SóProvas


ID
178489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das correntes de análise que emergiram a partir do movimento de reconceituação do serviço social no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • No movimento de reconceituação do Serviço Social, emergiram 3 vertentes:

    1) Modernizadora: abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas

    - matriz positivista: perspectiva de integração social

    - eficiência e eficácia norteando a produção de conhecimento e intervenção profissional.

    2) Reatualização do conservadorismo: inspirada na fenomenologia

    - dirige-se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências

    3) Intenção de Ruptura: Vertente marxista,

    - consciência de classes, - Serviço social inserido na reprodução de classes

    - posicionamento claro do ponto de vista sócio-político,

    - aproximação de movimentos sociais

     

     

  • B) na corrente modernizadora não teve características da abordagem marxistas, pois só ocorreu na corrente da intenção de ruptura. (errada)

    c) A corrente fenomenológica ocorreu na Reatualização do conservadorismo, prática que centrava-se no entendimento da prática profissional como ajuda psico-social, baseada por uma fenomenologia existencial. (errado)

    A metodologia estruturalista - era voltada a uma modernização conservadora e melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidadee da pobreza na perspectiva de integração da sociedade. Dessa maneira, a metodologia estruturalista, e a fenomenológica são duas correntes ou vertentes para Yazbek distintas.  (errada)

    d) na corrente positivista não existia a consciência ético-politico do serviço social. (errado)

    e) Procurou-se utilizar o método dialético entendido como um processo de abstração e concreção. A aplicação prática deste método, seguia em termos gerais o processo em três grandes momentos: sensível, abstrato e racional ou científico. Assim o processo seguia esta sequência: o primeiro momento, o momento sensível, se materializava no contato sensível com a população; logo o momento abstrato, que se manifestava na formação de grupos de discussão sobre os diversos problemas identificados (com efeito, os elementos isolados de uma determinada totalidade social, são abstrações dessa realidade); e finalmente racional ou científico, momento de síntese, quando os trabalhos dos diversos grupos se sintetizavam em reuniões plenárias. (errado)

  • CORRETA A

    CORRIGINDO AS OUTRAS

    b) A corrente modernizadora caracteriza-se pela incorporação da abordagem marxista no que concerne ao enfrentamento da questão social. É A CRÍTICO-DIALÉTICA.

    c)A corrente inspirada na fenomenologia emerge como metodologia estruturalista ao priorizar a análise da sociedade do capital e a correlação de forças entre as classes. É A MARXISTA.

    d)A corrente positivista remete o serviço social à consciência ético-política de transformação social e enfrentamento da pobreza. É A ÉTICO-POLÍTICA.

    e)A corrente teórica crítico-dialética responde às exigências de modernização da sociedade e do Estado por meio do racionalismo formal-abstrato. É A POSITIVISTA.

    Juro que tentei mil vezes detalhar aqui as correntes citadas MAS NÃO COUBE MEUS ARGUMENTOS..

    Quem quiser a prova DPU toda comentada e gabaritada manda email pra mim:

    sarahmesqnezes@gmail.com 

    Força.


  • Maiana Santos você se enganou na letra e)

    e)A corrente teórica crítico-dialética responde às exigências de modernização da sociedade e do Estado por meio do racionalismo formal-abstrato. É A POSITIVISTA.

    Em  seu  processo  sócio- histórico,  a  matriz  teórica  positivista,  como  uma  das  expressões  da  razão  moderna,  passa  a  fazer  parte  do  suporte  teórico metodológico  buscado  pela  profissão  enquanto  necessidade  de  qualificação  técnicocientífica para responder  às  exigências  de  modernização  da  sociedade  e  do  Estado  decorrentes  da  consolidação  do  capitalismo  monopolista  no  Brasil.  Sob esta perspectiva, o conhecimento dos fenômenos sociais é realizado  através  de  um  modelo  “formal-abstrato”,  a  partir  dos  dados  imediatos,  empíricos  e  objetivos,  passíveis  de  classificação  e  de  manipulação,  cuja  síntese  ou  totalização  é  efetuada  pelo  sujeito  do  conhecimento. 

    O serviço social nos anos 80 e 90, após o seu processo de renovação, através de um aporte críticodialético, (re) desenha seu objeto de trabalho, que são as manifestações e expressões da questão social. E nessa abordagem crítico-dialética os fundamentos teórico-metodológicos do serviço social podem ser explicados, a partir do olhar dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados pelo profissional, no exercício diário de sua função, no qual, com um posicionamento direcionado ao projeto ético-politico, este, diante das manifestações e expressões da questão social, o profissional deve decidir qual a melhor forma de aplicá-lo, em um posicionamento retido na práxis profissional.



  • A questão se refere ao movimento de renovação do Serviço Social brasileiro que se inicia nos anos de 1960 no país e fez parte de um momento de questionamento no interior da própria profissão e a partir do qual são originadas três perspectivas. A primeira delas consiste na perspectiva modernizadora, a qual está pautada em pensamentos como o funcionalismo e o positivismo e, portanto, não visa a transformação social mas sim busca modernizar o conservadorismo; a segunda se refere a perspectiva de reatualização do conservadorismo, pautando-se no pensamento fenomenológico, objetivando apenas dar uma nova roupagem ao conservadorismo que já existia nos primórdios da profissão; e a terceira é a intenção de ruptura, cujo amparo está na perspectiva marxista, que inicialmente ocorre de forma problemática por recorrer a obras equivocadas sobre o pensamento de Marx. No entanto, marcará a profissão por o ser o contato inicial com uma matriz que remete o Serviço Social ao questionamento e compreensão da sociedade classista tal como o induz a analisar qual o papel desse profissão no interior da sociedade do capital.


    RESPOSTA: A
  • **rever comentarios da questão!**

  • A história profissional iniciada nos anos 60 foi de Renovação mas o marxismo oriundo da Reconceituação somente obteve espaço na cultura profissional a partir dos anos 80
  • Um conceito fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista é o conceito de reprodução social que, na tradição marxista, se refere ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade. Nessa perspectiva, a reprodução das relações sociais é entendida como a reprodução da totalidade da vida social, o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social. Ou seja, a reprodução das relações sociais, “como a reprodução do capital permeia as várias ‘dimensões’ e expressões da vida em sociedade” (IAMAMOTO; CARVALHO, 1995, p. 65). Dessa forma, a reprodução das relações sociais é a reprodução de determinado modo de vida, do cotidiano, de valores, de práticas culturais e políticas e do modo como se produzem as ideias nessa sociedade. Ideias que se expressam em práticas sociais, políticas, culturais, padrões de comportamento e que acabam por permear toda a trama de relações da sociedade. 

  • Meninas, estou chegando agora hehehe! Amei os comentários!.