I , IV , V - Corretos :
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.
A mudança da cultura certamente começa de cima para baixo, e podem e devem ser executadas pela Diretoria (CEO). Os gerentes intermediários, supervisores, ou chefes de departamentos, devem obrigatoriamente fazer parte do processo, ou etapas como a de comunicação não funcionariam, é seu papel também incentivar as mudanças propostas, é por eles que as instruções normalmente chegam, e se falhar nessa etapa todo o processo pode vir por água abaixo.
Dessa forma conclui-se que apenas com a integração de todos é possível fazer com que se mude a cultura de uma organização.
Gabarito C
CULTURA ORGANIZACIONAL
Pode ser definida como o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de VALORES, NORMAS, ATITUDES e EXPECTATIVAS COMPARTILHADAS na organização, com elementos escritos e não escritos, que GUIAM o comportamento organizacional.
CARACTERÍSTICAS DA CULTURA:
· Conjunto de normas, padrões, valores, ritos, crenças, hábitos etc.
· Fornece um SENSO DE IDENTIDADE(personalidade distinta), diferenciando uma empresa de outra.
· Mais enraizado, mais DIFÍCIL DE MUDAR.
· Influencia o comportamento, afetando o desempenho.
· Tipos: Mecanicistas(não adaptativo) ou orgânicas(adaptativo) / Fortes ou fracas.
· Termo Descritivo e NÃO Avaliativo.
NÍVEIS DA CULTURA:
· Artefatos(FORMAIS E ABERTOS): visíveis, superficiais e perceptíveis.
o Artefatos comportamentais: Ritos, rituais e cerimônias;
o Artefatos verbais: histórias, heróis, tabus, mitos;
o Artefatos físicos: símbolos, estrutura, tecnologias.
· Valores compartilhados - (INFORMAIS E FECHADOS): invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento(RAZÕES PELAS QUAIS ELAS FAZEM O QUE FAZEM). Ex.: filosofias, atitudes, o código ético e moral do grupo.
· Pressupostos básicos(INFORMAIS E FECHADOS): é a camada mais profunda da cultura. Ex: As crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nas quais os membros acreditam.