-
Duvída:
A justificativa da resposta é devido ao "seja" no imperativo?
-
Alguém pode explicar a questão? Não entendi
-
O que ocorre é que am todas as altnativas o autor se inclui como membro da sociedade e faz sugestões para todos, inclusive ele. Só na B é que ele usa o plural para introduzir uma ação que só ele participa.
-
Quando ele diz "vamos encerrar falando sobre o tema...", na verdade quem vai falar é ele, o palestrante. Enquanto que nas demais opções, a primeira pessoa do plural é usada no sentido de "todos nós". Todos nós estamos no último dia, todos nós vivemos, todos nós não devemos ou todos devemos. No entanto, na letra B, ele quer dizer " eu vou encerrar falando".
Entendi assim.
-
Mais uma questão nada a ver! Em todas as falas, vê-se claramente que é de um palestrante. Questões mal feitas! Não está medindo o raciocínio de ninguém!
-
O comando da questão não traduz o que o examinador gostaria que fosse respondido.
Muito mal feita a questão!A resposta é a letra 'b" por causa do: "Seja Você a...." se fosse mantido o paralelismo deveria ser "Sejamos nós a..." assim como ocorreu na questão "d": "....ou seja, somos nós".Não ha erro a ser encontrado, logo, o comando da questão deveria ter sido mais explicativo.
-
Gabarito B
a) NÓS Estamos (presente do indicativo) b) NÓS vamos (presente do indicativo) encerrar falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja (imperativo) Você a Mudança no Trânsito";
c) NÓS Vivemos (presente do indicativo)
d) NÓS podemos (presente do indicativo) - somos NÓS (presente do indicativo)
e) NÓS Deveríamos (futuro do pretérito do indicativo)
-
Além da dificuldade de aprender o assunto, preciso fazer um curso para entender o raciocínio dessa banca.
-
Muito boa a explicação de Breno Pinheiro
-
-
Foi usado o plural da modéstia na letra b
"É comum o uso da 1ª pessoa do plural (nós, nosso, nos) para evitar o tom impositivo, arrogante ou muito pessoal dentro do discurso. No lugar do eu, emprega-se o nós a fim de imprimir um tom de modéstia ao discurso. Por isso tal uso é chamado de plural de modéstia."trecho (pag 283) do livro A Gramatica para Concursos Públicos, do Fernando Pestana
-
Eu fiz assim, coloquei a palavra Todos, na frente das alternativas.
A única que não fez sentido foi a alternativa B, pois não serão todos que irão encerrar a semana, mas apenas uma pessoa que irá falar do tema para encerrar a semana.
-
Plural de modéstia.B
-
Respondi assim:
Nós = 1ª pessoa do plural (em todas as alternativas eu consigo percebê-lo). Porém, na alternativa B após o ponto há o uso do VOCÊ que corresponde à 2ª pessoa do singular (TU).
-
Pessoal, o comando da questão foi bem específico ao focalizar no emprego do "nós", por isso, independente do "seja" que aparece após os dois pontos só o primeiro período deve ser considerado na resposta.
Sendo assim, a justificativa realmente é o plural de modéstia, como já foi apontado: Na letra B o autor falou nós mas na verdade quis dizer "EU vou encerrar..."
-
O comando da questão não traduz o que o examinador gostaria que fosse respondido.
Se ele quisesse escolher a diferença do tempo verbal dos verbos como gabarito, ele escolheria e o gabarito seria de quem errou. INFELIZMENTE não tem ninguém para controlar a subjetividade das bancas.
-
que banca do capeta..............
Gabarito B
-
A questão já é complexa e o enunciado pouco ajuda a interpretá-la. Aff...
-
Difícil essa questão, mas consegui acertar.
-
Caso o examinador considerasse o tempo verbal, o gabarito seria a alternativa E.
-
Deve-se verificar a amplitude do verbo na Segunda pessoa do plural ( Nós) se alcança sociedade, nação ou mundia. A unica alternativa que facilmente não traz esse entendimento é a B
-
Acho que a razão dessa ser a resposta é porque é a única frase que tem o modo subjuntivo, além do indicativo que é comum a todas as outras.
b)“... vamos encerrar falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja Você a Mudança no Trânsito";
-
TO cansado DE errar Na FGV
-
Muito esclarecedor o comentário do Breno P.
-
Não tem como não rir com alguns comentários!!! Kkkkkkkkk #sofrencia
-
É um verdadeiro soco na BOCA do estômago! "Nóis sofri mais aprendi portugueis"
-
EU NÃO AGUENTO MAIS AS EXPLICAÇÕES DO ARENILDO!!!
-
FGV é difícil! Não me familiarizo com pessoas que dizem "Ah a FGV deu de graça essa!".
Mas olhem, a FGV no enunciado foi clara ao exigir o VALOR atribuído a 1ª pessoa do plural. Acho que não se relaciona tanto ao modo/conjugação do verbo como, com o maior respeito, afirmam alguns colegas.
A única que identifiquei uma certa dúvida quanto à abrangência do "nós" foi a alternativa "B", que me pareceu tratar-se de plural de modéstia.
OBS: deixo meu protesto de que não concordo com muitas das críticas feitas ao Prof. Arenildo. Mas ok!
-
Fui pelo tempo verbal pensando que estava arrasando e me ralei. Fgv, sua rídicula!
-
#JesusMariaEJosé
gab.:
b) “... vamos encerrar falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja Você a Mudança no Trânsito";
-
Letra B, o único caso em que os interlocutores não estão inclusos.
Plural de modéstia
Prof. Arenildo
-
28/05/2019
Errei
Gab B
-
Acertei e não faço a menor ideia da razão.
-
Segundo o Professor Arenildo, as letras A,C,D e E incluem a sociedade como um todo. A letra B não inclui toda a sociedade e sim ao próprio autor e aos colaboradores que o ajudaram na discussão da temática.
-
gabarito B
. vamos encerrar falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja Você a Mudança no Trânsito";
quem vai encerrar? não sabemos,
eu marquei como sendo a única que marca indeterminação do sujeito.
pois já vi outras nesse mesmo estilo da fgv.
-
Prof. Arenildo explicou a questão de forma muito clara.
-
Texto 2 – Semana Nacional do Trânsito
(Nós) Estamos no último dia da Semana Nacional do Trânsito e vamos encerrar [ locução verbal] falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja Você a Mudança no Trânsito.
Vejamos na alternativa B: vamos encerrar falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja Você a Mudança no Trânsito";
Percebam que se o vamos for retirado da oração, não fará diferença alguma se flexionarmos o verbo encerrar para a 3ª pessoa do plural para concordar com o sujeito. ....
(Nós) Estamos no último dia da Semana Nacional do Trânsito e encerraremos falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja Você a Mudança no Trânsito.
As outras opções não permitem essas alterações!
-
O coração até dispara quando acerto
-
Quero ver alguém reclamar do Arenildo na explicação dessa questão