SóProvas


ID
1782244
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

O site Cracked separou sete coisas que ninguém sabia sobre os celulares. São várias teorias sobre a nocividade dos aparelhos sobre o corpo humano. Quer saber quais são elas? Então vamos à lista:

1. Celulares são responsáveis pela destruição de famílias.
Antes dos telefones celulares, os casais eram muito mais fiéis. Atualmente, a grande maioria dos casos de adultério é combinada por telefones pessoais, pois dessa forma não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações. Isso sem falar em reuniões familiares, que são constantemente atrapalhadas (ou ignoradas) por filhos e filhas que preferem as mensagens de texto às conversas com os pais.
2. Ele põe sua vida em risco.
No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito. Isso acontece porque o telefone realmente tira a atenção dos motoristas. Mas há relatos de que a distração causada pelos celulares vai muito mais além: até mesmo quando estamos caminhando, ficamos mais suscetíveis a acidentes quando estamos em ligações.
3. Seu telefone é uma colônia de bactérias.
Um dos principais problemas dos celulares são os micróbios. Muitos utilizam os aparelhos no banheiro, o que pode infectá-los com bactérias dos mais variados tipos. Sujeiras dos bolsos, chão e mesas também afetam os telefones. Em suma, os celulares são verdadeiras colônias de germes e outros pequenos vilões da saúde humana.
4. Mensagens estão em nosso subconsciente.
Um estudo alemão mostrou que grande parte das pessoas de até 30 anos está com os caminhos para a digitação de mensagens gravados no subconsciente. Isso significa que, mesmo sem um teclado visível, os usuários conseguem saber onde estão as letras de seus celulares.
Parece o mesmo que acontece com os teclados de computadores, mas nos experimentos somente os números eram mostrados e, incrivelmente, as pessoas envolvidas conseguiam decifrar os códigos mais rapidamente.
5. Você está perdendo seus sentidos.
Em uma velocidade muito baixa, mas isso está acontecendo. Possivelmente os celulares estejam fazendo com que seus olhos sejam afetados (a radiação faz com que eles sejam aquecidos). Além disso, a audição pode estar sendo afetada por volumes muito altos em fones de ouvido.
6. Eles deixam as crianças malcriadas.
Estudos mostram um dado curioso. Mulheres que usam celular durante a gravidez e durante os primeiros anos de vida de seus bebês têm 50% a mais de chances de terem filhos com sérios problemas comportamentais. A causa disso? A radiação por celulares estaria estimulando a liberação de melatonina (um hormônio que regula várias funções corporais).
7. Celulares podem causar esterilidade.
Segundo apontam cientistas, celulares emitem radiação eletromagnética. É ela que, supostamente, causa danos ao cérebro. Novas teorias apontam para o fato de que essa mesma radiação poderia ser responsável por afetar também o sistema reprodutor dos homens. Como os celulares ficam muito tempo nos bolsos, isso poderia ser uma causa da esterilidade.

Entre os advérbios sublinhados abaixo, aquele que mostra o valor de tempo é:

Alternativas
Comentários
  • Pra não zerar!

  • Diante de tanta questão dificil, pegar uma dessas,vc logo acha que tem alguma pegadinha... 

  • A banca bate e depois faz carinho

  • Questão pra não zerar. resposta certa é (a)

  • Aff... mas tb se o gabarito fosse diferente teria que mandar essa banca pra psicanálise!

  • Acertei, porém fiquei na dúvida em relação a letra B, alguém poderia esclarecer pq "constantemente" não é adverbio de tempo?

  • De acordo com o site abaixo, constantemente também é adjunto adverbial de tempo

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf77.php
  • Letra A. Correta.

    Atualmente = em tempo presente; em que se convive; na atualidade. Logo, o advérbio é de TEMPO

    Algumas pessoas ficaram em duvida com a letra B; no entanto, "constantemente" é adverbio que transmite idéia de freqüência e não de tempo. 

  • Bom, "constantemente" dá uma ideia de frequência e não de tempo. Minha opinião! Bons estudos pessoal!

  • Contudo, no link http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf77.php (do site Só Português), conforme a classificação dos advérbios, teríamos:

    b) "Isso sem falar em reuniões familiares, que são constantemente atrapalhadas (ou ignoradas) por filhos e filhas". (Adv.: tempo).

    c) “Isso acontece porque o telefone realmente tira a atenção dos motoristas". (Adv.: afirmação)

    d) “as pessoas envolvidas conseguiam decifrar os códigos mais rapidamente". (Adv.: modo)

    e) “Possivelmente os celulares estejam fazendo com que seus olhos sejam afetados". (Adv.: dúvida)


  • Meio bizarra essa banca, algumas questões tão malucas e outras tão faceis. Que quando vem as que são tão fáceis da até medo de responder. 

  • Mais uma da série "a FGV te mata ou entrega". Muito desproporcionais as questões dessa banca. De longe, a pior em Português.

  • Pra não zerar...

  • Pra não zerar... me divirto com os comentários, impressionamte como todos pensam igual a respeito dessa linda banca.

  • aquela questão que você tem medo de marcar o óbvio... haha 

  • Medo de marcar a questão 

  • Bizarro como tenho medo de marcar óbvio nessas questões da FGV! :9

  • kkkkkkkkk

  • Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite. Oxeeeeeee

    https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf77.php

  • Ai você canta quando acerta alguma questão da FGV: Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluiaaaaa kkkkkkkk

    Letra A

  • “Atualmente” equivale ao advérbio de tempo “hoje”. Gabarito letra A.

    Cuidado: O advérbio “constantemente” indica modo/frequência, também indica modo “rapidamente”; “possivelmente” é adverbio de dúvida. “Realmente” é advérbio de afirmação.

    Gabarito letra A.

    Fonte: Prof. Felipe Luccas

    Ps: quando veja uma questão dessas da FGV já respondo achando que deve ter alguma pegadinha por trás, pq o nível da banca é tão alto que quando aparece uma questão assim eu já fico desconfiada. rsrs

  • ______________

    CLASSIFICAÇÃO DA NORMA GRAMATICAL BRASILEIRA

    AFIRMAÇÃO (SIM)

    CERTAMENTE - POSITIVAMENTE - FATALMENTE - INDUBITAVELMENTE - EFETIVAMENTE - INCONTESTAVELMENTE - INDISCUTIVELMENTE - VERDADEIRAMENTE - REALMENTE - SEGURAMENTE

    NEGAÇÃO (NÃO)

    ABSOLUTAMENTE

    MODO (BEM / MAL)

    TALQUALMENTE - DELIBERADAMENTE - BONDOSAMENTE - GENEROSAMENTE - CUIDADOSAMENTE - PAULATINAMENTE - GRADUALMENTE - IGUALMENTE - ESPECIALMENTE

    TEMPO (HOJE)

    ATUALMENTE - CONSTANTEMENTE - IMEDIATAMENTE - PROVISORIAMENTE - SUCESSIVAMENTE - EVENTUALMENTE - CONCOMITANTEMENTE - ESPORADICAMENTE - OPORTUNAMENTE - TERMINANTEMENTE (= DE VEZ) - NORMALMENTE/GERALMENTE (FREQUÊNCIA), TEMPORARIAMENTE - PROVISORIAMENTE - TRANSITORIAMENTE - SEMESTRALMENTE - BIMESTRALMENTE - SEMANALMENTE - FINALMENTE

    LUGAR (AQUI / ALI / LÁ)

    EXTERNAMENTE - INTERNAMENTE - INTERIORMENTE - PROXIMAMENTE - LATERALMENTE

    DÚVIDA (TALVEZ)

    POSSIVELMENTE - PROVAVELMENTE - SUPOSTAMENTE

    INTENSIDADE (MUITO / POUCO)

    DEMASIADAMENTE - COMPLETAMENTE - TOTALMENTE - EXTREMAMENTE - ALTAMENTE - OBVIAMENTE - ABSOLUTAMENTE (A MAIORIA DOS ADVÉRBIOS MODIFICADORES DE OUTROS ADVÉRBIOS E ADJETIVOS SÃO DE INTENSIDADE)

    _____________

    REFERÊNCIA

    Pestana, Fernando. A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013

    ___________

    RAPIDAMENTE É ADVÉRBIO DE MODO

    https://www.normaculta.com.br/adverbio/

    __________

    CONSIDERANDO QUE NÃO EXISTE A CLASSIFICAÇÃO DE ADVÉRBIO DE FREQUÊNCIA, A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA POR POSSUIR DUAS RESPOSTAS.

    NÃO ACREDITEM EM TUDO O QUE OS PROFESSORES FALAM.

    PESQUISEM !!!

  • Essa nem os examinadores da FGV errariam; eu acho...

  • GABARITO: LETRA A

    Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • constantemente é advérbio de modo

  • A letra d) pode ter pegado alguns colegas...

    as pessoas envolvidas conseguiam decifrar os códigos mais rapidamente"

    "Rapidamente " = refere-se ao modo.