SóProvas


ID
1787011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Econômico
Assuntos

De acordo com a legislação, acerca das execuções judiciais das decisões do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), assinale a opção correta com base na Lei n.º 12.529/2011, que trata do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta: "A"


    Dispõe o caput do art. 98 da Lei 12.529/11:
    Art. 98.  O oferecimento de embargos ou o ajuizamento de qualquer outra ação que vise à desconstituição do título executivo não suspenderá a execução, se não for garantido o juízo no valor das multas aplicadas, para que se garanta o cumprimento da decisão final proferida nos autos, inclusive no que tange a multas diárias.  
  • B)  INCORRETA -> A decisão do plenário do Tribunal Administrativo de Defesa Econômica, cominando multa ou impondo obrigação de fazer ou não fazer, não constitui título executivo.

    Art. 93.  A decisão do Plenário do Tribunal, cominando multa ou impondo obrigação de fazer ou não fazer, constitui título executivo extrajudicial. 


    C) INCORRETA -> É vedada como medida executiva, a intervenção judicial na administração da empresa.

    CAPÍTULO II

    DA INTERVENÇÃO JUDICIAL 

    Art. 102.  O Juiz decretará a intervenção na empresa quando necessária para permitir a execução específica, nomeando o interventor. 


    D) iNCORRETA -> Os processos de execução em juízo das decisões do CADE tramitarão com preferência sobre as demais espécies de ação do juízo, inclusive sobre os habeas corpus e mandados de segurança.

    Art. 101.  O processo de execução em juízo das decisões do Cade terá preferência sobre as demais espécies de ação, exceto habeas corpus e mandado de segurança. 


    E) INCORRETA -> A execução que tenha por objeto exclusivamente a cobrança de multa pecuniária deverá seguir rito próprio previsto na lei, não podendo tramitar com base no rito previsto na Lei de Execuções Fiscais.

    Art. 94.  A execução que tenha por objeto exclusivamente a cobrança de multa pecuniária será feita de acordo com o disposto na Lei no 6.830, de 22 de setembro de 1980. 

  • De acordo com a legislação, acerca das execuções judiciais das decisões do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), assinale a opção correta com base na Lei n.º 12.529/2011, que trata do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.

     a)A atribuição de efeito suspensivo aos embargos à execução depende da garantia do juízo?

    Dispõe o caput do art. 98 da Lei 12.529/11:
    Art. 98.  O oferecimento de embargos ou o ajuizamento de qualquer outra ação que vise à desconstituição do título executivo não suspenderá a execução, se não for garantido o juízo no valor das multas aplicadas, para que se garanta o cumprimento da decisão final proferida nos autos, inclusive no que tange a multas diárias.

     b)A decisão do plenário do Tribunal Administrativo de Defesa Econômica, cominando multa ou impondo obrigação de fazer ou não fazer, não constitui título executivo?

    ERRADO. COM FUNDAMENTO ==> 

    TÍTULO VIII

    DA EXECUÇÃO JUDICIAL DAS DECISÕES DO CADE 

    CAPÍTULO I

    DO PROCESSO 

    Art. 93.  A decisão do Plenário do Tribunal, cominando multa ou impondo obrigação de fazer ou não fazer, constitui título executivo extrajudicial. 

     c)É vedada como medida executiva, a intervenção judicial na administração da empresa?

     

    ERRADO. CONFORME CONSTA DO DISPOSTO NO ARTIGO 98: " 

    CAPÍTULO II

    DA INTERVENÇÃO JUDICIAL 

    "Art. 102.  O Juiz decretará a intervenção na empresa quando necessária para permitir a execução específica, nomeando o interventor. 

    Parágrafo único.  A decisão que determinar a intervenção deverá ser fundamentada e indicará, clara e precisamente, as providências a serem tomadas pelo interventor nomeado."

     d)Os processos de execução em juízo das decisões do CADE tramitarão com preferência sobre as demais espécies de ação do juízo, inclusive sobre os habeas corpus e mandados de segurança?

     

     e)A execução que tenha por objeto exclusivamente a cobrança de multa pecuniária deverá seguir rito próprio previsto na lei, não podendo tramitar com base no rito previsto na Lei de Execuções Fiscais?

    ERRADO. REITERE-SE QUE A EXECUÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS QUE ENVOLVAM A COBRANÇA DE MULTAS ADMINISTRATIVAS DECORRENTES DA APLICAÇÃO DE SANÇÕES PELO CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA DEVE DAR-SE NO RITO PROCESSUAL DA LEI DE EXECUÇÕES FISCAIS.

    rt. 94.  A execução que tenha por objeto exclusivamente a cobrança de multa pecuniária será feita de acordo com o disposto na Lei no 6.830, de 22 de setembro de 1980. 

    Responder

  • a)

    A atribuição de efeito suspensivo aos embargos à execução depende da garantia do juízo.

  • A) A atribuição de efeito suspensivo aos embargos à execução depende da garantia do juízo. CERTA.

    Art. 98. O oferecimento de embargos ou o ajuizamento de qualquer outra ação que vise à desconstituição do título executivo não suspenderá a execução, se não for garantido o juízo no valor das multas aplicadas, para que se garanta o cumprimento da decisão final proferida nos autos, inclusive no que tange a multas diárias.

         

    B) A decisão do plenário do Tribunal Administrativo de Defesa Econômica, cominando multa ou impondo obrigação de fazer ou não fazer, não constitui título executivo. INCORRETA.

    Art. 93. A decisão do Plenário do Tribunal, cominando multa ou impondo obrigação de fazer ou não fazer, constitui título executivo extrajudicial. 

         

    C) É vedada como medida executiva, a intervenção judicial na administração da empresa. INCORRETA.

    DA INTERVENÇÃO JUDICIAL - Art. 102. O Juiz decretará a intervenção na empresa quando necessária para permitir a execução específica, nomeando o interventor. 

         

    D) Os processos de execução em juízo das decisões do CADE tramitarão com preferência sobre as demais espécies de ação do juízo, inclusive sobre os habeas corpus e mandados de segurança. INCORRETA.

    Art. 101. O processo de execução em juízo das decisões do CADE terá preferência sobre as demais espécies de ação, exceto habeas corpus e mandado de segurança. 

         

    E) A execução que tenha por objeto exclusivamente a cobrança de multa pecuniária deverá seguir rito próprio previsto na lei, não podendo tramitar com base no rito previsto na Lei de Execuções Fiscais. INCORRETA.

    Art. 94. A execução que tenha por objeto exclusivamente a cobrança de multa pecuniária será feita de acordo com o disposto na Lei no 6.830/80 - LEF.