-
Diferenças:
a) eficiência = ‘fazer certo a “coisa”’;
b) eficácia = ‘fazer a “coisa” certa’; fazer certo na primeira vez,
c) efetividade = ‘fazer a “coisa” que tem que ser feita’;
Definições que emprestam um senso simplório aos conceitos, mas muito prático em função da mnemonização pela utilização de igual prefixo na conceituação – a “coisa” – como objeto da ação ou resultado dela
-
LETRA A!
Indicadores de Efetividade: Objetivam medir o grau de modificação da situação-problema (desafio) que deu origem à ação estratégica EX: % de egressos do curso técnico profissionalizante que se inseriram no mercado de trabalho no primeiro ano
Indicadores de Eficiência: Medem a proporção de recursos consumidos com relação às saídas dos processos (produtos). Em geral, contrapõem recursos utilizados e resultados obtidos. Os indicadores de eficiência são geralmente expressos como custo/eficácia ou custo/benefício
EX:Custo médio por produto
Indicadores da Eficácia: Medem o grau de alcance das metas programadas, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos/impactos implicados. Estes indicadores expressam, em geral, a quantidade absoluta ou relativa (%) da meta atingida.
EX:% de produtos/ insumos tecnológicos produzidos em relação ao número de projetos submetidos a avaliação.
www.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/Avalia_desempenho.ppt
-
Fazendo uma analogia com o Futebol para facilitar o entendimento:
Eficiência: Como o time jogou. Se jogou bem ou mau. (Não necessariamente o time que joga bem ganha, ou seja, pode-se ter eficiência sem eficácia)
Eficácia: O resultado do jogo. Se ganhou ou perdeu. (Não necessariamente o time que ganha joga bem, ou seja, pode-se ter eficácia sem eficiência)
Efetividade: A forma de jogo + o resultado. Ex. Jogou bem e Ganhou. (Para se ter efetividade a eficácia e a eficiência tem que estar juntos, e prolongando no tempo)
-
RESUMO DO EVP
Três palavras indicam o desempenho da organização:
• Eficácia: realização de objetivos; relação
objetivo X resultado; visão externa.
• Eficiência: utilização dos recursos de
forma produtiva, de maneira econômica;
relação resultado X recursos; visão interna.
• Efetividade: relação resultado x impacto.
-
Fica a dica... sempre q falar em IMPACTO... e SOCIEDADE ou CIDADÃOS ou (como no exemplo) Beneficiários... podem ligar o Alerta de "Efetividade"!!
Fica a sugestão pra Discursivas tbm... Não deixar de usar "Impacto" e "Sociedade" se falarem em Efetividade.
Bons estudos!
Abs,
SH.
-
Obs.: quando falar em "impactos", dirá respeito à efetividade.
Eficácia: fazer certo, alcançar os objetivos.
Eficiência: fazer certo e da melhor maneira possível. Ultrapassar as expectativas.
Efetividade: relação resultado x impacto. Observa os efeitos que a ação ou o serviço gerou para a sociedade. Uma junção de eficácia e efetividade.
-
Uma combinação dos elementos da cadeia de valor com as dimensões do desempenho permite identificar seis categorias básicas de indicadores de desempenho:
- Efetividade são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral. Esta classe de indicadores, mais difícil de ser mensurada (dada a natureza dos dados e o caráter temporal), está relacionada com a missão da instituição. Por exemplo, se uma campanha de vacinação realmente imunizar e diminuiu a incidência de determinada doença entre as crianças, a campanha foi efetiva. Indicadores de efetividade podem ser encontrados na dimensão estratégica do Plano Plurianual (PPA); - Eficácia é a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário (beneficiário direto dos produtos e serviços da organização). Por exemplo, se, na mesma campanha citada, a meta de vacinação é imunizar 100.000 crianças e este número foi alcançado ou superado, a campanha foi eficaz. Indicadores de eficácia podem ser definidos a partir da Carta de Serviços do órgão; - Eficiência é a relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade. Por exemplo: uma campanha de vacinação é mais eficiente quanto menor for o custo, ou seja, quanto menor for o custo da campanha, mantendo-se os objetivos propostos. Indicadores de eficiência podem ser encontrados na Carta de Serviços com seus elementos de custos e em informações de sistemas estruturantes do Governo, como o SIAFI; - Execução refere-se à realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecidos. Indicadores de execução podem ser encontrados no monitoramento das ações do PPA; - Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal. Indicadores e padrões de excelência podem ser encontrados no Instrumento de Avaliação da Gestão Pública (IAGP); e - Economicidade está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos. Indicadores de economicidade podem ser encontrados nas unidades de suprimentos.
http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-05-24.1806203210/guia_indicadores_jun2010.pdf
-
Efetividade: são os impactos gerados pelos produtos/serviços,
processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de
satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no
contexto em geral. Esta classe de indicadores, mais difícil de ser
mensurada (dada a natureza dos dados e o caráter temporal), está
relacionada com a missão da instituição. Por exemplo, se uma
campanha de vacinação realmente imunizar e diminuiu a incidência
de determinada doença entre as crianças, a campanha foi efetiva.
Indicadores de efetividade podem ser encontrados na dimensão
estratégica do Plano Plurianual (PPA);
-
no beneficiário final = eficácia mas impactos = efetividade
-
Impactos gerados pelos produtos = Efetividade