que tem como principal foco fazer um alinhamento entre os objetivos da empresa e os propósitos de seus colaboradores. Para isso, Peter Drucker acreditava que era necessário que houvesse o envolvimento de todos na definição dos objetivos maiores e que satisfizessem, tanto a organização, quanto os trabalhadores que dela fizessem parte.
Assim, de acordo com a teoria, são definidas metas organizacionais e, a partir delas, avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada colaborador, de forma individual, através de seu envolvimento e motivação na execução de suas demandas e atividades.
fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/metas-e-objetivos/teoria-administracao-objetivos/
-