-
Classificação dos Indicadores de Desempenho
Como existem designações diferenciadas para indicadores, também sua classificação é apresentada nas mais diversas formas e enfoques. A mais comumente utilizada classifica os indicadores de desempenho em duas categorias: indicadores de qualidade e indicadores de produtividade.
"Indicadores de qualidade são aqueles que medem diretamente os desempenhos relacionados às necessidades e satisfação dos clientes, através dos quais medimos os resultados de nosso trabalho na ótica dos usuários". (SEBRAE, 1995).
Indicadores de Produtividade :medem o esforço em fazer alguma coisa. Os indicadores devem permitir coleta e análise de dados de forma simples e direta e que, sendo sistemáticas e periódicas, as medições devem ser transformadas em gráficos para melhor visualização. Os resultados obtidos devem ser disseminados dentro da empresa e acompanhados por todos.
-
Segundo o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização:
"O modelo da Cadeia de Valor e os 6Es do Desempenho permite a construção das definições especificas de desempenho para cada organização de modo a explicitar as dimensões dos resultados (mais a montante da cadeia de valor) e dos esforços (mais a jusante da cadeia de valor), além de sugerir o necessário alinhamento entre ambas as perspectivas. Em síntese, o modelo mensura o que se deve realizar para se produzir um resultado significativo no futuro. O modelo da Cadeia de Valor e dos 6Es do Desempenho constitui?se das dimensões de esforço e de resultado desdobradas em outras dimensões do desempenho. As dimensões de esforço são economicidade, execução e excelência; e as dimensões de resultado são eficiência, eficácia e efetividade".
http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-05-24.1806203210/guia_indicadores_jun2010.pdf
-
Mais uma vez a FCC mistura os conceitos... Permitam-me corrigir o equívoco:
Segundo o Gespúplica, os 6E's designam as SEIS DIMENSÕES e subdividem-se em DUAS CATEGORIAS: resultado e esforço.
Fonte: guia referencial para medição de desempenho.
-
Só para lembrar:
Resultado: - Eficácia
- Eficiência
- Efetividade
Esforço: - Execução
- Excelência
- Economicidade
Bons Estudos a todos!!
-
Elementos da Cadeia de Valor e dimensões do desempenho
O modelo da Cadeia de Valor e dos 6Es do Desempenho constitui?se das dimensões de esforço e de resultado desdobradas em outras dimensões do desempenho. As dimensões de esforço são economicidade, execução e excelência; e as dimensões de resultado são eficiência, eficácia e efetividade.
O modelo propõe uma tipologia de seis categorias de indicadores, que estão relacionados às dimensões de esforço e resultado.
As seis categorias de indicadores estão relacionados a algum dos elementos da cadeia de valor, que representa a atuação da ação pública desde a obtenção dos recursos até a geração dos impactos provenientes dos produtos/serviços. Os elementos da cadeia de valor são:
* Insumos (inputs);
* Processos/Projetos (ações);
* Produtos/serviços (outputs);
* Impactos (outcomes).
Mensurar o desempenho da organização (ou outros objetos) com base nesses elementos da cadeia de valor permite que as organizações analisem suas principais variáveis associadas ao cumprimento dos seus objetivos: quantos e quais insumos são requeridos, quais ações (processos, projetos etc.) são executadas, quantos e quais produtos/serviços são entregues e quais são os impactos finais alcançados.
Fonte: GesPública (http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-05-24.1806203210/guia_indicadores_jun2010.pdf) --> Vale a pena ler!!!
-
Resultado:
Efetividade – impactos gerados, grau de satisfação, valor
agregado (missão)
Eficácia – quantidade e qualidade do serviço entregue (alcance
de metas)
Eficiência – custos ou produtividade
Esforço
Execução- realização dos processos, projeto, plano de ação
Excelência – padrões de qualidade
Economicidade- menor preço/melhor qualidade
-
Com essa questão eu aprendi que mnemônico não é tudo... associar efetividade a impacto nem sempre funciona. Estuda fora do quadrado do resumo
-
trata-se das dimensões de esforço (economicidade, excelência e execução) e resultados (eficiência, eficácia e efetividade). Note que a questão ainda fala da relação com os elementos da cadeia de valor!