SóProvas


ID
1778686
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Maria já convivia desde pequena com a questão da drogadição, pois sua mãe, Sra. Joana naquela época fazia uso de substância psicoativa. Maria foi morar na rua aos 12 anos de idade. Atualmente está com 50 anos de idade, mãe de 5 filhos, trabalha esporadicamente como diarista na residência de uma família, é analfabeta, mora em uma ocupação com 4 filhos, de 5, 9, 15, 16 anos de idade. Os dois filhos menores estudam. Os filhos de 15 e 16 anos fazem uso de substância psicoativa e frequentaram a escola até o 4° ano do ensino fundamental. O filho de 18 anos saiu de casa e Maria não tem notícias deste filho.

O assistente social, compreendendo a realidade social enfrentada por essa família, a partir do contexto, conclui que 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    Segui este pensamento, podem completar e dar sugestões:

    A- errado: culpabiliza a família pelas "falhas", sendo na verdade um conjunto de fatores, inclusive sociais (desigualdades)

    B errada:o AS não deve disciplinar a família com o que cada um deve ou não fazer

    C CORRETO

    D errado: o AS não deve colocar a responsabilidade na família, é um conjunto articulado de ações que possibilitará uma mudança na família, para sua emancipação como indivíduos e garantia de direitos.

    E errado: esta é uma viagem total...rs Primeiro não devemos considerar patologias, como se o que ocorre na família é algo como "doença" a ser tratado, ou algo geracional, como já colocado antes é um conjunto de fatores. Em segundo, para o AS ele deve se ater somento no SOCIAL! Não existe a parte de psicologia!!! Além de culpabilizar de novo a mãe coitada....