SóProvas


ID
1778701
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A realização de estudo socioeconômico, definida na atual regulamentação da profissão, é de competência do assistente social. Para o desenvolvimento dessa ação, cabe ao profissional

I. contemplar na sua elaboração, o conhecimento da situação em que o sujeito demandante está implicado e de sua condição de vida.

II. considerar os processos sociais geradores da situação apresentada pelo demandante, o conjunto de relações e determinações sociais que possibilite um conhecimento mais amplo e uma interpretação crítica da respectiva situação.

III. considerar alguns pontos fundamentais na elaboração desse estudo que são o diagnóstico e a solução a ser apresentada para os problemas sociais, como responsabilidade própria dos indivíduos, sujeitos desse processo, os quais receberão os auxílios públicos necessários, de forma temporária, após esgotadas todas as possibilidades de uso dos recursos dos próprios indivíduos e da rede informal de apoio.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • A adoção da perspectiva de totalidade revela-se através da inclusão no estudo social da observação e análise dos diferentes aspectos da vida social que incidem na configuração das situações singulares, inclusive os de ordem estrutural (COSTA; OLIVEIRA, 2004; MOREIRA; ALVARENGA, 2004). Nessa ótica, Fávero (2004, p. 42) afirma que o estudo social tem “por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos e culturais”.

    No mesmo sentido, Iamamoto (2004, p. 286) afirma que existe uma exigência de articulação da “vida dos indivíduos singulares” com as dimensões estruturais e conjunturais uma vez que são estas que a conformam. As situações individuais ou familiares “condensam, simultaneamente, as dimensões universais, particulares e singulares da vida em sociedade”. [...]

    Para realizar estudos sociais, é necessário aproximar-se da realidade social dos sujeitos demandantes da ação para compreender com precisão a sua situação e poder analisá-la, avaliá-la ou emitir um parecer sobre ela. [...]  Uma vez efetuado e documentado todo o processo, elabora-se o documento final. Não havendo um modelo institucionalmente definido, alguns pontos são fundamentais para sua elaboração, tais como: a identificação dos sujeitos demandantes dos estudos e dos sujeitos implicados na situação e da situação; a descrição concisa da situação estudada que deve trabalhar, de forma organizada, o conjunto de informações contidas nos relatórios de entrevistas, documentos, visitas domiciliares, observações; a análise da situação na qual o profissional dará a conhecer como articulou os dados da realidade com o marco teóricometodológica que orientou sua ação e com seu conhecimento da área em que está se realizando o estudo, das legislações em vigor e de outros estudos que embasem sua perspectiva analítica.

     

    file:///C:/Users/Cliente/Desktop/TUDO%20SERVI%C3%87O%20SOCIAL/Estudos%20Socioecon%C3%B4micos.pdf

     

    *** Análise do item INCORRETO, considera-se com a afirmação dos problemas sociais de responsabilidade  do  próprio indivíduo, quando na verdade , sabemos que o indivíduo está inserido num contexto socio-histórico, político, econômico e cultural e que esses aspectos (re) produzem as condições de vidas dos sujeitos na sociedade.

     

    "considerar alguns pontos fundamentais na elaboração desse estudo que são o diagnóstico e a solução a ser apresentada para os problemas sociais, como responsabilidade própria dos indivíduos, sujeitos desse processo, os quais receberão os auxílios públicos necessários, de forma temporária, após esgotadas todas as possibilidades de uso dos recursos dos próprios indivíduos e da rede informal de apoio."

  • não há o que se falar em responsabilização dos indivíduos