SóProvas


ID
1782247
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

O site Cracked separou sete coisas que ninguém sabia sobre os celulares. São várias teorias sobre a nocividade dos aparelhos sobre o corpo humano. Quer saber quais são elas? Então vamos à lista:

1. Celulares são responsáveis pela destruição de famílias.
Antes dos telefones celulares, os casais eram muito mais fiéis. Atualmente, a grande maioria dos casos de adultério é combinada por telefones pessoais, pois dessa forma não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações. Isso sem falar em reuniões familiares, que são constantemente atrapalhadas (ou ignoradas) por filhos e filhas que preferem as mensagens de texto às conversas com os pais.
2. Ele põe sua vida em risco.
No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito. Isso acontece porque o telefone realmente tira a atenção dos motoristas. Mas há relatos de que a distração causada pelos celulares vai muito mais além: até mesmo quando estamos caminhando, ficamos mais suscetíveis a acidentes quando estamos em ligações.
3. Seu telefone é uma colônia de bactérias.
Um dos principais problemas dos celulares são os micróbios. Muitos utilizam os aparelhos no banheiro, o que pode infectá-los com bactérias dos mais variados tipos. Sujeiras dos bolsos, chão e mesas também afetam os telefones. Em suma, os celulares são verdadeiras colônias de germes e outros pequenos vilões da saúde humana.
4. Mensagens estão em nosso subconsciente.
Um estudo alemão mostrou que grande parte das pessoas de até 30 anos está com os caminhos para a digitação de mensagens gravados no subconsciente. Isso significa que, mesmo sem um teclado visível, os usuários conseguem saber onde estão as letras de seus celulares.
Parece o mesmo que acontece com os teclados de computadores, mas nos experimentos somente os números eram mostrados e, incrivelmente, as pessoas envolvidas conseguiam decifrar os códigos mais rapidamente.
5. Você está perdendo seus sentidos.
Em uma velocidade muito baixa, mas isso está acontecendo. Possivelmente os celulares estejam fazendo com que seus olhos sejam afetados (a radiação faz com que eles sejam aquecidos). Além disso, a audição pode estar sendo afetada por volumes muito altos em fones de ouvido.
6. Eles deixam as crianças malcriadas.
Estudos mostram um dado curioso. Mulheres que usam celular durante a gravidez e durante os primeiros anos de vida de seus bebês têm 50% a mais de chances de terem filhos com sérios problemas comportamentais. A causa disso? A radiação por celulares estaria estimulando a liberação de melatonina (um hormônio que regula várias funções corporais).
7. Celulares podem causar esterilidade.
Segundo apontam cientistas, celulares emitem radiação eletromagnética. É ela que, supostamente, causa danos ao cérebro. Novas teorias apontam para o fato de que essa mesma radiação poderia ser responsável por afetar também o sistema reprodutor dos homens. Como os celulares ficam muito tempo nos bolsos, isso poderia ser uma causa da esterilidade.

“Isso sem falar em reuniões familiares, que são constantemente atrapalhadas (ou ignoradas) por filhos e filhas que preferem as mensagens de texto às conversas com os pais".
Nesse segmento do texto 1 há uma incoerência aparente, que é:

Alternativas
Comentários
  • Que?? É sério esse gabarito ou é provisorio?

  • "Isso sem falar nas reuniões famliares" não quer dizer ao pé da letra que o texto não vai falar disso, é o contrário! Como isso pode ser incoerente???? Desanima demais isso, vc pode fazer 2,000 questões de portugues da fgv que vc nunca vai conseguir uma quantidade de acertos muito boa. É impossivel.

    A letra C parece ser a mais próxima de um gabarito pra mim

  • "Isso" se refere aos parágrafos anteriores, que realmente não falaram de reuniões familiares. 

  • Só pode estar de brincadeira!

    Vou indicar para comentários, quero só ver o malabarismo que o professor usará para justificar o injustificável.

  • Eu acertei essa, mas só porque pensei que a banca não daria um resposta muito lógica, já que nunca é a resposta que parece ser.
  • Penso que esse trecho "Isso sem falar" refere-se ao conteúdo anterior, ou seja, que ele não tinha citado ainda, mas não que obrigatoriamente não iria falar como propõe a banca...

  • A proposta da banca não é testar conhecimento e sim fazer errar quem sabe a matéria.

  • Eu descartei a letra B de cara: havia entendido a expressão "Isso sem falar" como coloquial. Uma força de expressão... Ai, ai, ai, papai... O que acontece a Quem descarta o gabarito?

  • Como assim?

    "Isso sem falar nas reuniões..." vejo como uma forma de enfatizar e não descartar.

    Marquei a letra c.

  • Eu também marquei a letra c, contudo olhando melhor a questão talvez o "x" esteja na palavra "aparente" do enunciado: "Nesse segmento do texto 1 há uma incoerência aparente, que é". 

    Dizendo isso ele informa que na realidade , não se trata de incoerência e sim de "realce, destaque, ênfase".

    Já a letra "c" apresenta não uma incoerência, nem mesmo aparente, apenas um excesso ou uma redundância, talvez,  pois bastaria falar "filhos". 

  • Eu pensava (coitada) que era boa em português. Aí eu comecei a fazer questões da FGV...

  • esses caras da FGV não fazem amor... no máximo transam.. certeza ¬¬

  • Ora louca, ora literal. 

  • Mais do que entender as linhas do texto, precisamos compreender as suas entrelinhas, que são marcas importantes nas provas da FGV.

  • A) ERRADA- a questão afirma que há preferência dos filhos e filhas.
    B) CERTA- Trata-se de um preterição 
    C) ERRADA- Não é um incoerência, é uma explicação.
    D)ERRADA- Não tem um incoerência, contraria o texto.
    E) ERRADA- Não tem um incoerência, contraria o texto.
  • Molho ou Mostarda?

  • para mim não faz o MENOR sentido!  todo mundo usa a expressão "sem falar nisso" e todo mundo entende O QUE QUER DIZER...então todos que suam essa expressão são incoerentes? rsrsrsrsrsrs

  • da próxima vez vou escolher a mais absurda.

  • li a B e comecei a rir, pensando: "só falta ser essa". E passei pra seguinte. Agora já sei o meu critério nas próximas questões

  • QUESTÔES DE PORTUGUÊS DA FGV SÂO UM LIXO

  • E da próxima vez, vá fazer perguntas idiotas à sua avó!

  • Após analisar com calma a questão efetivamente é a letra B. Marcei a C, mas a C não tem incoerência, apenas abundância não é incoerente falar filhos e filhas, só foi um exageiro, poderia ter falado somente filho. Já a B apresenta uma incoerência aparente pois diz: Isso SEM FALAR, sem falar, ora, então não se fala, é aparente e é uma incoerência, pois ele fala mesmo dizendo que não ia falar.

  • Tá de brincadeira né?? "Isso sem falar" é uma expressão idiomática cediça, de conhecimento geral...que TODOS sabem que não é literal!!!!!!! Ao contrário...

  • Eu iria de letra C como acho que a maioria pensou, a gente só consegue,às vezes, quando a banca não viaja na maionese analisar o porquê de ser a letra Tal olhando o texto ou não se apegando a ele pq ele pode induzir ao erro. Nesse caso, recorri ao texto, que tem enunciado nesse trecho aí *Celulares são responsáveis pea destruição das famílias*. Aí no começo do texto ela fala que os celulares aumentam os casos de adultério e vem com outra informação nada haver de reuniões familiares atrapalhadas pelo uso dos celulares. Nesse trecho ela enfatiza mais o adultério do que as reuniões. Reuniões ficaram como uma informação desconexa a mais sobre o assunto. FGV é pra lascar.

  • Questão escrotinha. Mas vamos nessa...

  • A alternativa C não traz uma incoerência no sentido do texto.

  • Realmente o fundamento é essa parte "Isso sem falar em reuniões familiares", o que acontece é que o autor fala depois

    Errei e errei novamente, português FGV é um misto de emoções: raiva/ódio/alegria/mais ódio, e por aí vai.

  • "sem falar" e vai falando...

  • Gab: B Na minha opinião, questão problemática, pois o "isso" retoma o período anterior, que realmente não fala de "reuniões familiares". O início deste novo período pode ser entendido como "isso sem ter falado de reuniões familiares...". Enfim, na minha opinião a FGV às vezes mete os pés pelas mãos.
  • Gente, pfv, se alguem consegue acertar mais de 80% em português da FGV dá um joinha aqui e comente quais critérios que usa. Eu nunca acertei nem 70% das 10.000 questões que já fiz, sei lá. Que merlim!

  • Era uma vez um concursando que achava que estava abafando nos simulados dessa disciplina, até chegou a gabaritar português em prova...daí o desafortunado começou a fazer as provas da FGV. FIM.

  • Cara, eu estou na média de 70 por cento, porém não sei explicar, pois sou péssimo em português. Nem eu entendo como; talves seja instinto, pois sou dado a leitura. 

  • Única explicação sensata para o gabarito: uso prolongado e contínuo de entorpecentes.

     
  • questão boba:

     

     "sem falar em reuniões familiares, AS QUAIS........"       e ainda continua com pronome relativo kkkk

     

    Ou fala ou não fala pô! 

     

    GAB: B

  • QUE LOUCO MEW

  • O site Cracked separou sete coisas que ninguém sabia sobre os celulares. São várias teorias sobre a nocividade dos aparelhos sobre o corpo humano. Quer saber quais são elas? Então vamos à lista:

    Observe que em todas as opções trata do aparelho celular como sendo nocivo ao corpo humano, entretanto o 1 item não trata do corpo humano, mas de relações dos pais e filhos.

    Pq no começo do texto ele da a entender que falaria da nocividade do aparelho ao CORPO HUMANO, não à relações familiares.

    Dica!!! Observe sempre a TESE do texto, do que o texto irá tratar, enfim!!!!

    Avante! Deus é conosco.

  • A resposta pode estar em qualquer das alternativas, ou nenhuma, quem sabe?

  • Camyla Kelle, voce tem toda razão: a questão apresenta um segmento do texto, prendendo o candidato a essa parte em particular. Mas as alternativas tratam do texto TODO. A opção B diz, "o texto declara..." - aqui é TODO o texto e não apenas o segmento apresentado. O argumento inicial - o super títutlo - era sobre os malefícios no corpo humano - não iria falar de família; mas logo no primeiro argumento, o autor fala sobre as relações de família, nada a ver com corpo humano. enfim...

  • Já é a segunda questão que eu vejo escrito "nesse segmento do texto" só que pra acertar a questão precisa ler o texto todo 

  • "Custa-me dizer que eu era dos mais adiantados da escola; mas era. Não digo também que era dos mais inteligentes, por um escrúpulo fácil de entender e de excelente efeito no estilo, mas não tenho outra convicção."

    O trecho que acabamos de ler é de Machado de Assis, extraído do "Conto de Escola", uma de suas narrativas mais conhecidas. A citação vem a propósito de comentar uma figura de linguagem de efeito bastante curioso e, às vezes, irônico. Trata-se da preterição (ou paralipse), que, segundo o narrador machadiano, produz "excelente efeito no estilo". Ora, para evitar o autoelogio e, ao mesmo tempo não deixar de fazê-lo, usa o verbo de elocução modificado por uma negativa. Assim, afirma que não vai dizer algo, mas, ao mesmo tempo, o diz.

    Eu errei, também passei raiva, mas refletindo aqui, essa questão é GENIAL.

  • Serio, o cara erra por que o comando do enunciado da questão é um é o que ela cobra é outro, só isso !

  • "Isso sem falar das reuniões familiares" nessa parte dá a entender que o autor do texto não vai falar das reuniões familiares, mas acaba falando,. Está aí a incoerência.

  • É tipo assim pessoal...

    Amor eu nao vou nem comentar a respeito do seu irmao, aquele noiado...

  • A letra C é incoerente pois os filhos englobam filhos e filhas, mas a lacração não aceitaria esse gabarito.

  • Essa questão é estranha, esquisita e muito incoerente. De fato, desanima.