SóProvas


ID
1772944
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, incapacidade e saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. A CIF oferece uma ferramenta científica internacional para mudar o paradigma do modelo puramente médico para um modelo integrado biopsicossocial de funcionalidade humana e incapacidade.
II. A CIF será usada para a padronização de dados concernentes a alguns aspectos da funcionalidade humana e incapacidade em algumas partes do mundo.
III. A CIF será usada por pessoas com incapacidades e profissionais a fim de avaliar locais de cuidados de saúde que lidam com doenças crônicas e incapacidade, tais como centros de reabilitação, asilos ou casas de cuidados, instituições psiquiátricas e serviços comunitários.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  •  ERRO DA II - A CIF será uma base essencial para a padronização de dados concernentes a todos os aspectos da funcionalidade humana e incapacidade em todo o mundo. 

    Rumo a uma Linguagem Comum para Funcionalidade, Incapacidade e Saúde CIF

  • I - A CIF baseia-se numa integração desses dois modelos oposto (modelo médico e modelo social) . Para se obter a integração das várias perspectivas de funcionalidade é utilizada uma abordagem "biopsicossocial". Assim, a CIF tenta chegar a uma síntese que ofereça uma visão coerente das diferentes perspectivas de saúde: biológica, individual e social. (CIF, pág. 22) - (CERTA).

    II - A CIF será uma base essencial para a padronização de dados concernentesa todosos aspectos da funcionalidade humana e incapacidade em todo o mundo.(ERRADA).

    III - A CIF é útil num âmbito muito largo de aplicações diferentes, por exemplo, em segurança social, na avaliação da gestão dos cuidados de saúde, em inquéritos à população a nível local, nacional e internacional. Oferece uma estrutura conceptual para a informação aplicável aos cuidados de saúde pessoais, incluindo a prevenção, a promoção da saúde e a melhoria da participação, removendo ou atenuando as barreiras sociais e estimulando a atribuição de apoios e de facilitadores sociais. É também útil no estudo dos sistemas de cuidados de saúde, tanto em termos de avaliação como de formulação de políticas. (CIF, pág. 10) – (CERTO). 

  • GABARITO: C