SóProvas


ID
1775020
Banca
Cursiva
Órgão
CIS - AMOSC - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

indique a alternativa que todas as palavras estão acentuadas pela mesma regra:

Alternativas
Comentários
  • A) Todas as paroxítonas terminadas em: L, N, R, PS, X, US, I, IS, OM, ONS, UM, UNS, Ã(S), ÃO(S), DITONGOS são acentuadas.

    B) Pontapé - Através - Chulé são oxítonas terminadas em E. "Vê" é monossílaba terminada em "O".

    C) Jiló - Dominó - Bibelô são oxítonas terminadas em O(s). "Dó" é monossílaba terminada em "O".
    D) Porém - Vintém - Alguém são oxítonas terminadas em "em". Hífen é proparoxítona.
  • Apenas duas observações: Vê é uma monossílaba tônica termina em "e".

    Hífen é uma   "paroxítona" que não termina em 
    A(S), E(S), O(S), AM, EM e ENS.



  • Dimas Hífen é paroxítona terminada em N

  • Ao meu ver todas estão erradas a letra ´´a`` é a menos errada.

  • a regra do fluor se especiifica aonde?

  • A letra A é a mais certa, todas as palavras são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em "L", "R", "X" e ditongo oral respectivamente. Quanto aos ditongos, nem todas as paroxítonas com essa terminação são acentuadas, por exemplo as palavras: plateia e paranoico perderam o acento.

  • Letra A e a correta, pois todas as palavras estão sendo acentuadas pela mesma regra, ou seja, paroxitonas.

  • Com relação a letra "a" são paroxítonas terminadas em "L", "R", "X", quanto a palavra "ausência" é paroxítona terminada em ditongo, a nova ortografia diz que´não são acentuadas as paroxítonas terminadas em ditongos "ei" e "oi" com terminação em "o", "a", portanto a palavra ausência não se enquadra nesta regra.

  • Nível - paroxítona terminada em consoante -L

    Flúor - paroxítona terminada em consoante -R

    Tórax - paroxítona terminada em consoante -X

    Ausência - paroxítona terminada em ditongo oral -IA


    Regra de acentuação das paroxítonas - acentuam as paroxítonas terminadas em consoante, ditongo oral. Não se acentuam mais as paroxítonas com ditongo aberto (éi, éu, ói), não se acentuam as paroxítonas com as terminações de oxítonas (a, e, o, em, ens) e, por fim, não se acentuam as paroxítonas que tem as letras "i" e "u" após os ditongos, por exemplo: bocaiuva.

  • Resposta: 

    a) nível – flúor – tórax – ausência
    [Regra de acentuação das paroxítonas - acentuam as paroxítonas terminadas em consoante, ditongo oral. Não se acentuam mais as paroxítonas com ditongo aberto (éi, éu, ói), não se acentuam as paroxítonas com as terminações de oxítonas (a, e, o, em, ens) e, por fim, não se acentuam as paroxítonas que tem as letras "i" e "u" após os ditongos, por exemplo: bocaiuva.] CORRETA

    b) pontapé – através – chulé – vê
    [ pontapé – através – chulé são oxítonas terminadas em "E ou ES", enquanto VÊ é um monossílabo terminado em "E".] ERRADA

    c) jiló – dominó – bibelô – dó
    [ jiló – dominó – bibelô são oxítonas terminadas em "O ou OS", enquanto DÓ é um monossílabo terminado em "O".] ERRADA

    d) porém – vintém – alguém – hífen
    [porém – vintém – alguém são oxítonas terminadas em "EM", enquanto hífen é um paroxítona terminada em "en".] ERRADA
  • Concordo com o colega Gierly: a menos errada é a (a). Nota H  (de horrível) para esta banca. Aliás, nunca ouvi falar. Repare no enunciado da questão: "indique a alternativa que todas as palavras estão acentuadas pela mesma regra". Vamos aos erros:

    1. desde quando regra acentua palavras?! Imagine a regra sentada ao seu lado numa aula sobre acentuação...bizarro!
    2. nem se deram ao trabalho de iniciar a frase com letra maiúscula. 
    3. "...que todas as palavras estão acentuadas" - erro grosseiro. O correto é: "...em que todas as palavras estão acentuadas". 
    4. quanto à expressão "mesma regra": há aqui ambiguidade, pois pode -se considerar que a palavra "ausência" deve ser acentuada, obedecendo-se à regra das paroxítonas terminadas em ditongo, enquanto que as demais paroxítonas ("nível", "flúor" e "tórax") são acentuadas em consideração à regra das paroxítonas terminadas em consoantes. 
    5. ultimamente, estão surgindo bancas na mesma proporção em que surgem novas seitas e novos partidos políticos de credibilidade duvidosa. O MEC não vê isso, não?! 
  • Questão mau elaborada.

  • Nossa todas as questões estão mal elaboradas, a alternativa A é a menos errada kkk

  • Quem elaborou essa questão merece três tapas na cara. Ausência não é proparoxítona aparente???

  • Aprendi que paroxítonas terminadas em L,N,R,X,PS são de regras diferentes da paroxítonas terminadas em ditongos abertos, acho que essa "A" tá errada.

  • A) c

    Nível - paroxítona terminada em consoante -L

    Flúor - paroxítona terminada em consoante -R

    Tórax - paroxítona terminada em consoante -X

    Ausência - paroxítona terminada em ditongo oral -IA


    B) e

    Pontapé – oxítona terminada em vogal -E

    Através – oxítona terminada em plural da vogal -E

    Chulé – oxítona terminada em vogal -E

    Vê _ monossilabo tônico terminado em vogal -E


    C) e

    Jiló – oxítona terminada em vogal -O

    Dominó – oxítona terminada em vogal -O

    Bibelô – oxítona terminada em vogal -O

    Dó _ monossilabo tônico terminado em vogal -O


    D) e

    Porém – oxítona terminada em consoante -EM

    Vintém – oxítona terminada em consoante -EM

    Alguém – oxítona terminada em consoante -EM

    Hífen _ paroxítona terminada em consoante -N



  • Ué... Mas a regra dos monossílabas não foi incorporada à das oxítonas?

  • Pessoal vocês estão viajando, na letra a todas sao paroxítonas enquanto que nas outras tem oxítonas e monossilabas que sao coisas diferentes, fugindo das demais, como a Rose demonstrou 

  • CORRETA LETRA A. Corretíssimo o colega thiago brito. A regra das oxítonas não tem nenhuma relação com a dos monossílabos. São regras totalmente diferentes e tem sido exigido constantemente em provas de concurso. 

  • A resposta correta é a alternativa "A", pois segue a regra geral das paroxítonas, eis a regra: paroxítonas terminadas em l;i;n;u;r;x;ã;ão;um;uns;ps;ditongo são acentuadas.

  • Paroxítonas terminadas em RINLUX AN PS Ditongos

    Gab: A
  • Alternativa a - Todas são paroxítonas e estão acentuadas por duas regras diferentes 1ª Toda paroxítona é acentuada, com exceção das terminas em a(s), e(s), o(os) desde que não formem ditongos. 2ª Paroxítonas terminadas em ditongo são acentuadas. Se houvesse outra alternativa com paroxítonas com a mesma regra eu escolheria a outra, mas das respostas disponíveis a letra a é a mais certa.

  • Gente acredito que a alternativa A esteja errada, pois se considerarmos o novo acordo ortográfico, que na ocasião da aplicação da prova já estava valendo, a palavra ausência é uma proparoxítona aparente e portanto não se enquadra na mesma acentuação das demais palavras.

  • Questão ótima para discussão, pois já vi em algumas gramáticas que palavras como "ausência" podem ser classificadas e acentuadas de acordo com a regra dos paroxítonos terminados em ditongo crescente, bem como, dos proparoxítonos eventuais...logo, por eliminação e baseado no que acabei de relatar, acredito que a letra A é a correta mesmo. 

  • Matei pelo "hífen e os monossílabos tônicos". Como é múltipla escolha fica fácil, agora se fosse C ou E da CESPE...

  • questãozinha complicada. A alternativa A é a menos errada por quê? vamos lá.

    Letra b 3 oxítonas e a última é um monossílabo tônico
    Letra c mesma coisa que a B
    Letra d 3 oxítonas e a ultima paroxítona

    Letra A todas são paroxítonas mas a palavras ausência é especial por terminar em ditongo crescente. Bancas como CESPE consideram que paroxítonas terminadas em ditongo crescente figuram regra isolada e só podem ser comparadas com outra paroxítona terminada em ditongo crescente. Se a banca fosse CESPE C ou E essa letra A definitivamente estaria com o GAB E.

  • Essa é fácil demais ....... A :)


  • Esta resposta não está correta pois a palavra ausência apesar de ser paroxítona é terminada em ditongo logo não se encaixa na mesma regra das demais.

  • Tiago, eu entendi que eles pegaram a regra de maneira mais superficial. A única alternativa que continha APENAS PALAVRAS PAROXÍTONAS era a alternativa A, concorda? Achei bem mal formulada também, mas acertei seguindo essa lógica.


    Bons estudos e muito foco pessoal!!

  • a) Certo. Todas as palavras são acentuadas porque são paroxitonas terminadas em respectivamente: L, R, X, ditongo.

    b) Errada. Pontapé, através e chulé são acentuadas porque são oxítonas terminadas em É(s). Entretanto vê é acentuado porque é um monossílabo tônico terminado em E.c) Errado. Jiló, dominó, bibelô são acentuados porque são oxítonas terminadas em O. Mas a palavra dó é acentuada porque é um monossílabo tônico terminado em O.d) Errado. Porém, vintém e alguém são acentuados porque são oxítonas terminadas em EM. Mas a palavra hífen é acentuada porque é uma paroxítona terminada em EN.
  • Galera. Creio que isto serve para alguns.

    Prova da AMAM-RJ.

    Das palavras abaixo, uma admite duas formas de justificar o acento gráfico, por enquadrar-se em duas regras de acentuação:

    (A) combustível

    (B) está

    (C) três

    (D) países

    (É) veículos.

    Nesta questão, a letra "a" se encontra em duas CONDIÇÕES distintas ( paroxítona terminada em "L" e paroxítona terminada em ditongo "combustív'EW'), porém o gabarito foi a letra E, por apresentar uma palavra proparoxítona e um hiato com a letra i. 

    Ou seja, apesar de a palavra "combustível " possuir diferentes MOTIVAÇÕES, pois as duas pertencem a regra das paroxítonas, a letra E apresenta diferentes justificativa de regras, pois possui HIATO e é PROPAROXÍTONA.


    Espero ter ajudado, bons estudos, fOquem (focar) com Deus! ;)

  • Ajudou bastante suas explicações Roger.

  • Só considero que seja a alternativa A porque todas são paroxítonas, porque se levarmos em conta o final das palavras, que também faz parte da regra, a questão fica sem alternativa.  

  • Errei porque desconsiderei que a alternativa continham palavras oxítonas+monossílaba tônica..

    A correta é a letra "A", pois são paroxítonas terminas em " l, r, x e ditongo".
  • Pelo novo acordo não caiu a regra da monossílaba? Vi uma aula aqui com a professora Isabel, onde ela comenta que agora a regra das oxítonas são palavras terminadas em A, E e O; Ditongos abertos e oxítonas com mais de uma sílaba terminadas em En e ENS. Isso pelo novo acordo!

  • Véeei, na boa, o examinador apelou.. Sempre soube que:

    Paroxítona terminada em L;

    Paroxítona terminada em R;

    Paroxítona terminada em X;

    Paroxítona terminada em DITONGO;

    eram regras de acentuação, mas que isso é a mesma regra de acentuação??? Peraí né

  • Errei a questão pois também entendi que em ausência se tratava de paroxítona terminada em ditongo e por isso se diferenciava das demais alternativas da A que são paroxítonas terminadas em letras que exigem acento. Tem banca que não faz essa diferença...
    Ficar mais atento na próxima. Força !!!!!!!

  • Não achei  questão difícil. O problema é que, como disse a videoaula, temos de ficar atentos para interpretar o que se passa na cabeça da banca que elaborou a questão. 
    Como Professora Isabel disse, temos de escolher a que seja mais incontestável quando encontramos sinal de mais alternativas corretas. 

    No caso é incontestável a letra A por todas serem paroxítonas. Ou seja, a banca está considerando que a regra de paroxítona é uma coisa só. 

    As letras B e C possuem regras de nonossílabos e a D a ultima palavra é a unica que não é oxítona. 

    Sendo assim, qual o pensamento da banca? Que todas as variações de oxítonas são uma regra, as de paroxítonas uma regra, proparoxítonas uma regra. 


    Na dúvida, imagine-se como elaborador da questão.

  • Errei a questão. 

    Tem que tomar muito cuidado se no edital pede a nova regra ortográfica ou não, pois isso muda a questão totalmente.

    Se fosse na nova regra a letra B e C estariam corretas, já que a nova regra diz que monossílabos tônicos são acentuados pela regra das oxítonas de acordo com a Professora Isabel Vega.

    Lembrando que em 2016 vale a nova regra.

    Atenção! 

    Bons estudos.

  • Errei por falta de atenção e mais cuidado na resposta. A letra A, todas são paroxitonas e ponto. Porem a letra B e C, apesar de terem monossilabos, a regra é que sejam analisadas com a mesma das oxitonas.

  • a) nível – flúor – tórax – ausência -----> Paroxítonas terminadas em " L, R, X e ditongo". mesma regra de acentuação.

    b) pontapé – através – chulé – vê ------> As três primeiras palavras pertencem a mesma regra de acentuação que são oxítonas terminadas em "E" obs: mesmo acompanhado da letra "S", Já o verbo "vê" – Presente do indicativo: (Ele) vê, sendo um monossílabo tônico terminado em "A, E e O".

    c)jiló – dominó – bibelô – dó ------> As três primeiras palavras segue o mesmo raciocínio da alternativa anterior, porem oxítonas terminadas em "O", e com o detalhe da monossílaba "Dó", pois trata de outra regra de acentuação que são monossílabas tônico terminadas em: A, E e O serão acentuadas.

    d) porém – vintém – alguém – hífen -----> Essa foi a mais tranquila "rsrsrs", pois as palavras "porém – vintém – alguém" são oxítonas terminadas com "EM", já a palavra "hífen" é uma paroxítona terminada em "EN", mas cuidado se estiver flexionado no plural não terá acento pelo motivo da regra das oxítonas terminadas em "EN", Ex: hifens.

  • Essa questão deve ser nula: Paroxítonas terminadas em L, R , X  é uma regra e Paroxítonas terminadas em ditongo crescente é outra regra.

  • Alternativa A, na minha opinião são duas regras, mas foi a menos errada.


  • Depois que errei reparei que a questão é de 2015. Se fosse agora 2016 já vale para a regra nova. Atentem daqui para frente.

  • Pessoal, quem está com dúvida nas separação silábica da PALAVRA AUSÊNCIA.

     

    Separação das sílabas: au-sên-cia  (É só vocês pronunciarem como se estivessem "chamando" a palavra pra saberem como ela é separada, ASSIM OLHEM (AUSEEEEEEEEEEENCIA), viram como o acento fica mesmo na letra é?!, ninguém pronuncia AUSENCI-ÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, nós proncunciamos AUSÊNCIA, não coloquem "um acento agudo" no último á da palavra).

     

    Ela é uma palavra PAROXÍTONA pois sua entonação vem na PENÚLTIMA sílaba. Por isso a alternativa correta é a letra a.

     

    "Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários."

  • Essa banca é mt amadora.

    Caberia recurso mt mole. Apesar da letra A todas serem paroxitonas, não se encaixam na mesma regra.

  • Letra (a): TODAS SÃO PAROXITONAS

    nível: ní-vel

     flúor: flú-or

     tórax: tó-rax

     ausência: au-sên-cia

  • Nossa, 50 comentarios muito poloemica a questao kkkkk

  • Correta: Letra A.

     

    Na letra a, todas as palavras são paroxítonas. Nas letras b e c, as últimas palavras de cada alternativa são monossílabos tônicos acentuados ( e ), e o restante das outras palavras de b e c são oxítonas. São regras parecidas, mas com o auxílio do raciocínio lógico (pois "b" e "c" são alternativas praticamente iguais), marcamos a letra "a" que está mais correta e diferente das restantes. 

  • acentuam-se as PAROXÍTONAS  terminadas em:   N-I-R-IS    L-UM-X-US   DIT-Â-ÃO    PS
      
        N = pró-toN 

         I=   tÁ - xI
        R =   re - pÓr -  teR

        IS  =   lÁ - pIS
        

         L =   pos - sÍ - veL
         UM = Àl - bUM
           X =    fÊ - niX
        US  =  bÔ - nUS


        DIT = sÉ - rIE     sÉ - rIES        as terminadas em DITongo tanto faz SER  ou NÂO  seguida de S
        Â    =  Ór - fÂ
        ÂO = Ór - gÂO


        PS  = bi - cePS

  • Acho que a questão deveria ser anulada, pois na alternativa (A) na palavra ausência, ela não é acentuada pq termina pela letra A, mas sim por se tratar de um ditongo crescente.

     

  • é um pouco complicada

  • Questões como essa, pede bastante atenção na formulação da mesma, pois no enunciado diz: indique a alternativa que todas as palavras estão acentuadas pela mesma regra:
    Logo se é pela mesma regra, não se pode fugir ao tema. 
     a) nível= regra de acentuação desta palavra= paroxítona terminada em L
         flúor= regra de acentuação desta palavra= paroxítona terminada em R
         tórax=regra de acentuação desta palavra= paroxítona terminada em x
         ausência= regra de acentuação desta palavra= paroxítona terminada em ditongo
    Logo nenhuma delas são acentuadas pela mesma regra.

    Ai cai uma alternativa dessas em um concurso. Inadimissível 
     

  • Correta a alternativa A, haja vista serem todas PAROXÍTONAS (regra geral).

    Nesta questão vale a regra da assertiva "menos errada".

    Bons estudos.

  • São acentuadas pela mesma REGRA, pois levam em consideração a REGRA GERAL DAS PAROXÍTONAS, Independente de se diferenciarem em suas terminações.

  • Na questão afirma que a letra A e a correta. Mais tem um problema, pelo novo acordo ortográfico ausência nao e mais paroxítona e sim proparoxítona aparente. 

  • Nessa banca mequetrefre considerar a alternativa "A" como todas são acentuadas pela mesma regra.

    Em qualquer outra banca de respeito, considerar que em nenhuma alterantiva as palavras são acentudas todas pela mesma regra.

  • Aí a pessoa nunca nem pisou o pé numa faculdade de letra e quer dá uma de doutorado aqui

  • questões como essas quebram qualquer um!

  • Alguém ai ficou feliz como eu por ter acertado?????? :)

  • por que não pode ser a letra c)?

  • bizu furado essa questão 

  • - VÊ E DÓ - REGRA DOS MONOSSÍLABOS

  • Pessoal a profssora Isabel do QC, mencionou que não se usa mais a regra da monossílaba, o que define é a tonicidade, passando a ser um resumo ou ficando mais fácil a regra das oxítonas, o colega Iuri fez uma boa observação,  também sobre a professora Isabel e a situaçaõ dessa questão. Ou seja a princípio as 2 alternativas "A" e "C", estariam corretos.

    Bem foi o que eu entendi. 

  • Juliana Louzada, não poderia ser a letra C, uma vez que a palavra DÓ é monossílabo tônico e todas as palavras restantes da letra C são oxítonas. 

  • o mais difícil é adivinhar o que a banca considera como mesma regra! 

  • Gabarito A - regra das paroxítonas.

    Letra B- Regra das oxítonas e monossílabas.

    Letra C- Regra das oxítonas e monossílabas.

    Letra D- Regra das oxítonas e paroxítonas.

  • Questão fácil; letra A