SóProvas


ID
1790677
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A independência dos Estados Unidos resultou na criação da primeira democracia republicana da história moderna. Ao se separar da monárquica e conservadora Inglaterra, 13 anos antes da queda da Bastilha, os americanos criaram o laboratório onde seriam testadas com sucesso as ideias que os filósofos iluministas haviam desenvolvido nas décadas anteriores. É preciso lembrar que, até então, todo o poder emanava do rei e em seu nome era exercido. Pensadores como David Hume, John Locke e Montesquieu sustentavam, no entanto, que era possível limitar o poder dos reis ou até mesmo governar sem eles. O iluminismo preconizava uma nova era, em que a razão, a liberdade de expressão e de culto e os direitos individuais predominariam sobre os direitos divinos invocados pelos reis e pela nobreza para manter os seus privilégios.

      Durante muito tempo tudo isso funcionou apenas como teoria, intensamente discutida nos cafés parisienses. Até então, democracia e república eram conceitos testados por breves períodos na Antiguidade. Seria possível aplicar essa teoria ao mundo moderno para governar sociedades maiores e mais complexas? Coube aos norte-americanos demonstrar que era possível inverter a pirâmide do poder. A partir dali, todo o poder emanaria do povo (por meio de eleições).

      O paradigma da nova era aparecia logo na certidão de nascimento dos Estados Unidos. Redigida pelo futuro presidente Thomas Jefferson, a declaração de independência americana anunciava que “todos os homens nascem iguais" e com alguns direitos inalienáveis, incluindo a vida, a liberdade e a busca da felicidade. O texto de Jefferson serviria de inspiração para que o marquês de Lafayette, nobre francês que havia lutado ao lado dos americanos na guerra da independência, escrevesse a famosa Declaração Universal dos Direitos do Homem. Proclamada pelos revolucionários franceses, seria adotada, um século e meio mais tarde, com algumas adaptações, como a carta de princípios das Nações Unidas.

(Adaptado de: GOMES, Laurentino. 1822. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2010, p.48)

Uma redação alternativa para um segmento do texto, em que se mantêm a correção e a lógica, está em:

Alternativas
Comentários
  • a) Questionava-se sobre a possibilidade das (correto seria de as) hipóteses dos filósofos iluministas, enquanto teoria apta à (sem crase) governar sociedades maiores e mais complexas do mundo moderno.

     b) Até aquele momento, os conceitos de democracia e república, (vírgula não separa sujeito e verbo )haviam sido testados por breves períodos, na Antiguidade.

     c) Durante muito tempo, subsistiram apenas como teoria, intensamente discutida nos cafés parisienses, as ideias dos filósofos iluministas. CERTA

     d) A despeito da implementação de eleições, os norte-americanos demonstraram a viabilidade de inversão da pirâmide do poder que, a partir dali (partícula explicativa deve estar entre vírgulas) emana do povo.

     e) Uma nova etapa do desenvolvimento do funcionamento social onde (onde se usa para lugar) os direitos individuais superavam os divinos, era apregoado pelo iluminismo.
  • Observação sobre a letra d (errada):

     

    Não poderia ser ''A despeito da implementação de eleições...''. A despeito é concessiva, poderia ser substituída por ''embora'' e não faria sentido - tem que manter a correção e a lógica.

     

    Coube aos norte-americanos demonstrar que era possível inverter a pirâmide do poder. A partir dali, todo o poder emanaria do povo (por meio de eleições). 

    Não ''a despeito da implementação de eleições''...

  • Sobre a Letra d

    A despeito da implementação de eleições, os norte-americanos demonstraram a viabilidade de inversão da pirâmide do poder que, a partir dali, (a virgula foi omitida o que causou erro de pontuação, já que o sujeito é separado do predicado) emana do povo.

  • Ideias não tem acento!

     

    Segundo o Novo Acordo Ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos ei e oi, nas palavras paroxítonas.
    -Palavras com éi antes do acordo: idéia, européia, alcatéia, geléia, platéia,...
    -Palavras com ei depois do acordo: ideia, europeia, alcateia, geleia, plateia,...
    -Palavras com ói antes do acordo: jibóia, bóia, paranóia, heróico, jóia, …
    -Palavras com oi depois do acordo: jiboia, boia, paranoia, heroico, joia, …

     

    https://duvidas.dicio.com.br/ideia-ou-ideia/

    letra C

  • Creio que outro erro da alternativa e) é: O fato de apregoado estar no masculino sendo que deveria estar no feminino para concordar com nova etapa!

    Uma nova etapa do desenvolvimento do funcionamento social onde os direitos individuais superavam os divinos, era apregoado pelo iluminismo.

  • Acho que na alternativa D o erro também é esse :

    A despeito da implementação de eleições, os norte-americanos demonstraram a viabilidade de inversão da pirâmide do poder que, a partir dali, emana (emanava) do povo.

    Se estiver errado me corrijam...

  • a) Questionava-se sobre a possibilidade das hipóteses dos filósofos iluministas, enquanto teoria apta à governar sociedades maiores e mais complexas do mundo moderno.

    NÃO USA CRASE ANTES DE VERBO.

     

     b) Até aquele momento, os conceitos de democracia e república, haviam sido testados por breves períodos, na Antiguidade.

    NÃO SEPARA O SUJEITO DO VERBO. 

    Quem haviam sidos testados? os conceitos 

     

     c) Durante muito tempo, subsistiram apenas como teoria, intensamente discutida nos cafés parisienses, as ideias dos filósofos iluministas.

     

     d) A despeito da implementação de eleições, os norte-americanos demonstraram a viabilidade de inversão da pirâmide do poder que, a partir dali emana do povo.

    DEVIA ESTAR ENTRE VÍRGULAS.

     

     e) Uma nova etapa do desenvolvimento do funcionamento social onde os direitos individuais superavam os divinos, era apregoado pelo iluminismo.

    ONDE É USADO NO SENTIDO DE LUGAR.

  • Durante muito tempo, subsistiram apenas como teoria, intensamente discutida nos cafés parisienses, as ideias dos filósofos iluministas. 

    Não seria discutidas ? As ideias intensamente discutidas.

  • "Gabarito C"

     

     a) Questionava-se sobre a possibilidade das hipóteses dos filósofos iluministas, enquanto teoria apta à governar sociedades maiores e mais complexas do mundo moderno. 

    **Antes de verbo não pode haver crase

     

     b) Até aquele momento, os conceitos de democracia e república, haviam sido testados por breves períodos, na Antiguidade.

    ** O erro consiste no fato do objeto está separado do sujeito por vírgula

    *** Dica o verbo haver nesse caso citado pode sim vir no flexionado no plural, pois está com sentido de ter(Tinham).

     

         Bizu= Haver (quando posso substituí-lo por Existir ou ocorrer)--> SINGULAR (Vide, Q596891)

                  Haver ( Quando substituído por ter, tinha, tinham...) --> Singular ou Plural.

     

     c) Durante muito tempo, subsistiram apenas como teoria, intensamente discutida nos cafés parisienses, as ideias dos filósofos iluministas. Gabarito

     

     d) A despeito da implementação de eleições, os norte-americanos demonstraram a viabilidade de inversão da pirâmide do poder que, a partir dali emana do povo.

    ** Deveria ter uma vírgula após dali.

     

     e) Uma nova etapa do desenvolvimento do funcionamento social onde os direitos individuais superavam os divinos, era apregoado pelo iluminismo.

    ** Onde (Ideia de lugar parado) deveria ser substituído por aonde (ideia de movimento), e o apregoado substituído apregoada concordando com o sujeito uma nova etapa.

     

    Obrigado pela força que o Senhor meu Deus tem me dado.