-
"Devemos lembrar sempre ainda que a competência pode ser delegada, mas a responsabilidade não. Assim, na delegação decompetência, a autoridade que delega continua responsável pela tarefa que foi repassada para o subordinado. Enquanto isso, na descentralização, tanto a competência quanto a responsabilidade são entregues a uma parte específica da organização por meio da própria estrutura organizacional, endo visível em questões como organogramas, funcionogramas, regimentos internos, etc.
Por fim, devo destacar que você não deve ficar com dúvidas se a banca falar em delegação como instrumento da descentralização, pois alguns autores percebem os conceitos unidos dessa forma, e não diferentes entre si, como vimos acima."
Como justificar a D errada?
Fonte: material do prof. Carlos Xavier (estratégia).
-
Felipe, acredito que o erro da alternativa "d" seja que o termo "descentralização", porquanto o juiz delegou a competência a um servidor e não a outro estrutura (outro juiz). Ao delegar a um servidor, o juiz delega a competência e não a responsabilidade, ao passo que se atribuir a outro juiz, tanto a competência quanto a responsabilidade serão transferidas.
-
A letra d seria delegação, agora processo decisório foi demais
-
Certa:
C
Erro letra D: o exemplo ilustrado
refere-se ao conceito de DESCONCENTRAÇÃO. Segue a fundamentação:
Desconcentração é a
distribuição do serviço dentro da mesma Pessoa Jurídica, no mesmo núcleo, razão
pela qual será uma transferência com hierarquia.
-
A letra D é exemplo de delegação, não desconcentração
Delegação: “o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia” Idalberto Chiavenato.
Desconcentração: " é a distribuição do serviço dentro da mesma Pessoa Jurídica, no mesmo núcleo, razão pela qual será uma transferência com hierarquia." Ocorre na estrutura da organização, transfere a outro órgão ou departamento o serviço porém dentro da mesma Pessoa Jurídica.
Descentralização: consiste na Administração Direta deslocar, distribuir ou transferir a prestação do serviço para a Administração Indireta ou para o particular. Note-se que, a nova Pessoa Jurídica não ficará subordinada à Administração Direta, pois não há relação de hierarquia, mas esta manterá o controle e fiscalização sobre o serviço descentralizado.
-
Sobre a letra E:
Os planos operacionais para a execução das atividades de um tribunal são considerados procedimentos de PLANEJAMENTO.
-
DE OLHO NA PROVA:
Não se deve confundir descentralizar com delegação. DELEGAR é um instrumento específico de uma chefia para um subordinado. Delegação é o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados que estão abaixo na hierarquia. Já descentralizar implica consistente delegação ao longo da cadeia hierárquica.
Fonta: Apostila Adm. Curso Prime.
-
Jesus! Quanta bobagem que foi escrita aqui.
Letra D: É o instrumento de delegação, mas não deixa de ser descentralização. Delegar responsabilidade e autoridade é características da descentralização, que pode ocorrer por delegação ou outorga. A primeira por acordo entre as duas partes, a segunda por imposição.
Desconcentração tem a ver com a divisão de tarefas cristo!
-
A - ERRADO - Relaciona-se à função de direção a padronização dos critérios de elaboração de processos de um tribunal, aspecto considerado diferencial nas organizações pelas recentes abordagens administrativas. RELACIONA-SE À FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO. A DIREÇÃO ESTÁ LIGADA AO PROCESSO INTERPESSOAL DAS RELAÇÕES ENTRE OS MEMBROS E A ORGANIZAÇÃO.
B - ERRADO - Os mecanismos de controle adotados em uma instituição visam controlar as atividades executadas pelos servidores, com foco primordial na avaliação de desempenho do indivíduo. A PRIORIDADE É O CONTROLE DA ATIVIDADE. O CONTROLE SOBRE O DESEMPENHO DO INDIVÍDUO É UM CONTROLE A POSTERIORI. JÁ O CONTROLE SOBRE A ATIVIDADE É UM CONTROLE QUE OCORRE ANTES, DURANTE E ATÉ MESMO DEPOIS.
C - CORRETO - O julgamento, pelo juiz, dos atos relativos à conduta de um candidato a cargo eletivo durante um período eleitoral caracteriza-se como processo decisório.
D - ERRADO - O ato de um juiz atribuir autoridade e responsabilidade para um servidor decidir quanto aos critérios de elaboração de processos caracteriza-se como descentralização. ATRIBUIR NÃO SE CONFUNDE COM DELEGAR. DELEGAR, SIM, É O PROCESSO PELO QUAL O ADMINISTRADOR TRANSFERE AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE AOS SEUS SUBORDINADOS.
E - ERRADO - Os planos operacionais para a execução das atividades de um tribunal são considerados procedimentos de controle. OS PLANOS SÃO PROCEDIMENTOS DE PLANEJAMENTO.
GABARITO ''C''
-
na letra D pensei em direito administrativo - nao sei se fiz bem... delegar para subordinado eh desconcentracao e nao descentralizacao, que seria delegar para outro centro de decisoes. sigamos
-
fez bem não Maristela.
-
a) Relaciona-se à função de direção a padronização dos critérios de elaboração de processos de um tribunal, aspecto considerado diferencial nas organizações pelas recentes abordagens administrativas. ERRADO: DIRIGIR É LIDERAR, MOTIVAR, COMUNICAR-SE COM OS SUBORDINADOS.
b) Os mecanismos de controle adotados em uma instituição visam controlar as atividades executadas pelos servidores, com foco primordial na avaliação de desempenho do indivíduo. ERRADO: SEGUNDO RENNÓ (2015), CONTROLE SERVE PRA GARANTIR QUE OS OBJETIVOS ESTÃO SENDO ALCANÇADOS.
c) O julgamento, pelo juiz, dos atos relativos à conduta de um candidato a cargo eletivo durante um período eleitoral caracteriza-se como processo decisório. CERTO.
d) O ato de um juiz atribuir autoridade e responsabilidade para um servidor decidir quanto aos critérios de elaboração de processos caracteriza-se como descentralização. ERRADO: DELEGAR = AR (AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE). DESCENTRALIZAR = PULVERIZAR O ATO DE TOMAR DECISÕES PELA EMPRESA.
e) Os planos operacionais para a execução das atividades de um tribunal são considerados procedimentos de controle. ERRADO: PLANOS SÃO DEFINIDOS NO PLANEJAMENTO.
-
era a última que eu marcaria...
-
A Leila Aragão está respondendo na área do DIREITO ADMINISTRATIVO.
Na área de ADMINISTRAÇÃO: transferir responsabilidade e autoridade,chamamos de DELEGAÇÃO.
-
Quanto à letra D:
Segundo Oliveira (2010, p. 189) Delegação é o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.
Em outras palavras delegação é o processo de transmitir certas tarefas e obrigações de uma pessoa para outra, em geral, de um superior para um colaborador. Aquele que recebe o poder delegado tem autoridade suficiente para concluir o trabalho, mas aquele que delega fica com a total responsabilidade pelo seu êxito ou fracasso.
Delegação, no entanto, não é transferir obrigações, responsabilidades e depois largar. É preciso acompanhar e apoiar nas dificuldades.
Fonte:https://blogpegg.wordpress.com/2010/07/13/centralizacao-descentralizacao-e-delegacao/
-
Vamo lá:
B) Os mecanismos de controle adotados em uma instituição visam controlar as atividades executadas pelos servidores, com foco primordial na avaliação de desempenho do indivíduo.
Errado. O controle tem foco a nível da organização como um todo (estratégico), de departamentos (tático) e de indivíduos (operacional). Dizer que o foco primordial é a nível do indivíduo (com avaliação de desempenho) é um tanto limitante, portanto, errado.
LEMBREM-SE: Todos os 4 processos administrativos ocorrem em 3 níveis: estratégico, tático e operacional.
C) O julgamento, pelo juiz, dos atos relativos à conduta de um candidato a cargo eletivo durante um período eleitoral caracteriza-se como processo decisório.
Certo.
D) O ato de um juiz atribuir autoridade e responsabilidadepara um servidordecidir quanto aos critérios de elaboração de processos caracteriza-se como descentralização.
Errado. A descentralização é impessoal, logo não podia ser para um servidor (que dá ideia de pessoal, nominal).
Considerar a alternativa como referente à delegação é errado tbm, pq no estudo da Administração Geral, a responsabilidade não pode ser delegada.
As alternativas foram justificadas a partir de entendimentos das aulas do Estratégia.
-
c) O julgamento, pelo juiz, dos atos relativos à conduta de um candidato a cargo eletivo durante um período eleitoral caracteriza-se como processo decisório.
CORRETA.
A decisão é um processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir. No caso da alternativa, temos o exemplo de um juiz como o tomador de decisão.
-
Para mim, a D também está correta! seja delegação ou qualquer outra coisa, não deixa de ser uma descentralização. Sinto-me extremamente incomodado com comentários que "forçam" para justificar o gabarito da banca. Fazem um monte de malabarismos para justificar o que a banca considera como errado, mas que na verdade é completamente aceitável como correto.
-
Muita semântica e pouca teoria nos comentários. "atribuir" não é delegar??!!